Prezar a pessoa à sua frente

ROTANEWS176 25/01/2025 08:15                                                                                                                                NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

De São Paulo, “Gumerlindos” despontam como a força jovem do Distrito Gumercindo, e avançam unidos às demais divisões rumo à vitória.

 

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de encerramento do ano, com comprometimento assumido para 2025 – Foto: Colaboração local

REDAÇÃO

A Liga Monarca é o abraço de todos para todos. Com esse sentimento, os integrantes do Distrito Gumercindo vêm se envolvendo na construção de relações de valor com as pessoas ao redor. Essa organização de base da BSGI está localizada na Vila Gumercindo, zona sul de São Paulo, SP, bairro residencial próximo a grandes avenidas, ruas arborizadas e diferentes parques com áreas verdes, como o Parque da Independência, onde está o Museu do Ipiranga, importante ponto turístico nacional bem próximo dali.

O orgulho maior, no entanto, é ter no âmago do bairro a sede do Colégio Soka do Brasil, o que motiva o coração dos membros que compõem as duas comunidades, Guaratiba e Gumercindo, a pulsar com o sincero desejo de compartilhar com todos o espírito do fundador da instituição, Daisaku Ikeda, assim como sua filosofia humanística.

Reprodução/Foto-RN176 Líderes de bloco e acima do distrito visitam Editora Brasil Seikyo e avançam na Liga Monarca – Foto: Colaboração local

Unidos por um objetivo

Prezar o potencial da vida de cada pessoa. Esse é o direcionamento que conduz a atuação dos componentes dos quatro blocos: Alvarenga, Guaratiba, Octacílio Câmara e Gumercindo. Vencendo os próprios desafios, as lideranças criam estratégias para encorajar e valorizar cada membro, mantendo contato por ligações e mensagens, envolvendo os veteranos nas visitas. As sugestões que chegam são sempre postas em ação, como o Clube da Leitura para fortalecer o estudo, além de atividades de daimoku em grupo e reuniões de incentivo sobre o Kofu (contribuição voluntária). Tudo isso vem reforçando os encontros de diálogo humanístico, pautados no Guia para a Vitória, suplemento do Brasil Seikyo. Estudo, compartilhamento de experiências e muito diálogo envolvido. Os resultados surpreendem e são comemorados nos conselhos mensais realizados pelo distrito com líderes de bloco e de comunidade.

Reprodução/Foto-RN176  “Gumerlindos” seguem unidos, fazendo acontecer – Foto: Colaboração local

Dessa maneirao distrito foi vitorioso na primeira etapa da Liga Monarca no ano passado, aumentando a quantidade de assinantes dos periódicos, dos participantes do Kofu e realizando três concessões de Gohonzon. Mas a maior vitória mesmo foi presenciar os diferentes relatos de superação dos membros das famílias da localidade. Alguns ultrapassaram desafios financeiros, outros conquistaram um emprego ou concluíram o curso de graduação e muitos venceram problemas de saúde.

Em outubro de 2024, uma renovada partida foi dada com nomeação de líderes de bloco que uniu ainda mais o Distrito Gumercindo. Com isso, seus integrantes já visam aumentar os relatos de vitórias, como ressalta Adriana Batista dos Santos, responsável pela Divisão Feminina (DF) do Bloco Gumercindo: “Nossa decisão é fazer muito mais famílias felizes ao realizar shakubuku e construir uma sociedade harmoniosa”.

Reprodução/Foto-RN176  Cena da prática de skate, em programação no Parque da Independência – Foto: Colaboração local

Conexão jovem

Em um ambiente que impera harmonia e valorização de todos, os jovens se destacam. Apelidados carinhosamente de “Gumerlindos”, estudantes e jovens protagonizam atividades dinâmicas e alegres, inspirados na Convenção da Juventude Soka, realizada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em maio de 2024, quando participaram com mais de vinte componentes.

Um dos encontros dos jovens ocorreu no Parque da Independência, aberto a todos da RM Brasílio Machado, CNSP. Na ocasião, ninguém ficou de fora. Crianças e adultos realizaram atividades como andar de skate, praticar ioga e fazer alongamentos, acompanhados por profissionais da área esportiva, incluindo membros e convidados destes. O público frequentador do local se sentiu atraí­do, e assim várias sementes do humanismo Soka foram plantadas. Ao final do encontro, todos aproveitaram para travar um diálogo descontraído em um piquenique.

Reprodução/Foto-RN176 Flávio faz a selfie no encontro de incentivo ao Kofu: “unir para vencer” – Foto: Colaboração local

Um dos focos de atuação da Juventude Soka local e uma das estratégias para este ano correspondem a estimular os jovens a comprovarem que a prática do budismo se manifesta no cotidiano, de acordo com Flávio Pereira Martins, responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do Bloco Alvarenga. “As atividades da DJ são mais dinâmicas para que os jovens compreendam que o humanismo Soka está nas decisões diárias de cada um. É prática diária, com o objetivo de exercitar nossos valores como inclusão, acolhimento e respeito e oferecê-los na sociedade”.

E em 2025, como estamos?

Tão logo começou o ano, a primeira atividade já havia sido pensada, reunindo os participantes também da Regional Brasílio Machado no dia 11 de janeiro. Foi o luau da Juventude Soka, com vestimentas e ambiente caracterizados.

Reprodução/Foto-RN176 Luau de Verão da Juventude Soka, abrindo o calendário de atividades de 2025, unindo integrantes do Distrito Gumercindo e demais membros da Regional Brasílio Machado

Assim, com o compromisso de prezar a individualidade de cada pessoa e incentivando os membros a vencer no dia a dia, líderes e membros do Distrito Gumercindo são um só coração: “A vitória de um é a vitória de todos. Este é o propósito da Liga Monarca, e estamos comprovando como é maravilhoso nos dedicar e viver na sintonia da BSGI. Tivemos uma evolução crescente, fruto da união de todos. A vitória é certa”, selam Paulo Rogério Palo, responsável pelo distrito, e Tatiana Tokunaga, responsável pela Divisão Feminina (DF), em nome de todos.

No topo: Reunião de encerramento do ano, com comprometimento assumido para 2025. Fotos: Colaboração local.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO