ROTANEWS176 01/02/2017 21:16 Por JC
Jess Herbst assumiu o município quando ainda era Jeff Herbst
Reprodução/Foto-RN176 Antes e depois. Da direita para esquerda. A Prefeita postou em seu Facebook uma foto de como era em 1977 e outra de como é agora – Reprodução Facebook
New Hope é uma pequena cidade com pouco mais de 600 habitantes no interior do Texas. New Hope é um distrito localizado no estado norte-americano de Pensilvânia, no Condado de Bucks Ela, se localizasse no Rio Delaware ao longo da fronteira de Nova Jérsia. O estado é conhecido por seu forte conservadorismo. E é de lá que saiu a primeira prefeita transexual do estado. A prefeita de uma cidade do Texas entrou para história por ser a primeira transgênero a ocupar um cargo eletivo no estado americano. Jess Herbst, que inicialmente era conhecida como Jeff Herbst, de 58 anos, é casada e tem duas filhas. Até dois anos atrás, atendia pelo nome de Jeff, quando resolveu fazer a transição. “Com o apoio de minha esposa, filhas e genro, comecei a terapia de reposição hormonal (TRH)”, contou em uma carta aberta à população.
Herbst, que já havia ocupado cargo de vereadora, foi nomeada prefeita de New Hope em maio de 2016, após a morte do prefeito. Contou a verdade à população da pequena cidade de New Hope por meio de uma carta: “Como prefeita, eu devo contar a vocês sobre algo que está comigo desde minhas primeiras lembranças. Eu sou transgênero”, escreveu. De acordo com a imprensa local, Jeff passará a assinar como Jess.
Reprodução/Foto-RN176 A prefeita Jess Herbst em seu gabinete na prefeitura pequena Cidade de New Hope
Segundo a prefeita, sua esposa e suas duas filhas já sabiam da mudança e dão a ela todo o apoio necessário. Em uma página na internet, Jess traz relatos de sua infância e adolescência e de como demorou para perceber que determinados traços indicavam que era trans.
Reprodução/Foto-RN176 A vereadora e atualmente Prefeita de Cidade de New Hope
Ela afirmou que, até o momento, a reação da população da pequena cidade foi a melhor possível. Jess conta que recebeu diversos e-mails parabenizando pela coragem de tornar o caso público, e também e-mails manifestando o orgulho por ter uma prefeita como ela segundo ás suas afirmações. Apesar disso, o Texas está longe de ser um lugar seguro para a comunidade transgênero. De acordo com a União Americana de Liberdades Civis do Texas, é legal discriminar pessoas por sua identidade de gênero ou orientação sexual no estado. Mais de 90% dos texanos transgêneros afirmam terem sofrido assédio moral no trabalho.
” Eu sei que as pessoas trans ainda estão vindo à luz na nossa sociedade, e temos tido grandes avanços nos últimos anos. Minhas filhas têm sido apoiadoras inflexíveis e orgulham-se de dizer às pessoas que seu pai é transgênero”, disse! Continuando nas suas afirmações a prefeita da pequena Cidade de New Hope. Ela está lutando para mudar alguma realidade na cidade no meio jurídico para os trans. Uma das suas brigas é com relação ao direito de transgêneros poderem usar o banheiro público que condiza com seu novo sexo, e não com o sexo que eles foram designados no nascimento.
Segundo a prefeita, a aceitação tem sido positiva até agora. E concluiu! Vida longa ao seu mandato!