Qual é a cor do céu?

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  06/02/2021 17:16

INCENTIVO DO LÍDER

Reprodução/Foto-RN176 Foto de  ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No livro A Menina Que Roubava Livros, do escritor australiano Markus Zusak, a Morte, narradora desse intrigante romance, afirma que as pessoas só costumam observar as cores do céu no começo e no fim do dia, e que seria interessante que o fizessem em outros momentos para perceber a multidão de matizes e de tons que passa a cada instante.

Certa ocasião, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, também se utilizou da analogia do céu para incentivar os jovens universitários, que alçariam voo rumo a um glorioso futuro: “(…) espero que vocês cultivem a capacidade de, mesmo em um dia ensolarado, antever a tempestade e, se estiverem no meio dela, serem capazes de visualizar um resplandecente céu azul no futuro”.1

Fevereiro é o mês de fundação da Divisão dos Universitários (DUni) da BSGI. Em 27 de fevereiro de 1984, há 37 anos, o próprio presidente Ikeda fundava a divisão por ocasião de sua terceira visita ao Brasil.

A fundação da Divisão dos Universitários no Brasil se deu em um momento intenso de sofrimento para os brasileiros que, além de terem de suportar uma grave crise financeira gerada pela hiperinflação, experimentavam a amargura do regime militar. Esses momentos de crise sempre foram o cenário propício para a criação da Divisão dos Universitários cujo propósito é fortalecer jovens valores que, se sobrepondo às circunstâncias transitórias, conseguem abrir um caminho vitorioso por meio da sabedoria do bodisatva Mérito Universal:

No nome Mérito Universal, “universal” refere-se ao princípio do verdadeiro aspecto de todos os fenômenos, a verdade essencial e imutável incorporada ao ensinamento teórico [do Sutra do Lótus]. E “mérito” expressa a ideia de sabedoria, a sabedoria que atua de acordo com as circunstâncias mutáveis, incorporada ao ensinamento essencial.2

Portanto, para o Budismo de Nichiren Daishonin, criação de valor é a sabedoria que atua de acordo com as circunstâncias mutáveis. É a capacidade de, mesmo em meio às circunstâncias adversas, reconhecer e trazer à tona o potencial ilimitado do estado de buda inerente à nossa vida e à vida das demais pessoas.

A fim de superar a grave crise imposta pela pandemia do novo coronavírus, dentre outras que haverão de surgir, a missão da DUni e da própria Soka Gakkai sempre será treinar pessoas possuidoras de “valor de caráter”, que na concepção do presidente Makiguchi representa “alguém cuja presença é sempre procurada e apreciada em tempos de crise, mesmo que não atraia muito a atenção. São pessoas de força unificadora na sociedade”.3

E para você, decorrido esse tempo de leitura, qual é a cor do céu agora? Mas, antes de responder, tenha cuidado! Não o observe com negligência e impaciência. Porque, além do suave azul de fim da tarde, por trás das espessas nuvens do carma, que tendem a obscurecer nossa vida, há o vasto e sublime universo, no qual a Terra segue, infalivelmente, todos os dias, seu compassivo movimento em torno do seu próprio eixo e o curso de uma gloriosa trajetória em torno do Sol.

Que venha o que vier! Que venha o “Ano da Esperança e da Vitória”!

Fernando Hideki Mendonça

Coordenador da Divisão dos Universitários da BSGI

Notas:

  1. Que Venha o Que Vier: Dedico às Mentes Brilhantes do Amanhã. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 49.
  2. Gosho Zenshu, p. 780. In: Terceira Civilização, ed. 572, abr. 2016, p. 16.
  3. Proposta de Paz 2014. In: Terceira Civilização, ed. 549, maio 2014, p. 22.