ROTANEWS176 26/10/2024 12:10 JUVENTUDE SOKA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Foto Getty Images
Alguns estudos indicam que os seres humanos são capazes de ter, em média, 70 mil pensamentos por dia. Segundo os neurocientistas, esse número é uma estimativa e, sendo assim, nós temos 3 mil pensamentos por hora, ou seja, cinquenta pensamentos por minuto, aproximadamente.1
Desses pensamentos, quantos são positivos? Sabemos que, ao longo do dia, se não tomarmos cuidado, no primeiro deslize, alguns pensamentos já nos deixam com uma condição de vida inferior e acabamos sentindo um vazio. Entretanto, ao dialogarmos com quem confiamos, ao recitarmos daimoku e ao lermos algum incentivo de Ikeda sensei, elevamos nossa condição de vida e, daí, expressamos gratidão, carinho e decisão por ultrapassar determinadas situações. Um estudo realizado pela Universidade Harvard identificou que a gratidão faz bem para o cérebro. Pela pesquisa, o ato de agradecer fortalece o vínculo interpessoal, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão.2 Importante, não?
Ikeda sensei incentivou:
Palavras de gratidão fortalecem os laços de confiança e de amizade. Quantas vezes você consegue dizer “obrigado” às pessoas? Quantas palavras de gratidão consegue expressar? Na verdade, é nesse ponto que se manifesta a humanidade. O espírito de gratidão é importante. Se possuir o sentimento de gratidão, a alegria brotará. Se tiver alegria, surgirá a coragem. Nascerá, também, o sentimento de se esforçar para retribuir. Quem manifesta gratidão é feliz.3
Como integrantes da Juventude Soka do Brasil, manifestemos a força jovem capaz de vencer e de inspirar a todos. Abaixo, apresentamos um “raio x” do novo coordenador da Juventude Soka, Edjan Santos, e um texto dele sobre gratidão.
No topo: Getty Images
Notas:
- Disponível em: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quantos-pensamentos-temos-por-dia.html. Acesso em: 22 out. 2024.
- Leia matéria no link disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/gratidao-provada-por-estudos-de-harvard-que-faz-bem-para-o-cerebro e https://forbes.com.br/forbessaude/2024/05/por-que-praticar-a-gratidao-e-indispensavel-segundo-a-neurociencia/#:~:text=A%20gratid%C3%A3o%20estimula%20a%20libera%C3%A7%C3%A3o,incentiva%20express%C3%B5es%20repetidas%20de%20gratid%C3%A3o. Acesso em: 18 out. 2024.
- IKEDA, Daisaku. Seja Você Mesmo. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
Amizade, companheirismo e bondade
Reprodução/Foto-RN176 Edjan Souza Santos
EDJAN SANTOS, COORDENADOR DA JUVENTUDE SOKA DA BSGI
Ananda era um dos principais discípulos de Shakyamuni, conhecido por sua incrível memória, devoção e por servir como assistente pessoal do Buda durante muitos anos. Apesar de sua proximidade com o mestre, Ananda demorou a alcançar a iluminação, pois sua principal preocupação era sempre cuidar do Buda e de outros discípulos.
Conta-se que, certa vez, Ananda, sentiu-se grato por todas as lições que o Buda havia lhe ensinado, e decidiu expressar essa gratidão. Ele foi até o Buda e disse:
— Venerável senhor, acredito que a amizade e o serviço ao senhor representam metade do caminho para a iluminação.
O Buda sorriu e respondeu:
— Ananda, não diga isso. O caminho da iluminação não é dividido em partes. A amizade, o companheirismo e a bondade para com os outros representam o caminho inteiro.
Com essa resposta, Shakyamuni ensinou a Ananda que a verdadeira gratidão não é apenas reconhecer os benefícios que recebemos, mas também perceber que a prática do caminho do buda é feita por meio das nossas relações com os outros. A compaixão, a generosidade e o cuidado mútuo são o próprio caminho para a iluminação, e não apenas uma parte dele.
Existem inúmeros companheiros espalhados pelo Brasil e pelo mundo encarando com muita seriedade os próprios desafios, ao mesmo tempo em que não se esquecem ou se abstém de incentivar e apoiar as pessoas próximas, mantendo o espírito de Ananda.
Este meu texto tem como grande objetivo exercitar essa prática do buda, a genuína gratidão. Ser grato aos que nos apoiam, às oportunidades de aprendizado e aos relacionamentos que cultivamos não é apenas uma virtude, mas o próprio alicerce do caminho para transformar nosso carma e atingir a iluminação.
Gratidão, na prática budista, está intimamente ligada à interconexão entre todos os seres. Ao sermos gratos, reconhecemos nossa interdependência e reforçamos o valor do cuidado mútuo. Praticamos o Budismo de Nichiren Daishonin porque Ikeda sensei veio ao Brasil na década de 1960 e plantou a semente do kosen-rufu em nossa terra. Estamos ligados ao Mestre, mesmo muitos de nós nunca termos nos encontrado fisicamente com ele. Também praticamos o budismo por conta de alguns veteranos anônimos que assumiram essa missão de continuar a luta do kosen-rufu no Brasil e que criaram as condições para que novos jovens valores surgissem.
Como jovens, nossa gratidão deve ser evidenciada criando causas por meio de pensamentos, palavras e ações. Pensar em gratidão e como ser mais gratos, expressar verbalmente nosso carinho a essas pessoas e agir em honra aos esforços que nos conduziram até aqui. Esse é o verdadeiro caminho da gratidão praticado no budismo.
Manifesto minha gratidão por ter lido até aqui e por ser quem você é.
Muito obrigado!
Quem é o Edjan?
Edjan Souza Santos, tem 36 anos, é casado, desde julho do ano passado, com a Isabella. Formado em sistemas de informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente, trabalha como gerente de tecnologia e inovação. Filho de Edmilson, baiano de quase 1,90 metro, e Jania, cearense com ímpeto e fúria de cangaceira, mas com sensibilidade e inteligência dos poetas e poetisas nordestinos.
O nome Edjan, inclusive, vem da junção do nome dos dois: Ed, de Edmilson, e Jan, de Jania. Assim também veio o nome da sua irmã, Janed, que mora com sua esposa, Fernanda, e seus gatos em Toronto, Canadá.
Saiba mais
Leia seu relato clicando aqui.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO