Profunda unicidade de mestre e discípulo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/11/2020 08:15                                                                        CADERNO DAS DIVISÕES                                                                                                                         

“Sua atitude diária e seu comportamento são fatores que fazem as pessoas reconhecerem a grandiosidade da prática budista”

Reprodução/Foto-RN176 Divisão Sênior (DS) da BSGI

 

Enfim, é novembro, mês de aniversário da fundação da Soka Gakkai, que mantém sua essência na profunda unicidade de mestre e discípulo. A história da organização mostra que seu atual desenvolvimento se deve à luta abnegada dos Três Mestres — Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda. Eles trouxeram a correta prática da fé do Budismo Nichiren e sua aplicação na vida diária, inspirando toda pessoa a cultivar uma vida de dignidade e elevada condição de vida. Os Três Mestres revivesceram o budismo e traduziram para o mundo de hoje os profundos e complexos conceitos, apresentando o estado de buda na prática e definindo-o como revolução humana. É um feito inédito e devemos nos orgulhar muito por fazer parte dessa história. Como integrantes da Divisão Sênior (DS), temos a missão de sustentar o desenvolvimento da BSGI, atuando como pilares de ouro da organização, tornando-nos exemplos de praticantes do budismo para, assim, possibilitar que todos os membros expressem sua plena potencialidade.

Conforme consta no capítulo “Coroa de Louros”, do romance Nova Revolução Humana, a fundação da Divisão Sênior teve origem no ideal do presidente Ikeda de promover a continuidade no processo de desenvolvimento da Soka Gakkai a partir do fortalecimento dos componentes dessa divisão. Na época da reunião de fundação da Divisão Sênior, o presidente Ikeda disse:

O avanço da Soka Gakkai é desenvolvido com a cooperação entre as divisões. Entretanto, da mesma forma como o marido, ou o pai, é o pilar da família, a Divisão Sênior é a principal responsável pelo progresso da nossa organização. No distrito, é o responsável pelo distrito; na comunidade, é o responsável pela comunidade. Naturalmente, a Divisão Sênior vai se preocupar em desenvolver seus membros, mas não poderá pensar que é uma divisão como as outras. Terá a missão de manter a harmonia entre as divisões e proteger com responsabilidade a Gakkai e seus integrantes. (Nova Revolução Humana, v. 10, p. 258)

Diante dos participantes da reunião de fundação da Divisão Sênior, Ikeda sensei enfatizou também a importância de perseverar na prática da fé por toda a vida, considerando que muitos jovens perdiam o entusiasmo quando eram transferidos para a DS, embora tivessem atuado com a firme decisão de desenvolver o kosen-rufu. Havia ainda casos de líderes abandonando o cargo por desânimo ou por questões de organização e de relacionamento com os demais líderes.

Considerando essas situações, o presidente Ikeda reforçou:

Ninguém consegue fugir da rigorosa lei de causa e efeito exposta no budismo. Por isso, por mais que a Gakkai seja alvo de críticas e difamações, mantenham a prática da fé por toda a vida acreditando nos benefícios imperceptíveis, no Gohonzon e na Gakkai. Com base no Sutra do Lótus, Nichiren Daishonin afirma categoricamente que teremos paz e segurança nesta vida e que nasceremos num bom lugar na próxima existência. (Ibidem)

Mesmo que uma pessoa tenha alcançado boas condições de vida graças à boa sorte proveniente da prática da fé, esta deve ser acumulada continuamente. Embora a fonte da boa sorte seja a recitação diária do gongyo e do daimoku, essa prática deve estar profundamente ligada às atividades pelo kosen-rufu e ao empenho em desenvolvê-las.

O presidente Ikeda também enfatizou a seguinte questão para os participantes da fundação:

Os membros da Divisão Sênior estão na fase de darem os toques finais em sua vida. Gostaria que aplicassem a capacidade que todos possuem e que cultivaram ao longo da vida em prol do kosen-rufu. Nichiren Daishonin disse: “Como a morte é a mesma em qualquer caso, deve estar disposto a oferecer sua vida ao Sutra de Lótus. Pense nesse oferecimento como uma gota de orvalho reunindo-se ao oceano ou uma partícula de pó retornando à terra” (As Escrituras de Nichiren Daishonin, v. III, p. 282 [cf. CEND, v. II, p. 269]). Daishonin afirma, portanto, que ninguém pode escapar da morte e recomenda que todos devotem sua vida ao kosen-rufu. (Ibidem)

Ikeda sensei explica que o mundo daqueles que vivem pelo ideal do kosen-rufu é o mundo da Lei Mística, a mais perfeita lei do universo. Quando vivemos neste mundo, não existe nenhum tipo de impasse. A profundidade da fé e do juramento é algo que não tem forma concreta. A causa para evidenciar claramente seu aspecto reside no comportamento como ser humano e na atuação em meio à sociedade. Por essa razão, na ação de assumir toda a responsabilidade com relação à família, ao trabalho e à sociedade encontra-se o significado da Divisão Sênior. Sua atitude diária e seu comportamento são os fatores que fazem as pessoas reconhecerem a grandiosidade da prática budista.

Portanto, neste significativo mês de fundação da Soka Gakkai, vamos renovar nossa disposição de luta e retomar o ponto primordial da nossa organização, a unicidade de mestre e discípulo, e nos conscientizar sobre a importante missão de integrantes da Divisão Sênior como pilares de ouro da localidade.