Preparadas para a vitória?

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/01/2023 08:45                                                                        INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Meiry Hirano

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

O dia 27 de fevereiro de 1993 está eternizado na história da Divisão Feminina da BSGI. Era o aniversário da Sra. Kaneko Ikeda, esposa do presidente Ikeda. Nessa ocasião, o casal estava em terras brasileiras. Em sua imensurável benevolência e consideração, Ikeda sensei denominou 27 de fevereiro como Dia da Divisão Feminina da BSGI, dedicando esse sublime poema no quadro ao lado.

Trinta anos depois, estamos comemorando esse acontecimento. Assim, desejo que todas as preciosas companheiras da Divisão Feminina recebam esta data com muita alegria e gratidão, renovando a decisão de juntas avançarmos corajosamente como “fujimbu do Brasil”, que recita “muito mais daimoku” e trilha uma existência feliz, conforme consta na mensagem enviada pelo nosso mestre em junho de 2022:

(…) Continuem expandindo a rede de solidariedade da paz dos emergidos da terra em seu país, incentivando-se mutuamente em convivência harmoniosa, com a convicção de que em cada ação corajosa existe a grandiosa boa sorte. Por favor, sem exceção, trilhem decididamente uma existência feliz, abrindo e criando, de forma sábia, o dia a dia cheio de valor.

Sei que são inúmeros os desafios, porém o poder da nossa prática e fé é ainda maior, não é mesmo? Neste início do “Ano dos Jovens e do Triunfo”, como “rainha da felicidade” e “mãe do kosen-rufu”, quero convidar cada uma de vocês a apoiar a Juventude Soka para que seus jovens integrantes assumam a liderança com sabedoria e convicção. Protegendo e inspirando a todos e visualizando o 16 de Março, vamos vencer com força, alegria e coragem originadas da prática da fé! Uma vez que já estamos no movimento de visitas, vamos aproveitar a oportunidade e apoiá-los nas visitas em conjunto, incentivando as mães e enaltecendo a grandiosa e revigorante força dos jovens.

Recentemente, Ikeda sensei relembrou um momento às vésperas de um Ano-Novo em que foi realizado o mochitsuki (o ato de bater a massa para o preparo do mochi usando um pilão) pelas pessoas.1 Em particular, eu me emocionei com o seguinte trecho:

(…) Anos mais tarde, aquela mãe que me auxiliou no manuseio da massa de mochi naquela ocasião relembrou que a voz rítmica de todos lhe parecia um “brado de vitória”. E, com sorriso no rosto, ela contava que o próprio daimoku recitado diariamente de forma sonora era o “brado de vitória”.

Nichiren Daishonin afirma: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão”2 e “Cada um dos senhores [discípulos de Nichiren] deve reunir a coragem do rei leão”.3

Nós possuímos o supremo ritmo da vida, chamado “unicidade de mestre e discípulo”, e a união de “diferentes em corpo, unos em mente”, que não são obstruídos por nada.

Por maiores que sejam as dificuldades, devemos lutar e ultrapassá-las com coragem unindo a força de todos em uníssono. E fazer reverberar o rugido do leão do daimoku, recitando o brado da vitória com enorme prazer.

Vamos escrever juntas uma linda página em nosso diário, comemorando e eternizando também este 27 de fevereiro de 2023.

Um carinhoso abraço,

Meiry Hirano

Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI

Reprodução/Foto-RN176 Quadro com poema dedicado às integrantes da Divisão Feminina do Brasil em 1993 com os dizeres:

“São todas filhas do Buda, assim, todas são eternas rainhas da felicidade”

Daisaku Ikeda

 

Notas:

  1. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.626, 14 jan. 2023, p. 4.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 431, 2020.
  3. Ibidem, v. II, p. 263, 2017.

Ilustração: GETTY IMAGES

Foto: Reprodução