Por que Silvio Santos se aproxima de Lula após ter apoiado Bolsonaro

ROTANEWS176 E POR BLOG SALA DE TV 09/07/2023 10h33                                                                                    Por Jeff Benício

Pragmatismo do dono do SBT deve ser seguido por outros donos de grandes emissoras.

 

A vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti, e a apresentadora Patrícia Abravanel visitaram Lula em Brasília. Segundo o ‘Estadão’, as filhas de Silvio Santos fizeram uma visita institucional ao presidente e a outras autoridades do governo.

No momento do encontro, Lula e Silvio conversaram ao telefone de maneira descontraída. O último encontro dos dois aconteceu em 2010, quando o empresário e comunicador foi ao Palácio do Planalto pedir o apoio do petista, na época em seu segundo mandato, para o Teleton, campanha que arrecada fundos para a AACD.

Os acenos de agora do clã Abravanel a Lula geraram surpresa nas redes sociais. Silvio apoiou Jair Bolsonaro, a quem recebeu duas vezes em sua mansão em São Paulo. Patrícia é casada com Fábio Faria, ministro das Comunicações do governo anterior. Essa reaproximação do SBT com o atual presidente causa estranheza apenas a quem não conhece a história de Silvio Santos.

Desde os tempos em que era apresentador na Globo, Record e na extinta TV Tupi, ele sempre fez questão de manter boa relação com as mais altas esferas de poder. Tornou-se dono de concessões em 1975, no Rio, e 1980, em São Paulo, durante governos da ditadura. Tinha contato amistoso com os generais. Até criou o programa ‘Semana do Presidente’ para divulgar ações do então mandatário.

Reprodução/Foto-RN176 Lula e Silvio nunca foram próximos, mas sempre tiveram uma relação cordial Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

A diplomacia se manteve com a redemocratização. Como homem de negócios, Silvio age com pragmatismo, evitando atrito com os ocupantes do Palácio do Planalto. Acima da posição ideológica (o apresentador é visto como conservador), há o interesse comercial.

O governo federal dispõe de verba bilionária para investir em propaganda. Lula foi generoso com as emissoras de TV em seus dois primeiros mandatos, ao contrário de Bolsonaro, que reduziu drasticamente a publicidade estatal na televisão.

No momento em que os grandes canais se reestruturam para enfrentar os desafios da economia, a propaganda governamental tem ainda mais importância. Todos querem uma fatia do bolo. E Lula, que se recusou a participar do debate do SBT no primeiro turno da eleição de 2022, demonstra ter superado a mágoa pelo beija-mão entre Silvio e Bolsonaro.

Blog Sala de TV – Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.