Qual a postura de um praticante?

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  17/03/2022 21:21

CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA

Capítulo “Aguardando o Tempo”, volume 30

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

PARTE 33

A voz de Shin’ichi Yamamoto adquiriu ainda mais energia.

— Em seguida, Nichiren Daishonin afirma: “Com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente”. “Diferentes em corpo” correspondem a respeitar a individualidade e as características de cada pessoa, e “unos em mente” significam unir o coração e a mente pelo objetivo comum chamado kosen-rufu. Por exemplo, os muros e as paredes de pedra dos antigos castelos japoneses são construídos com pedras de várias formas e tamanhos. Essas diferenças permitem que as pedras se entrelacem e se apoiem fortalecendo sua estrutura. O espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” não cria apenas uma união mais forte, como também é o princípio fundamental que permite que cada um manifeste seu potencial ao máximo, evidenciando o melhor do seu talento e de suas habilidades. Daishonin diz que recitar Nam-myoho-renge-kyo com a fé embasada nesse prin­cípio da união de “diferentes em corpo, unos em mente” é a base para a “transmissão universal da Lei suprema da vida”. É assim que a Lei da vida mais importante é transmitida do Buda para todos os seres humanos. Nichiren Daishonin declara que essa é a essência de seus esforços para propagar a Lei Mística. Exercer a prática budista com esse espírito é a chave para cumprir o grande juramento pelo kosen-rufu. Ficarem chateados ou ressentidos com os outros por causa de coisas como divergências de opinião significa que estão confundindo os meios com os fins. Devemos avançar com a determina­ção de nos unirmos e trabalharmos juntos pelo bem do kosen-rufu, não importando o que aconteça, seguirmos adiante com a fé embasada no espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” — essa é a regra imutável de ouro da Soka Gakkai. Daishonin diz ainda: “Porém, se um único discípulo de Nichiren destruir essa união de diferentes em corpo, unos em mente, ele será como um guerreiro que destrói o próprio castelo a partir do interior”.1 O supremo mal refere-se a criar desordem e a destruir a união de “diferentes em corpo, unos em mente”, que visa a realização do kosen-rufu. Seria como se, durante uma intensa batalha pelo kosen-rufu, nossos aliados ateassem fogo no nosso castelo e empunhassem suas espadas contra nós. Aqueles que tentam destruir essa união, por mais que tentem se justificar, estão fazendo o trabalho do rei demônio do sexto céu.

Um dos líderes da Divisão dos Universitários falou:

— Embora existam muitos veteranos da fé que se empenharam ao máximo como líderes e mantiveram uma prática da fé sólida até o fim, também existem aqueles que pararam de praticar e se voltaram contra a organização. Qual é a razão fundamental dessa diferença?

— Em última análise, acredito que tudo se resume se a sincera motivação e profunda determinação deles correspondem ao kosen-rufu ou aos próprios interesses.


PARTE 34

Os jovens assentiram profundamente com a cabeça diante das palavras de Shin’ichi Yamamoto. O líder da Divisão dos Universitários que fez a pergunta comentou:

— De fato, ao ver as pessoas que eu pensava serem brilhantes e incrivelmente talentosas, mas depois pararam de praticar, percebi que elas eram egocêntricas. Tinham o forte desejo de serem o centro das atenções e não estavam dispostas a cooperar com os outros ou a unir o coração com o coração dos veteranos. No final, acredito que eram arrogantes. Algumas delas também tiveram problemas com má conduta sexual e questões envolvendo dinheiro.

Shin’ichi sentiu que essas palavras mostravam uma percepção aguçada.

— É exatamente como você disse. Não foram poucos os exemplos que eu também observei. É realmen­te lamentável. Quando as pessoas se tornam egocêntricas, elas não mais se referenciam aos escritos de Nichiren Daishonin ou às orientações da Soka Gakkai, nem fazem da união de “diferentes em corpo, unos em mente” uma prioridade. Elas se esquecem da principal atitude como praticante budista de observar a própria atitude e de fazer uma autorreflexão. Além disso, pelo fato de permitirem que sua mente seja seu “mestre”, acabam perdendo o controle sobre si, são guiadas pela ganância e pelo interesse próprio e buscam cegamente a fama e a fortuna, fazendo aquilo que lhes convém. Causam problemas para os outros e criam todo tipo de incidentes sérios e desagradáveis. Perdem a confiança de todos e, por fim, acabam não conseguindo mais permanecer em meio à pureza da Soka Gakkai. Esses são os aspectos em comum daqueles que se afastaram da prática e se voltaram contra a organização. Durante o seu exílio na Ilha de Sado, Nichiren Daishonin declarou que não são os inimigos externos que podem destruir o budismo, mas sim os “vermes criados nas entranhas do leão”,2 ou seja, inimigos encontrados na própria legião de discípulos do Buda. Jamais devem se esquecer disso ao promoverem o kosen-rufu. Esse tipo de situação com certeza acontecerá também no futuro. E quando isso ocorrer, os discípulos verdadeiros deverão se levantar resolutamente e lutar contra o mal até o fim.

Corroborando as palavras de Shin’ichi, um advogado corrupto e seus comparsas que, em conluio com membros do clero da Nichiren Shoshu, tentavam assumir o controle da Soka Gakkai, logo tiraram as máscaras e revelaram a verdadeira natureza.

Em seu Preceito aos Jovens, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, exorta os jovens a não permitir que aqueles que se voltaram contra a Soka Gakkai interfiram no ritmo de seu avanço. A rede de solidariedade dos companheiros Soka é uma união de leões, que estabeleceram seu juramento seigan de realizar o kosen-rufu levantando-se sós diante dos fortes ventos.

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2014.
  2. Ibidem, p. 603.