ROTANEWS176 10/03/2024 04h01 Por Fidel Forato
A ema e o avestruz podem até ser confundidos, mas existem diferenças entre essas aves de grande porte, como os locais que vivem e a velocidade que alcançam.
Com longos pescoços, pernas cumpridas, penas escuras no peito e cabeças achatadas, detectar a diferença entre a ema e o avestruz não é uma tarefa simples, mas está longe de ser impossível. Em comum, as emas (do gênero Rhea) e os avestruzes (do gênero Struthio) não conseguem voar, nem mesmo como uma galinha, “sabem” correr e têm dietas onívoras.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Md Rumon Munshi/Unsplash / Canaltech
Fora da natureza, o avestruz e a ema são criados para a produção de peles exóticas, ovos, penas e carne. No entanto, as duas aves têm inúmeras diferenças entre si e estão distribuídas geograficamente em pontos diferentes do mundo, como veremos a seguir.
O que é ema?
A ema é uma ave de grande porte nativa da América do Sul. Para ser mais preciso, a ema (Rhea americana) é conhecida por habitar historicamente países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Brasil. Segundo a Encyclopedia Britannica, esta espécie de ema costuma ter as penas num tom cinza ou marrom, mescladas com penas pretas.
Reprodução/Foto-RN176 As emas são grandes aves nativas da América do Sul (Imagem: Rufus46/Wiki Commons/CC-BY-SA-3.0) Foto: Canaltech
No entanto, esta não é a única espécie de ema conhecida. Também há a ema-pequena (Rhea pennata), como o próprio nome já diz é menor que a prima. Com penas castanhas de pontas brancas, ela pode ser encontrada no Peru, na Bolívia, no Chile e na Argentina.
O que é avestruz?
Os avestruzes são as maiores aves vivas do planeta e são conhecidos pelo comportamento mais agressivo e territorialista — eles podem até “chutar”, embora acidentes com humanos sejam raros.
Aqui, novamente, o nome é usado para fazer referência a duas espécies distintas: o avestruz-comum (Struthio camelus) e o avestruz-somali (Struthio molybdophanes).
Reprodução/Foto-RN176 Ainda maior que a ema, o avestruz é a maior ave viva (Imagem: Chris Stenger/Unsplash) Foto: Canaltech
A espécie mais comum pode ser encontrada em diferentes pontos do continente africano. Já o avestruz-somali está concentrado no leste da África, sendo comum na Etiópia, Quênia e Somália.
Independente da espécie, o macho é quase todo preto, mas têm penas brancas nas asas e na cauda. Enquanto isso, as fêmeas são quase todas marrons.
Diferença entre ema e avestruz
Para saber a diferença entre ema e avestruz, que são animais de gêneros e espécies diferentes, é possível recorrer a quatro características distintas:
– Velocidade;
– Tamanho;
– Penas;
– Patas.
Os avestruzes são mais rápidos e estão entre os animais mais velozes do mundo, mas as velocidades máximas são próximas entre eles. O avestruz pode chegar a 72,5 km/h, e as emas conseguem correr cerca de 60 km/h.
De mais fácil identificação, os avestruzes são sempre maiores — um macho pode chegar a 2,75 m com o longo pescoço erguido e pesar 150 kg. Já as emas chegam a algo próximo de 1,2 m e pesam cerca de 20 kg.
Entre os pontos interessantes de observação para localizar as principais diferenças, estão as penas. Os avestruzes normalmente não têm plumas na cabeça, pescoço e coxas, diferente das emas. Outra curiosidade é que as emas têm três “dedos” nas patas, enquanto os avestruzes contam com apenas dois dedos.
Fonte: Encyclopedia Britannica (1, 2) e Wiki Commons
FONTE: FANALTECH