VÍDEO: DA CONCEPÇÃO AO NASCIMENTO DO A380! –
ROTANEWS176 E POR AIRWAY 28/12/2022 18:20 Por Ricardo Meier
Maior jato de passageiros do mundo passa por uma retomada operacional enquanto empresas como China Southern e Malaysia aposentam suas frotas
Reprodução/Foto-RN176 Airbus A380 da British Airways (Airwolfhound) RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
O saldo de anos de incredulidade quanto à viabilidade operacional do A380 é que apenas 15 das 251 aeronaves entregues acabaram sendo desmanteladas. Ou seja, 94% dos imensos jatos de dois andares continuam ‘vivos’, 204 deles ativos ou estacionados provisoriamente.
Segundo compilação feita sobre os dados do Planespotters, estão voando atualmente pouco mais da metade dos A380 fabricados, dois terços deles na Emirates Airline, como era de se esperar.
Atualmente, oito operadores voam com o jato da Airbus enquanto duas companhias aéreas devem retomar o serviço com ele nos próximos meses, a Lufthansa e a Etihad.
Desde que a Airbus anunciou o fim da produção e a pandemia do Covid-19 tornou sua operação impossível, o A380 parecia perto do fim, mas a retomada da demanda de voos de longa distância enterrou essas teorias, ao menos para a maioria dos clientes originais da aeronave.
Reprodução/Foto-RN176 Jatos A380 no Aeroporto de Heathrow, em Londres (fsse8info) RN176 O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
Oficialmente, apenas a Air France e a China Southern Airlines desistiram do A380, sem contar a portuguesa Hi-Fly, que operou uma aeronave de segunda mão por um curto período.
Veja quando o A380 veio ao Brasil:
RN176; – Airbus A380 da Emirates deve voltar ao Brasil em 30 de outubro
A Malaysia Airlines acaba de retirar o último dos seis A380 enquanto a Thai Airways, após ponderar sobre uma possível volta, desistiu e não pretende reativar a aeronave.
Não está claro ainda se o impulso das viagens aéreas de longa distância será duradouro a ponto de manter o A380 requisitado, mas o cenário mais provável é que o futuro do maior avião de passageiros do mundo seja uma gradual saída de cena, que pode perdurar até a próxima década.
Vejam quais são as principais viações comerciais do mundo que tem o A380
Operador | Frota total | Ativos | Estacionados | Armazenados | Desmantelados |
Air France | 9 | 4 | 5 | ||
All Nippon | 3 | 3 | |||
Asiana Airlines | 6 | 3 | 3 | ||
British Airways | 12 | 11 | 1 | ||
China Southern | 2 | 2 | |||
Dr. Peters Group | 5 | 1 | 4 | ||
Emirates Airline | 123 | 85 | 34 | 2 | 2 |
Etihad Airways | 10 | 10 | |||
Jet Midwest Group | 3 | 3 | |||
Korean Air | 10 | 5 | 5 | ||
Lufthansa | 14 | 8 | 6 | ||
Malaysia Airlines | 6 | 6 | |||
Qantas | 12 | 6 | 5 | 1 | |
Qatar Airways | 10 | 8 | 2 | ||
Singapore Airlines | 20 | 10 | 5 | 1 | 4 |
Thai Airways | 6 | 6 | |||
Total | 251 | 131 | 73 | 32 | 15 |
Fonte: Planespotters
RN176; Assista ao vídeo deste da fecundação, nascimento e a maturidade do maior avião comercial de passageiro do mundo o Airbus A380. Deixe o seu comentário desse projeto que louvou tempo para dar certo?