ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 10/03/2022 22:15
NOTÍCIAS / REDAÇÃO
Encontros do Grupo Coração, da Divisão Feminina (DF), criam ondas de alegria, encorajamento e esperança nas organizações de base da BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Bloco Santa Cruz – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Em certa ocasião, o presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, comentou sobre as atividades da Divisão Feminina (DF) em pequenos grupos:
A filosofia Soka é propagada mediante diálogos de coração a coração, por diálogos que promovem a compreensão e a confiança. Esses encontros em pequenos grupos organizados por integrantes da DF são microcosmos de harmonia humana.1
Essas palavras do Mestre retratam bem o espírito com que as integrantes da DF da BSGI realizam uma atividade primordial e que já se tornou rica tradição: os encontros do Grupo Coração. Normalmente promovida nos níveis de bloco e de comunidade, busca aproximar as participantes pelo diálogo, pelo mútuo incentivo e por compartilhar experiências, sobretudo da prática do budismo. A escolha da periodicidade e dos temas tratados fica a cargo de cada organização. Comuns a todos os núcleos são o formato virtual, em decorrência dos cuidados em relação à pandemia da Covid-19, a disposição, a criatividade e a alegria de cada localidade.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Guararapes – Editora Brasil Seikyo – BSGI
A atividade do Bloco Santa Cruz (CGSP), no litoral paulista, realizada em 18 de fevereiro, contou com a participação de Sueli Ogawa, coordenadora-geral da DF da BSGI, que incentivou sobre o poder da recitação do daimoku e sobre a força das mulheres para vencer as dificuldades. Valdete Lyra dos Santos, responsável pela DF do bloco, comenta: “Tivemos a presença de uma convidada, o relato de saúde maravilhoso de uma veterana e a participação de companheiras com mais de 70 anos, que antes tinham dificuldade com a tecnologia, mas, com nosso apoio, estão participando. Recitamos daimoku determinadas para que tudo desse certo na atividade e que todas se sentissem felizes e vitoriosas”.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Jardim Leal – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Em Curitiba, PR, na Comunidade Novo Mundo (CRE Sul), a responsável pela DF, Lilian Stalchmidt, ressalta o apoio fundamental das líderes de distrito e acima para a atividade, promovida no dia 5 de março. “Enviamos o convite junto com a Mensagem de Ano-Novo do presidente Ikeda, que estudamos e foi tema de um produtivo diálogo, no qual cada participante citou o trecho que mais tocou seu coração, rendendo até um relato”, conta Lilian.
Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Novo Mundo – Editora Brasil Seikyo – BSGI
As integrantes da Comunidade Jardim Leal (CSMRJ), no Rio de Janeiro, exploraram o tema “Evidenciando o Meu Melhor a Cada Dia” em sua atividade, realizada no dia 15. “Um encontro de fé, força, coragem e comprovação, que nos impulsionou com a certeza da vitória. Nesse dia, houve uma troca de energia fundamental para nosso desenvolvimento. Obrigada pela oportunidade de fazermos parte dessa maravilhosa família Soka!”, comentou Maria de Fátima da Silva, responsável pela DF da comunidade.
No topo: Bloco Santa Cruz
Nota:
- Terceira Civilização, ed. 595, mar. 2018, p. 48.