Quem será o campeão?

EDITORIAL

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 16/06/2018 18:22

Vamos traçar um paralelo da disputa de um jogo de futebol como a da Copa do Mundo na Rússia e a expansão do movimento pelo kosen-rufu.

Há muito semelhanças na estratégia de ambos – planejamento, execução, motivação, importância da união e espirito de equipe, maneira de lidar com vitórias ou derrotas. É também importante que haja regras e metas individuais e no âmbito coletivo.

No caso de uma partida de futebol, o objetivo é fazer gols para ganhar o jogo. Assim, é fundamental que o técnico da equipe adote a melhor estratégia para evidenciar o máximo potencial de cada jogador e assim direcioná-lo para a vitória. Mesmo que haja ótimos talentos, se eles não evidenciam o melhor em equipe, o objetivo não será alcançado. Há pessoas diferentes que desempenham funções distintas. Cada um tem papel importante para um bom resultado e este é definido quando todos dão o seu melhor em harmonia.

Na organização, exercitamos o estudo do budismo, a pratica individual e altruística e aprofundamos a fé dia a dia. Ao longo de nossa trajetória nos deparamos com obstáculos que podem nos deixar vulneráveis, mas com base no exercício budista e nos direcionamentos do nosso mestre, presidente Ikeda, podemos nos fortalecer a alcançar a vitória infalivelmente.

A SGI é formada por pessoas com características e realidade diferentes, todas possuidoras do estado de buda. Com o somatório dessas pessoas de valor, cada qual em seu local de atenção e da forma como é em harmonia, busca a concretização do kosen-rufu, a paz e a felicidade da humanidade.

Avançar com perseverança

O presidente Ikeda nos direciona para colocarmos em prática três pontos importantes (BS. Ed. 2.414,7 abr. 2018 p. C4):

  1. Em primeiro lugar, que cada pessoa mantenha por toda a vida o seu juramento seigon pelo kosen-rufu.
  2. Em segundo, que trilhe até o fim pelo grande caminho da “unicidade de mestre e discípulo”.
  3. Em terceiro, que mantenha a firme união de “diferentes em corpo, unos em mente”.

Esses direcionamentos contém os valores de continuidade e persistência. Dedicados esforços diante de questões adversas proporcionam o aprimoramento de nossa força e capacidades.

Casa contrário, se somos guiados por influências externas e deixamos de acreditar no objetivo, desistimos de lutar e a derrota acontece. A regra é clara – não importando o que aconteça, vamos avançar com perseverança!

Valorizar cada momento

          “A vitória e o trabalho árduo andam de mãos dadas. Empenhando-se cem poe cento, a vitória acontecerá naturalmente. Espero que compreendam que a alegria não se encontra apenas na vitória em si, mas no esforço, no empenho e no desafio para conquistar a vitória” (BS. Ed. 1.582, 2 dez. 2000, p. A3), diz o Mestre.

No budismo de Nichiren Daishonin, aprendemos a valorizar cada acontecimento, pois possui um grande significado e nos agrega aprendizado e desenvolvimento. Nesse sentido, as adversidades são encaradas positivamente, uma vez que possuem uma relação direta com a nossa revolução humana. A revolução humana acontece justamente no enfrentamento e superação dos desafios ao longo da nossa vida. Esta é a grande vitória a qual o presidente Ikeda se refere.

Pondo em pratica os direcionamentos do nosso “técnico” e juntos com nossa “equipe”, vamos empreender esforços e fazer muitos “gols” em nossa vida!

Podemos não saber ainda quem será o campeão da Copa do Mundial de 2018, mas vamos decidir neste momento que na copa da nossa vida e na do kosen-rufu do Brasil seremos infalivelmente campeões!