Raymond Albert Kroc! De um simples vendedor, a um empresário mundial depois de 1954

ROTANEWS176 01/07/2014 11:36                                                                                                                              Por JC

Reprodução/Foto-RN176  Ray Kroc vendia máquinas de fazer milk shakes, antes de ficar rico

Com o passar da idade, muita gente que sequer chegou aos 50 anos desanima e começa a acreditar que já é tarde demais para empreender, para se desafiar, enfim, para mudar de vida.

Um excelente exemplo que contraria frontalmente esta crença – independentemente das críticas ao tipo de alimento que a rede de lanchonetes serve – é o do fundador do McDonalds.

Até os 52 anos, o americano Raymond Albert Kroc, o Ray Kroc, era um simples vendedor de copos de papel e de máquinas para fazer milk shakes.

Os negócios do vendedor iam mal e ele estava de olho em novas oportunidades de negócios. Em 1954, intrigado com o volume de pedidos que recebeu de uma lanchonete em San Bernardino, no estado da Califórnia, Ray resolveu visitá-la. “Percebi que algo estava acontecendo ali”, disse anos depois. O restaurante, onde os irmãos Maurice e Richard McDonald serviam refeições rápidas, vivia lotado. Fazia enorme sucesso pela qualidade dos serviços, dos hambúrgueres e da rapidez com que atendiam seus fregueses.

Ray Kroc logo entendeu que aquele modelo poderia ser expandido com sucesso para outros lugares e convenceu os irmãos McDonald’s a lhe vender o direito de comercializar a marca e as ideias daquele modelo de lanchonete.Como ele não tinha recursos para investir numa cadeia de lanchonetes, teve de utilizar o sistema de franquia, que nunca havia sido tentado antes neste tipo de comércio varejista.

Reprodução/Foto-RN176 Com a mulher e o cachorrinho, já milionário

John F. Love, autor do livro “McDonald’s A verdadeira história do sucesso”, (Editora Bertrand, 1987), nos apresenta um relato aprofundado da trajetória desta corporação bilionária desde sua fundação pelas mãos do lendário Ray Kroc, até a data da publicação do livro, quando a companhia já contava com 9.300 restaurantes em 42 países, e tinha servido até aquele ano 55 bilhões de hambúrgueres.

A McDonald’s é a maior compradora de carne bovina dos EUA, e a maior proprietária mundial de imóveis comerciais. Certamente, hoje estes números são mais impressionantes ainda.

Segundo Fred Turner, à época presidente da companhia, Ray Kroc tinha algumas características que foram determinantes para o sucesso da empresa como um todo.

Reprodução/Foto-RN176  Ele transformou uma pequena barraca de hambúrgueres da Califórnia no maior império de fast food do mundo, atendendo cerca de 68 milhões de clientes diariamente em 119 países.

Ele tinha uma enorme fé e sonhava com o sucesso da empresa a longo prazo, chegando a aconselhar aos colaboradores: “concentrem-se em fazer um bom trabalho e não em ganhar dinheiro, pois, se trabalharem duro e gostarem de seu trabalho, os problemas de dinheiro se resolverão por si”.Por mais estranho que possa parecer, Ray Kroc, só começou a receber salário da companhia após sete anos de sua fundação, neste meio tempo vivia precariamente das vendas de máquinas de milkshakes. O fundador da até hoje maior rede de lanchonetes do mundo morreu bilionário, em 1984, aos 82 anos de idade.