ROTANEWS176 E POR CNN 04/06/2022 23:17 Por Giulia Alecrim e Renata Souza da CNN em São Paulo
Evento, cancelado após Ministério Público questionar gastos, deve ocorrer entre os dias 4 e 13 de junho
Reprodução/Foto-RN176 Prefeita de Teolândia publica decisão que autoriza realização da Festa da BananaReprodução/Instagram
Segundo a prefeita Rosa Baitinga, o município de Teolândia conseguiu autorização do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) para realizar a “16ª Festa da Banana”. A informação foi publicada nas redes sociais da prefeita neste sábado (4).
O evento, que deve ocorrer entre os dias 4 e 13 de junho, havia sido cancelado após o Ministério Público da Bahia questionar as despesas previstas, calculadas em cerca de R$ 2milhões..
Entre os shows contratados, estava o do cantor Gusttavo Lima, que receberia R$ 704 mil pela apresentação.
Por meio de nota, Baitinga afirmou: “o Município de Teolândia respeita a decisão judicial e irá cumprir todas as determinações do Poder Judiciário, assim a Prefeita e sua equipe continuarão a serviço da população para realizar o evento tradicional e cultural, que atrai turista, gera riquezas, empregos e renda para os munícipes”.
Teolândia é uma das cidades que viveu situação de emergência por conta das conta das fortes chuvas que atingiram a Bahia no final do ano passado.
A CNN solicitou a íntegra da decisão ao TJ-BA, mas ainda não obteve retorno.
Confira a nota publicada pela prefeita Rosa Baitinga:
O Município de Teolândia respeita a decisão judicial e irá cumprir todas as determinações do Poder Judiciário, assim a Prefeita e sua equipe continuarão a serviço da população para realizar o evento tradicional e cultural, que atrai turista, gera riquezas, empregos e renda para os munícipes.
A tradicional festa da Banana irá acontecer graças a Deus, a vontade popular e a autorização do Poder Judiciário. Trata-se o evento de um vetor de crescimento da indústria do turismo e do entreterimento [sic], que ajudará a população a comercializar produtos para os turistas que frequentam a cidade nos noves dias do evento.
Após o período pandêmico, as chuvas do final de ano e a crise financeira sem precedentes é preciso criar politicas públicas para fazer circular riquezas, a fim de ajudar o comércio local e fomentar os ambulantes e microempresários.
O município está em dias com fornecedores e funcionalismo, os serviços ativos e contínuos em favor da população.
O povo pediu e o governo municipal vem atendendo aos anseios da população para atrair investimentos e auxiliar a população mais carente, pois a festa da Banana não é uma despesa pública, mas um investimento no bem estar, na cultura e como gerador de riquezas.