ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 09/11/2020 07h00 Por Sergio Quintanilha
Primeiro carro 100% elétrico da Porsche, o novíssimo Taycan brilha na pista com as nervosas versões “Turbo” e “Turbo S”, de 625 cavalos
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Taycan Turbo: versão intermediária custa R$ 809.000 e tem 460 cv de potência. Foto: Porsche / Divulgação
O Porsche Taycan não é apenas o primeiro carro elétrico da prestigiosa marca alemã. Ele é um divisor de águas na enxurrada de veículos elétricos que invade o mundo do automóvel. O Taycan foi além naquilo que um carro elétrico pode entregar, em termos de tecnologia e desempenho. Tivemos oportunidade de dirigir o Porsche Taycan no autódromo Velo Città e ele brilhou. Muito.
O Taycan tem um aspecto visual parecido com o do Porsche 911, mas não é tão esportivo nem tão bonito. Trata-se de um cupê, mas é de quatro portas, para quatro ou cinco pessoas, como o Porsche Panamera. Na verdade, o novíssimo Porsche Taycan situa-se entre o 911 e o Panamera.
Reprodução/Foto-RN176 Porsche Taycan tem duas entradas de ar verticais no para-choque para evitar turbulência nas rodas. Foto: Porsche / Divulgação
O Taycan 4S, versão mais acessível, custa R$ 589.000, portanto é R$ 20.000 mais caro que o 911 Carrera (de entrada) e R$ 60.000 mais barato que o Panamera 4S E-Hybrid (também de entrada, mas eletrificado).
Mas o Taycan 4S não estava presente no test-drive oferecido pela Porsche no Velo Città. Só estavam lá as duas versões mais nervosas do elétrico: Taycan Turbo, de R$ 809.000, e Taycan Turbo S, de R$ 979.000. Apesar dos nomes “Turbo” e “Turbo S”, os Taycan mais potentes não utilizam turbocompressor, pelo simples fato de que são carros com motores elétricos. O nome herdado dos modelos equipados com motores térmicos, a combustão interna, é apenas uma questão de marketing, para facilitar aos clientes da Porsche a identificação das versões mais potentes.