ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 31/03/2022 19:19
EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, gostava muito de uma obra clássica chinesa chamada Compêndio das Dezoito Histórias. Ikeda sensei também estudou com seu mestre as histórias de Liu Pang, primeiro imperador da dinastia Han.
Os famosos generais Hsiang Yu e Liu Pang disputaram durante longos anos o controle da China e muitas são as lições que podem ser aprendidas dessa história da antiguidade, citadas em alguns escritos de Nichiren Daishonin.
Ikeda sensei destaca que uma delas é o aprendizado de que não seremos vitoriosos se insistirmos em fazer tudo sozinhos. Uma das características de Liu Pang que contribuiu para a sua vitória foi contar com as pessoas para a conquista de seu propósito. Um filósofo chinês da antiguidade, analisando essa história, escreveu: “Aquele que emprega a sabedoria de muitos, vencerá, enquanto que aquele que luta sozinho será derrotado”.1
Ikeda sensei ensina que a chave para a vitória em nossos empreendimentos está em ouvir as ideias das pessoas e pôr em prática o talento e a sabedoria daqueles à nossa volta. Assim foi edificada a Soka Gakkai, com a união de “diferentes em corpo, unos em mente” e com a ciência de que o futuro depende de quantas pessoas criaremos. O Mestre afirma:
O destino (…) de qualquer movimento ou empreendimento depende do fato de haver ou não indivíduos capazes e corajosos que irão executar o trabalho daqueles que os precederam e se há ou não pessoas de sabedoria. Independentemente de quanta força ou influência possa desfrutar um grupo ou uma organização agora e em qualquer lugar, ou de quão difícil sejam as circunstâncias que atualmente se possa encontrar, seu futuro definitivamente será determinado não pelas condições atuais, mas pelas pessoas que se tornarão a próxima geração (…). Por essa razão, estou fazendo todos os esforços possíveis para desenvolver pessoas capazes, no Japão e em todo o mundo.2
Este Brasil Seikyo registra o estabelecimento do Budismo de Nichiren Daishonin e traz no Encontro com o Mestre o discurso do presidente Ikeda exibido na última reunião de líderes, que trata da importância da criação e atuação dos jovens.
Iniciando o mês de aniversário da Divisão dos Estudantes, nossos sucessores, vamos avançar pondo em prática a criação de “valores humanos”.
Boa leitura!
Notas:
- XIONG, Yang. Hogen[Ditados Modelo]. Tradução: Yoshikazu Suzuki. Tóquio: Meitoku Shuppansha, 1972. p. 151.
- Brasil Seikyo, ed. 1.219, 1º out. 1994, p. 3.