ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 26/09/2020 13:20
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Origem”, volume 29
PARTE 27
Shin’ichi continuou incentivando os membros que estavam sentados em sua mesa, como também os que vinham para cumprimentá-lo, ora dialogando, ora discutindo assuntos trazidos por eles.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Uma pessoa dizia estar com dificuldades, pois, embora fosse líder budista de sua localidade, possuía pouca experiência na fé e na capacidade de orientação, e não tinha convicção para orientar os membros.
— Não há necessidade de pensar em liderar as pessoas a partir de uma posição acima dos outros. A orientação consiste em entrar no meio das pessoas e junto com elas visar o kosen-rufu e descobrir qual direção devem seguir. Talvez haja dúvidas das pessoas que não consiga responder adequadamente, tais como: “Por que devemos recitar gongyo?” ou “Por que, ao praticar o budismo, há oposição das pessoas em volta?”. Nessas ocasiões, procure estudar o budismo com seriedade. Quando estamos diante de uma situação em que precisamos ensinar as outras pessoas de forma convincente, o estudo se torna mais produtivo, e seu próprio entendimento se aprofunda. Ao nos empenharmos de forma dedicada para criar outras pessoas, quem mais progride somos nós mesmos. De toda forma, diante de uma situação de impasse, recite daimoku com seriedade e procure pensar e analisar a questão. O budismo ensina o princípio de “transformar fé em sabedoria”. Uma oração poderosa faz emergir sabedoria. Por favor, avance com a recitação de daimoku em primeiro lugar, acreditando em si mesma e com fé no Gohonzon mais que qualquer outra pessoa.
Para um integrante da Divisão Sênior, Shin’ichi declarou:
— O senhor está se esforçando agora para propagar o budismo para as pessoas justamente na Índia, a terra da iluminação de Shakyamuni. Isso não é de forma alguma mero acaso. Talvez o senhor esteja pensando que iniciou a prática budista com a vontade de resolver diversas dificuldades que carrega em sua vida. Porém, esse é apenas um fenômeno aparente. O verdadeiro significado de o senhor ter iniciado a prática se encontra no fato de possuir a missão de realizar o kosen-rufu da Índia como bodisatva da terra. Quando se vive pela missão do kosen-rufu, realiza-se a suprema condição de felicidade e a indestrutível vitória da vida.
Esse membro sentia ter descoberto, pela primeira vez, o real significado da vida. No momento em que se desperta para a missão, abre-se um novo caminho da criação de valor de uma existência, e o mundo se transforma.
PARTE 28
Mineko, esposa de Shin’ichi, circulou por todas as mesas. Ao retornar para seu lugar, ela comentou:
— Na Índia, surgiram muitos “valores humanos” e o futuro é bastante esperançoso.
— Sim, é verdade. Meu desejo é que, aqui na Índia, a terra da origem do budismo, construam uma SGI que seja modelo do mundo. Para tanto, é preciso criar ainda muitos e muitos seres humanos de valor, de uma forma sólida e estável. A Índia é um vasto país. Haverá necessidade de um grande número de líderes com ampla visão e discernimento, que sejam confiados pelas pessoas e sejam capazes de orientar, propagar e transmitir corretamente o Budismo de Nichiren Daishonin. Não há pressa. Devemos construir um sólido alicerce da organização, desenvolvendo pessoas com uma perspectiva de vinte a trinta anos. No século 21, quando essas bases estiverem consolidadas, vamos abrir a verdadeira expansão da correnteza do kosen-rufu. Nessa época, as pessoas a bailarem na linha de frente serão as da geração dos filhos e dos sucessores de quem se reuniu hoje. Porém, são as pessoas que estão aqui agora as possuidoras da importante missão de abrir a correnteza do kosen-rufu da Índia pelo eterno futuro. Por isso mesmo, desejo que essas pessoas, sem exceção, persistam na prática da fé, por toda a vida, com a honra de pioneiros do kosen-rufu da Índia. Quero que construam a Soka Gakkai da Índia da qual tenham orgulho de sua união diamantina, criando e protegendo os herdeiros para sempre. Uma organização modelo do mundo é aquela em que os veteranos apoiam os sucessores, observando-os e protegendo-os calorosamente. É uma organização da maior harmonia entre todos. É uma organização em que pela causa do kosen-rufu, as pessoas se apoiam e se elogiam entre si, sem se tornarem egoístas centradas em si próprias. Esse é o aspecto da revolução humana de cada pessoa e se torna o exemplo da paz do mundo. Quando visualizamos o futuro do kosen-rufu da Índia, o coração realmente palpita.
No encontro, todos entoaram o hino nacional da Índia.
Por outro lado, quando os companheiros do Grupo de Pesquisas Culturais da Índia cantaram a música Haruga kita [A Primavera Chegou] em japonês, os membros da Índia entoaram uma canção folclórica em hindi. Assim, foi um momento de intercâmbio agradável e harmonioso.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.