Primeira vencedora do Emmy Internacional, Caminho das Índias completa 10 anos; relembre curiosidades

ROTANEWS176 E PO OCANAL 19/01/2019 17:55                                                                                                  Alexandre Cavalcante

Reprodução/Foto-RN176  Maya, Raj e Bahuan: Triângulo amoroso de Caminho das Índias. (Foto: Divulgação/Rede Globo)

Are baba!

 

Neste sábado, 19 de janeiro, completam-se 10 anos da exibição do primeiro capítulo de Caminho das Índias, novela de Glória Perez exibida em 2009 e que foi um sucesso de audiência (39 pontos de média geral, chegando a 55 no último capítulo), repercussão e crítica, sendo a primeira novela da Rede Globo a vencer o Emmy Internacional de Telenovela.

Fabiana Karla vai encarnar Mãe Dinah em Verão 90

Para te ajudar a relembrar um pouco a história de Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi), separamos aqui algumas curiosidades sobre esse grande sucesso:

1 – Juliana Paes

A atriz foi imortalizada como Maya, seu papel de maior repercussão até então. Contudo, para assumir as vezes de mocinha da história, Juliana teve que ser dispensada de A Favorita, novela anterior à de Glória. Na trama de João Emanuel Carneiro, ela interpretava a jornalista Maíra, que depois do pedido de Glória para que o autor a liberasse para sua trama, morreu nas mãos da vilã Flora.

2 – Márcio Garcia

A novela também marcou o retorno de Márcio Garcia às novelas da Rede Globo e a própria emissora. Sua última obra na Vênus Platinada tinha sido Celebridade, 6 anos antes. Nesse intervalo, o ator interpretou alguns personagens em tramas da RecordTV, antes de voltar para a líder de audiência interpretando Bahuan, um dos protagonistas da história (pelo menos no papel, não é, Raj?)

3 – Bollywood

Reprodução/Foto-RN176 Maya e Raj dançando em Caminho das Índias. (Foto: Reprodução/Globo)

Para conferir a telenovela um tom de produção de Bollywood (o famoso cinema indiano), algumas atrizes da história – as que viviam papéis indianos, como Juliana Paes e Karina Ferreira-  tiveram aulas de dança indiana, bem como de canto, para uma melhor composição dos papéis.

4 – Na Boca do Povo

Uma prova de que a novela foi um enorme sucesso de repercussão foi o fato de diversas expressões indianas usadas pelos personagens da história terem caído na boca do povo – algumas sendo repetidas por anos a fio após o fim da trama. Frases e palavras como “Are Baba”, “Atcha”, “Mamadi”, “Baldi” e “Namastê” passaram a ser usadas pelos telespectadores nas redes sociais e Brasil afora.

Rebeca Abravanel faz lobby para apresentar Topa ou não Topa no SBT

5 – Sucesso de Vendas

Caminho das Índias, assim como O Clone, Avenida Brasil e Da Cor do Pecado, está no raro hall das novelas que conseguiram a marca de exportação de 90 países, chegando a 3 continentes além da América (Europa, Ásia e Europa).

6 – Spoiler

Um fato curioso aconteceu na véspera da exibição do último capítulo da novela. A atriz Thaila Ayala, que na história interpretava a jovem Shivani, postou em suas redes sociais uma imagem onde ela e o personagem de Márcio Garcia, Bahuan, apareciam com cara de assustados em um elefante, revelando que o casamento dos dois – um dos desfechos especulados pelo público – realmente aconteceria no fim da trama.

7 – Pioneira

Como dito no começo da matéria, Caminho das Índias abriu as portas para a Rede Globo no Emmy Internacional. Em 2009, ela se tornou a primeira novela brasileira a vencer na categoria, batendo duas tramas da Filipinas e uma da França. Dois anos após sua vitória, a Vênus Platinada iniciava seu domínio na premiação, vencendo 5 anos seguidos, com O Astro, Lado a Lado, Joia Rara, Império e Verdades Secretas.

8 – Troca de mocinhos

Assim como na sua trama anterior, América, Glória Perez teve que fazer mudanças no decorrer da história, graças a um casal protagonista rejeitado. Da mesma forma que Sol e Tião, Maya e Bahuan não decolaram ou convenceram e o mocinho perdeu espaço pro seu rival – lá, Ed, aqui, Raj. E, no fim da história, foi com o “outro” que a mocinha terminou ficando.