Propagando amplamente a luz do Budismo do Sol

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  29/04/2021 08:27

MENSAGEM DO PRESIDENTE IKEDA

Mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 3ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, em comemoração do Dia 3 de Maio, realizada em conjunto com a Convenção da Esperança da Divisão Feminina.

Reprodução/Foto-RN176 Viva a maior rede de solidariedade do mundo, a das mulheres Soka! Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, que vieram continuamente encorajando as Divisões Feminina e Feminina de Jovens (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji, set. 2005) Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Sinceros parabéns pela criação da nova Divisão das Mulheres no Japão com a fusão das atuais Divisões Feminina e Feminina de Jovens, ambas da sublime história de setenta anos!1

Nichiren Daishonin declarou: “De todos os ensinamentos expostos pelo Buda ao longo de sua existência, o Sutra do Lótus é o mais importante, e de todos os ensinamentos contidos nesse sutra, o que expõe sobre a iluminação das mulheres é o principal”.2 Por essa razão, a maior prioridade de nossa família Soka é a vitória da felicidade das mães e das mulheres.

Certa vez, dirigindo-se a um grupo de mulheres, meu mestre, Josei Toda, disse do fundo do coração: “Onde neste mundo podemos encontrar mulheres que se afligem tanto pelo bem das pessoas do povo e discutem sobre o futuro do mundo no século 21 e ainda pelos 10 mil anos e toda a eternidade dos Últimos Dias da Lei? Vocês estão aqui por sua própria escolha, conforme juramento feito no remoto passado”.

Com certeza, Nichiren Daishonin, o Buda dos Últimos Dias da Lei, está plenamente ciente de todos os seus esforços, e os dois mestres Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda estão observando a todas.

Espero que as mulheres Soka criem brilhantemente o “século de esperança das mulheres”, um “século de respeito à vida, de igualdade e de paz” com a mais bela unidade na diversidade do mundo tal como a “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”, sempre com tranquilidade e altivo orgulho de forma cada vez mais alegre, radiante e harmoniosa.

A força das palavras escritas é extraordinária

Em 20 de abril de 1951, antecedendo sua posse como segundo presidente da Soka Gakkai, Toda sensei publicou a primeira edição do Seikyo Shimbun, dando início à revolução por meio do debate das palavras que empodera as pessoas, em especial os jovens.

Ao celebrarmos os setenta anos desde a primeira edição, neste mês [abril], manifesto sinceros agradecimentos aos nobres “amigos sem coroa” [Mensageiros da Esperança, no Brasil] e a todos os que sustentam e apoiam o jornal Seikyo Shimbun por vários anos, compartilhando-o com os amigos e tornando-o uma grande publicação dos dias atuais.

Como cristalização das orações de mestre e discípulo desejando que pessoas de todo o Japão e do mundo lessem esse jornal, hoje a edição eletrônica do Seikyo Shimbun se expandiu, de fato, para 206 países e territórios.

Sobre o poder das palavras e dos textos escritos na propagação da Lei Mística, Daishonin registrou em seus escritos: “Um único ideograma [ou uma única palavra] do Sutra do Lótus é como a grande terra, que a tudo origina; é como o grande oceano, que contém a água de todos os rios; e é como o Sol e a Lua, que iluminam os quatro continentes [o mundo inteiro]. Este único ideo­grama se modifica e [se transforma na Lua. Esta muda e] se transforma num buda”.3

Utilizando o Seikyo Shimbun e as publicações coirmãs de cada país, desejo que a nossa Divisão dos Jovens emergidos da terra manifeste mais ainda a força extraordinária do poder das palavras na criação de valor.

Com a nova Divisão das Mulheres

Na reunião de palestra deste mês [abril], no Japão, lembramos o aniversário do estabelecimento do Budismo de Nichiren Daishonin, lendo uma passagem do escrito Admoestação a Hachiman. Essa passagem dourada foi bastante valorizada pelo pai da fundação da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, que a sublinhou em seu exemplar dos escritos de Nichiren Daishonin. É uma passagem em que Nichiren Daishonin retrata seus esforços [de 28 anos] desde o dia do estabelecimento do budismo em 28 de abril de 1253: “Eu, Nichiren, não fiz nada além de me esforçar para colocar os cinco ou sete ideogramas do Myoho-renge-kyo4 na boca de todos os seres vivos do Japão. Isso é o mesmo que a compaixão de uma mãe que se esforça para colocar leite na boca de seu filho”.5

Essa grandiosa luta de benevolência e compaixão do buda Nichiren Daishonin em propagar a Lei suportando as perseguições foi fielmente herdada pela nossa Soka Gakkai no mundo contemporâneo, compartilhando compassivamente a Lei Mística e desenvolvendo o kosen-rufu.

Em particular, as mães e as mulheres Soka dedicadas ao kosen-rufu vieram dialogando e transmitindo o Budismo do Sol para uma pessoa após outra com coragem, compaixão e perseverança, sem serem derrotadas pelas críticas e difamações, orando e lutando para mudar seu destino. Jamais devemos nos esquecer de que é justamente nesse ponto que existe a grande rede de solidariedade da paz, cultura e educação dos dias de hoje.

Nesse próximo 3 de maio, Dia da Soka Gakkai e o Dia das Mães da Soka Gakkai, com a nova Divisão das Mulheres, no Japão, vamos levantar mais uma vez as chamas dessa essência do espírito da Soka Gakkai em nosso coração. Vamos propagar o poder benéfico do grande remédio da Lei Mística para que nossos amigos, nossas comunidades locais e o país onde residimos possam desfrutar imensos benefícios.

Vamos nos comprometer a alcançar uma retumbante vitória da unicidade de mestre e discípulo e da união de “diferentes em corpo, unos em mente”, juntos com os companheiros inspiradores de todas as partes!

Publicada no Seikyo Shimbun do dia 19 de abril de 2021.

Reprodução/Foto-RN176 Encontro das radiantes integrantes da Divisão Feminina de vários países com membros de outras divisões em visita ao Japão em abril de 2013

No topo: Viva a maior rede de solidariedade do mundo, a das mulheres Soka! Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, que vieram continuamente encorajando as Divisões Feminina e Feminina de Jovens (Auditório Memorial Makiguchi de Tóquio, em Hachioji, set. 2005)

Notas:

  1. A Divisão Feminina e a Divisão Feminina de Jovens foram fundadas, respectivamente, em 10 de junho e em 19 de julho de 1951.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 195, 2017.
  3. Ibidem, p. 356.
  4. Myoho-renge-kyo é escrito com cinco ideogramas chineses, enquanto Nam-myoho-renge-kyo é escrito com sete (nam, ou namu é composto por dois ideogramas). Muitas vezes, Daishonin utiliza Myoho-renge-kyo como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo em seus escritos.
  5. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin], v. II, p. 930.