Reconectar

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 04/04/2020 10:00

INCENTIVO DO LIDER

Vivemos atualmente uma dualidade entre o mundo real e virtual. Eis a reflexão que tenho feito nesses dias desafiadores, ocasionados pela pandemia do coronavírus, e gostaria de compartilhar. Observa-se que os que moram longe ficaram próximos graças à tecnologia, e quem está em nosso dia a dia se distanciou também devido à mesma tecnologia. Muitas vezes desejamos passar um tempo com nossos familiares e amigos, mas inconscientemente nossa mente não se desliga do mundo externo; ficamos à mercê do celular, do e-mail, das mensagens, e não nos entregamos integralmente ao que o momento exige.

Forçosamente ou não, esses dias atuais em casa nos têm dado a oportunidade de nos conectar novamente com as pessoas do nosso cotidiano, a base da nossa vida, nossa família. Aproveitando da melhor forma possível esse tempo precioso, estamos também fortalecendo nossa fé por meio da prática individual, orando sincero daimoku diante do Gohonzon para que a situação se normalize quanto antes.

E com base na recitação do daimoku, extraímos a sabedoria para utilizar essa mesma tecnologia a fim de estarmos juntos. Inúmeras localidades e membros estão compartilhando fotos dos encontros virtuais que estão sendo realizados nesse período de isolamento, utilizando-se de aplicativos. Estão de fato sendo úteis nessa fase.

Quero compartilhar duas frases do livro Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, que diz: “Para as pessoas que têm fé no Gohonzon, tudo é benefício” (p. 131) e “O Sol se levanta e ilumina a Terra. De forma semelhante, aqueles que mantêm a Lei Mística devem compreender as questões seculares. A fé faz com que o sol da sabedoria desponte em nosso coração, possibilitando-nos enxergar claramente o que precisamos fazer para vencermos na vida” (Ibidem, p. 132).

Aproveitemos então essa chance para nos reinventar, nos aproximar novamente daqueles de quem sentimos falta, e para resolver aquela pendência que deixamos em aberto. Enxergar nas dificuldades a oportunidade para vencer de forma absoluta — eis a visão de um buda inerente à nossa vida.

Com certeza, todos já estão fazendo essas mesmas reflexões diariamente. Por conta disso, avanço em outro ponto de vista. Quando passar tudo isso, qual caminho escolher? A correria do dia a dia, o isolamento devido às ocupações ou o distanciamento social priorizando somente a individualidade? Se assim ocorrer, continuaremos no isolamento social. Mas o budismo nos ensina que existe um terceiro caminho para todas as questões, o caminho do meio, e o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, lança luz ao tema: “O caminho do meio é um processo de ‘viver e deixar a nossa própria marca na sociedade, enquanto constantemente questionamos nossas próprias ações para assegurarmos que estejam de acordo com o caminho da humanidade’” (BS, ed. 2.376, 17 jun. 2017, p. A3).

Acredito que, aprendendo com a adversidade e mudando nossa visão de mundo de antes da pandemia, tudo terá um novo sentido. Com foco em um mundo mais humano e pacífico, com certeza entenderemos que, para quem tem fé no Gohonzon, tudo é benefício. Façamos da nossa vida o grande sol que iluminará a vida de todas as pessoas.

Joji Handa

Coordenador da Divisão dos Jovens de coordenadoria