ROTANEWS176 29/05/2024 23:29 Por Fabio Previdelli
Em busca do seu décimo quinto título da Liga dos Campões da Europa, o Real Madrid encara o Borussia Dortmund neste sábado, 1; mas por que o clube tem esse apelido?
Reprodução/Foto-RN176 O brasileiro Vinícius Júnior com a camisa do Real Madrid – Getty Images
No próximo sábado, 1º de junho, Real Madrid (Espanha) e Borussia Dortmund (Alemanha) decidem a final da Liga dos Campões da Europa da temporada 2023/2024. A partida acontece a partir das 16 horas (horário de Brasília) no emblemático estádio londrino de Wembley.
Comandados pelos brasileiros Vinicius Júnior e Rodrygo, e pelo inglês Jude Bellingham, o time espanhol luta pelo seu 15º título da competição — o Madrid já chegou em 17 finais e perdeu apenas três; sendo a última em 1981 para o Liverpool (Inglaterra).
Os Merengues, como o clube é chamado, são os maiores vencedores do torneio; tendo o dobro de títulos do segundo colocado (Milan, da Itália, com 7) e podendo abrir nove de diferença para o próprio Liverpool e o Bayern de Munique (Alemanha) que possuem seis cada. O Barcelona, seu principal rival no país, ganhou cinco Champions League.
O maior clube do mundo chega como franco favorito para conquistar a ‘Décima Quinta’. Mas apesar da popularidade do time, você sabe por que o Real Madrid é chamado de Merengues?
Os Merengues
O Real Madrid foi fundado em 6 de março de 1902; aquela época chamando apenas Madrid Football Club. O título honorífico de ‘Real’ só foi concedido pelo rei Afonso XIII em 1920, acompanhado pela coroa real no emblema. Assim, o clube passou a ser conhecido como é desde então: Real Madrid Club de Fútbol.
Reprodução/Foto-RN176 Elenco do Real Madrid alinhado para partida contra o Bayern nas semis da Champions 2023/24 – Getty Images
Tradicionalmente, desde sua fundação, o clube é conhecido por jogar com seu uniforme branco de mandante. E, é justamente o manto que rendeu aos madridistas o apelido de Merengues.
Doce típico francês feito com clara de ovo batida a ponto de neve e açúcar, o merengue (também chamado de suspiro), tradicionalmente possui a cor branca, assim como o uniforme do Real.
Foi assim que o Real Madrid passou a ser tratado por cronistas esportivos no início do século 20. O principal responsável por essa popularização foi o jornalista esportivo Matías Prats Cañete, considerado uma lenda na Espanha, durante seus comentários radiofônicos.
Porém, como recorda o site oficial da La Liga, Merengues não é o único apelido do Real Madrid. Além do óbvio Blancos (Brancos) e dos Galácticos (pelo time estrelado do início dos anos 2000), o clube espanhol também é chamado de ‘Vikingos’ (Vikings).
Uma das versões da origem desse apelido menos usual é que ele começou a ser usado pelo jornal The Times para reportar o título do Real Madrid da Taça dos Clubes Campeões Europeus (como a Champions League era chamada antigamente) da temporada de 1959/1960.
Reprodução/Foto-RN176 Gol de Alfredo di Stefano contra o Eintracht Frankfurt em 1960 – Getty Images
Na ocasião, o clube era orquestrado pelos lendários Alfredo di Stefano e Ferenc Puskas, que venceram a final contra o Eintracht Frankfurt (Alemanha) por 7×3. A reportagem daquela época dizia: “O Real Madrid percorre a Europa como os Vikings fizeram anos atrás, destruindo tudo no seu caminho”.
FONTE:AH