ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 26/09/2020 13:07
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
A paz
não é algo distante.
A paz
significa cuidar e valorizar
um único indivíduo.1
É comum tratar do assunto “paz mundial” como um sonho fora de alcance, que não depende de um único indivíduo. Mas, a começar pelas situações mais cotidianas até as mais complexas, o jeito com que você olha para si e cuida de quem está à sua volta, tudo pode contribuir para a edificação da paz do mundo.
Ikeda sensei indica ações práticas para que uma pessoa aplique o conceito de paz no dia a dia na continuação do poema:
É levar alegria, e não sofrimento, / para nossa mãe. / É nos aproximar daqueles / que são diferentes de nós. / É ter sabedoria / para a reconciliação após a discussão. / E é proteger / nosso belo mundo natural. / É fomentar / uma rica cultura. / É recusar-se a construir nossa felicidade / sobre a infelicidade dos outros. / É compartilhar / as alegrias e os sofrimentos / dos outros.2
Nesses versos, o Mestre esclarece que ações diárias cheias de humanismo, que buscam o bem-estar do próximo — nas relações familiares, com os amigos, no trabalho —, valorizam a cultura e o meio ambiente e estão assentadas em valorosos princípios, com certeza promoverão a paz.
Na próxima semana [em 2 de outubro] celebraremos o Dia da Paz Mundial — data em que o presidente Ikeda partiu para ensinar ao mundo o conceito de humanismo praticado pelo Budismo de Nichiren Daishonin. Esta edição do Brasil Seikyo trata dessa comemoração e deseja ser o impulso para que você, leitor, continue a praticar a paz.
Ótima leitura!
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.898, 7 jul. 2007, p. A4.
- Ibidem.