ROTANEWS176 E POR GUIADOCARRO 04/05/2022 11h00 Por Sergio Quintanilha
Com ajustes visuais e mais refinamento técnico, novo Porsche Macan é mais empolgante e não perde essência SUV
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Macan 2.0 na estrada: comportamento aprimorado. Foto: Porsche / Divulgação
O novo Porsche Macan 2023 já está à venda no Brasil em quatro versões. O carro foi apresentado esta semana e já dirigimos a versão de entrada 2.0 num test drive entre São Paulo e Riviera de São Lourenço, litoral norte paulista. O SUV de entrada da Porsche passou com um facelift que resultou em ajustes visuais e maior refinamento técnico.
O Macan de entrada utiliza motor 2.0 turbo de 4 cilindros com 265 cv de potência e 400 Nm de torque. Ele ganhou 13 cv e 30 Nm. Mesmo nessa versão de entrada, o Porsche Macan vem com todas as novidades técnicas, como aumento de potência e aprimoramento do comportamento dinâmico. O câmbio é o PDK automático de 7 marchas para todas as versões. As trocas manuais são feitas apenas na borboleta do volante.
A Porsche aumentou a diferença entre o conforto e a esportividade. As rodas passaram a ter dimensões diferentes. Os pneus da frente são mais estreitos para deixar a direção mais responsiva. Os pneus traseiros mais largos aumentam a tração e melhoram a estabilidade em curvas. A tração integral PTM entrega maior tração no eixo traseiro sempre que possível.
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Macan 2.0: versão de entrada tem 265 cv. Foto: Porsche / Divulgação
É possível ver no quadro de instrumentos a proporção de tração no eixo dianteiro e no eixo traseiro. Mesmo na versão 2.0, o Porsche Macan tem um comportamento excelente em curvas e aceleração. Em nosso rápido test drive ele fez 10,1 km/l de gasolina, sem grandes acelerações porque havia muito trânsito no percurso.
O carro tem um novo volante multifuncional e cronômetro integrado sobre o painel. O navegador por GPS é excelente e cumpre bem a ausência do Android Auto, pois o espelhamento do smartphone só é possível com o Apple CarPlay, compatível com iPhone.
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Macan: modelo da marca preferido por mulheres. Foto: Porsche / Divulgação
O objetivo da Porsche é atender o maior número possível de clientes, desde aqueles que privilegiam o conforto e a praticidade de um SUV até aqueles que gostam de grande performance. O Macan é o modelo da Porsche com maior percentual de vendas para mulheres (20% no Brasil e 60% na China).
Uma das modificações visuais mais surpreendentes foi feita no capô. Ele agora se estende até os paralamas, já na lateral dianteira. Com isso, o capô recebeu dois buracos para encaixe dos faróis, como nos carros da Mini. Outro detalhe interessante do Porsche Macan é que, apesar de a posição de dirigir ser elevada, o motorista (ou a motorista) não se sente andando “sobre o carro” e sim dentro do carro em posição mais esportiva, pois o painel e o console também são elevados, e o volante é ligeiramente inclinado. .
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Macan: posição de dirigir elevada, mas não “sobre o carro”. Foto: Porsche / Divulgação
O Porsche Macan 2.0 custa R$ 439.000 na linha 2023. O Porsche Macan 2022 já traz as novidades, mas todas as unidades já foram vendidas e começaram a ser entregues em abril. O Macan 2023 começará a ser produzido em julho e será entregue a partir de setembro.
O Macan não seria um legítimo Porsche se não tivesse versões muito “nervosas” para quem gosta de acelerar muito. O Macan S, que antes era um V6 turbo, agora conta com o motor 2.9 V6 biturbo. O Macan S agora tem 380 cv e 520 Nm. Houve um ganho de 26 cv na potência e de 40 Nm no torque. O turbocompressor fica no meio das duas bancadas de cilindro, para ter respostas ainda mais rápidas. O Porsche Macan S 2023 custa R$ 569.000.
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Macan: linha 2022 já esgotou e 2023 está em pré-venda. Foto: Porsche / Divulgação
Já o Macan GTS, topo de linha, visualmente identificado pelas rodas e emblemas pretos, ganhou ainda mais potência no motor 2.9 V6 biturbo. Ele agora tem 440 cv e 550 Nm. São 60 cv e 30 Nm extras para uma dinâmica surpreendente num SUV compacto. O Macan GTS custa R$ 669.000 na linha 2023.
Mas é possível apimentar ainda mais o Macan GTS com o Pacote Sport GTS, que acrescenta vetorização de torque, pneus de alta performance e a cor Verde Pitão, exclusiva.
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Macan: corte do capô agora fica na lateral. Foto: Porsche / Divulgação
Porsche Macan T
Uma novidade da linha 2023 é o novo Porsche Macan T, de Touring. É uma versão nova que traz o conceito de perua esportiva para o Macan. Mas seria exagero chamá-lo de perua – o que o Macan T tem de diferente na carroceria é que a traseira é ainda mais inclinada, mais “coupé” do que as versões normais.
O novo Macan T utiliza o motor 2.0 de 4 cilindros com 265 cv e 400 Nm de torque, porém ele é muito mais esportivo. A suspensão, por exemplo, é rebaixada em 15 mm. A ideia da Porsche foi proporcionar um caráter ainda mais esportivo ao Macan 2.0. Essa nova versão custa R$ 479.000 e também está em pré-venda, com entrega no segundo semestre.