PRIMEIRO VOO DO ZEPPELIN PARA O BRASIL COMPLETA 85 ANOS

ROTANEWS176 e AIRWAY 30/04/2015 00:00                                                                                                       THIAGO VINHOLE

AVIAÇÃO-COMERCIAL

Clássicos dirigíveis alemães apareceram com frequência pelo País na década de 1930

1

Reprodução/Foto-RN176 Rara imagem do Graf Zeppelin de quando pousou no Rio de Janeiro pela primeira vez (foto – acervo Rio de Janeiro)

“Olha lá, é o Zé Pelim!”, anunciava uma multidão de expectadores em Recife (PE) aguardando a chegada do Graf Zeppelin, que pela primeira vez atravessou o Oceano Atlântico revelando seu enorme formato aos olhos dos brasileiros, que nunca tinham visto uma máquina voadora de tal porte. Neste dia, 22 de maio de 1930, foi decretado feriado na capital pernambucana para que todos pudessem dar as boas ao vindas dirigível alemão, que surgiu no horizonte ao final da tarde daquele dia, provocando êxtase total da população reunida em um campo aberto do bairro do Jiquiá, onde o aeróstato pousaria.

O primeiro dirigível que chegou ao Brasil foi o Graf Zeppelin D-LZ127, em voo experimental com destino final no Rio de Janeiro. O aparelho tinha 236,6 metros de comprimento e 30 metros de altura, sendo muito maior do que qualquer avião dessa época ou atual. Nesse tempo, a comparação mais comum era com navios transatlânticos, como o Titanic, que era apenas alguns metros mais longo.

  • Nunca um dirigível desse porte havia passado pelo Brasil, por isso a tarefa de trazer o gigante ao chão foi no mínimo cômica. Sem treinamento prévio, as equipes em solos agarraram os cabos que foram lançados do Graf Zeppelin e a confusão começou. Na ânsia de ajudar a aeronave a descer, alguns populares invadiram o campo para ajudar a puxar as cordas. Segundo relato do jornalDiário de Pernambucodo dia seguinte ao pouso, uma mulher amarrou um dos cabos na base de uma palmeira, que foi violentamente arrancada da terra com raiz e tudo após um solavanco do “charuto alemão”, como foi apelidada a aeronave.