Prever o futuro

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/01/2021 15:28

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Você é daqueles que, ao sair de casa, checa a previsão do tempo para saber se leva guarda-chuva ou não? Antes de resolver lavar aquelas roupas, confere como estará o tempo para ter certeza de que vão secar? Se sim, você está usando a meteorologia para prever o futuro.

A ciência se dedica não só a fazer previsões climáticas, mas a outras antecipações sobre o futuro, tal como a medicina preventiva.

Saber o que vai acontecer no futuro é curiosidade de muitos. Neste momento desafiador para a humanidade, ponderamos: “Quando toda a população será vacinada? Será que voltaremos um dia a andar sem máscara? Como será o ‘novo normal’?”.

Ikeda sensei comentou certa vez um ditado da sabedoria chinesa, também citado pelo buda Nichiren Daishonin, que afirma: “Os astutos são bons em ponderar o futuro. Os sábios são bons em se preparar para o futuro”.1

A previsão do tempo aponta para um provável comportamento climático em determinada região, então os agricultores, os profissionais do ramo hoteleiro, da aviação, da construção civil, de logística e muitos outros se preparam para o futuro.

É isso o que o Mestre nos ensina. Mais que ficar pensando sobre o que vai ou não acontecer, diante das possibilidades, o mais importante é nos preparar. As reflexões sobre o amanhã não devem nos paralisar, já que não é possível garantir o que está por vir. Os sábios são aqueles que se preparam.

Saiba como fazer isso com a matéria especial desta edição. Nosso mestre nos incentiva: “Devemos vencer usando a ‘sabedoria da verdade que age de acordo com as circunstâncias que estão em mudança’”.2

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.055, 16 out. 2010, p. A4.
  2. Ibidem.