Rede mundial de jovens Soka, esperança da humanidade

ROTANEWS176 22/09/2023 16:25                                                                                                                                  ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Líderes da Juventude Soka do Brasil compartilham experiências e aprendizados com a participação no recente Curso de Aprimoramento da SGI no Japão.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa com participantes do Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI, que reuniu representantes de 44 países e territórios de cinco continentes – Foto: Seikyo Press / Arquivo pessoal

Após quatro anos, a Soka Gakkai Internacional (SGI) promoveu, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, o Curso de Aprimoramento dos Jovens, no Japão, com a participação de 106 representantes de 44 países e territórios de cinco continentes. O evento, interrompido devido à pandemia da Covid-19, foi retomado com todo o vigor dos jovens representantes, dando início a uma nova fase de avanço do kosen-rufumundial.

Representando os companheiros da BSGI, participaram os coordenadores Monique Tiezzi (Juventude Soka), Edjan Santos (Divisão Masculina de Jovens [DMJ]), Livia Endo (Divisão Feminina de Jovens [DFJ]), Camila Akama (Divisão dos Estudantes [DE]) e Fernando Mendonça (Divisão dos Universitários [DUni]).

***

Fernando Mendonça (Divisão dos Universitários [DUni])

Um dos principais momentos do curso foi o gongyo no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido), que aconteceu na manhã do dia 1o de setembro. É muito significativo reconfirmar nosso juramento seigan quando estamos prestes a comemorar os dez anos da inauguração (em novembro deste ano) do auditório, em um momento em que a Soka Gakkai está gradativamente retomando as atividades presenciais no local.

No período da tarde, tivemos a chance de atuar no seiri (recepção dos participantes), recebendo treinamento diretamente dos integrantes dos grupos de bastidores. Essa interação foi a oportunidade única de fazermos parte da vida desses companheiros naquele momento tão importante.

No dia 3, visitamos o bairro de Ota, que tem ligação muito forte com várias passagens da vida de Ikeda sensei. No centro cultural da localidade, conhecemos diversos fundos de cena da vida do Mestre e da história da Soka Gakkai. A visitação foi encerrada com a apresentação de um coral da Divisão dos Estudantes e senti a continuidade, a ligação entre passado, presente e futuro.

Reprodução/Foto-RN176 Visita ao Centro Cultural de Ota – Foto: Seikyo Press / Arquivo pessoal

Participamos também da 15a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, no dia 2, na qual foi apresentada a maravilhosa mensagem do presidente Ikeda [veja íntegra nesta edição] e também foram impactantes o vídeo do Mestre e os direcionamentos dos líderes, falando da missão social da Soka Gakkai.

***

Camila Akama (Divisão dos Estudantes [DE])

O intercâmbio com os demais jovens participantes foi bem interessante, realizado no dia 3, e lembrou, em muitos aspectos, nossa Academia Índigo, por causa da criatividade e da interatividade. Eram representantes de vários países, cada qual com seu idioma, mas conseguimos nos entender perfeitamente. Também compareceram representantes do Japão, totalizando mais de oitocentos participantes. Entregamos lembrancinhas, representando a BSGI e o Instituto Soka Amazônia, estreitando os laços de amizade com todos.

Conhecemos os esforços dos jovens e recebemos incentivos de Hiromasa Ikeda, vice-presidente da SGI, com base no romance Nova Revolução Humana.

Vivemos momentos de descontração e de alegria, mas também muito incentivadores, por estarmos com os companheiros do mundo, unidos com o mesmo propósito de corresponder à expectativa de Ikeda sensei.

***
Edjan Santos (Divisão Masculina de Jovens [DMJ])

Cúpula Mundial dos Jovens foi realizada também no dia 3, na Sala Kinmai, do Centro Cultural Soka, em Tóquio, no formato de um grande fórum. Na ocasião, nossa coordenadora Monique Tiezzi discorreu sobre o Instituto Soka Amazônia, além da missão e das atividades do instituto.

Em seguida, diversos participantes compartilharam as iniciativas que estão empreendendo em sua localidade sobre temas como abolição das armas nucleares, mudanças climáticas, reflorestamento, aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, entre outros assuntos. [O presidente Ikeda comenta a respeito de parte desse diálogo em seu artigo publicado na seção Em Dia desta edição .]

Ao final, o coordenador da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, Mitsuo Nishikata, incentivou a todos a realizar esforços concretos em meio à realidade da sociedade e para o bem das pessoas.

***

Livia Endo (Divisão Feminina de Jovens [DFJ])

Tivemos um momento de intercâmbio com os companheiros da SGI-Coreia do Sul, em que compartilhamos experiências e nos incentivamos mutuamente em uma troca muito rica, inclusive do ponto de vista cultural.

Reprodução/Foto-RN176 Intercâmbio com jovens da Coreia do Sul – Foto: Seikyo Press / Arquivo pessoal

Também foram muito significativos os diálogos que mantivemos com os representantes dos grupos horizontais dos jovens, como Sokahan, Gajokai, Ongakutai e Byakuren (equivalente ao grupo Cerejeira no Brasil). Compartilhamos a luta dos grupos da BSGI e, embora estejamos distantes fisicamente dos companheiros do Japão, as realidades são muito parecidas, sobretudo em relação aos desafios pós-pandemia. Lá, também, estão se dedicando a encontrar e a incentivar cada pessoa.

Com líderes representantes da Divisão dos Estudantes do Japão, ficamos sabendo da recente realização da reunião de palestra de agosto em que foi incentivada a participação dos integrantes da DE, por meio de visitas e de diálogos. Durante essas visitas, perguntaram a opinião deles sobre as atividades, resultando em muitas respostas interessantes que servirão para aprimorar o conteúdo das reuniões. No Brasil, também, estamos nos esforçando para saber a opinião dos jovens em relação às reuniões de palestra e a outras atividades, procurando aprimorar cada vez mais a realização desses eventos para que todos saiam realmente incentivados deles.

Conversamos com líderes da Divisão dos Universitários, os quais compartilham quatro diretrizes como declaração da DUni: 1) Colocar-se na vanguarda pela abolição das armas nucleares. 2) Jamais permitir que a dignidade da vida seja violada. 3) Forjar o intelecto para proteger o povo. 4) Expandir a amizade para a construção da paz mundial. Essas diretrizes, feitas no formato de carta aberta, foram apresentadas numa atividade da DUni com a participação de 3 mil universitários, em dezembro de 2022.

Por fim, dialogamos com o coordenador do Departamento de Estudo do Budismo da Soka Gakkai, Seichiro Harada, e com outros líderes. Ele discorreu sobre os esforços para aprimorar a atuação dos explanadores, proporcionando oportunidades para que possam coordenar o estudo, e citou pontos fundamentais no que se refere à postura ao explanar: transmitir de forma correta e com precisão; transmitir de forma clara e de fácil compreensão; e transmitir com convicção.

***

Monique Tiezzi (Juventude Soka)

Gostaria de compartilhar algumas orientações e direcionamentos que recebemos durante o curso de aprimoramento, o primeiro realizado oficialmente pela SGI no período pós-pandemia, aspecto ressaltado constantemente ao longo da atividade e que mostra esse novo olhar, esse novo caminho a ser construído principalmente pelos jovens. Nesse sentido, percebemos o esforço de todos em promover um curso inovador e para construirmos, juntos, a vitória em 2030. Realmente é uma rede de solidariedade mundial criada na Soka Gakkai.

Havia representantes de cinco continentes e sentimos que todos nós estávamos muito próximos, muito unidos, visualizando o futuro. Além do 10o aniversário de inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, outro grande marco está previsto para março de 2024, com a realização de uma convenção mundial da Juventude Soka.

Sobre os incentivos que recebemos, o primeiro ponto que desejo compartilhar é sobre o estudo do budismo realizado no curso, com a participação do Sr. Harada, coordenador do DEB da Soka Gakkai. Nesse diálogo, nós nos aprofundamos em uma série de explanações de Ikeda sensei voltadas para os jovens e que abordaram cinco pontos essenciais para uma liderança humanística: coragem, espírito invencível, sucessores, humanismo e kosen-rufu. O Sr. Harada também refletiu sobre o significado de estarem reunidos por ocasião do curso de aprimoramento, representando uma grande vitória após esses anos de desafios impostos pela pandemia da Covid-19. E ainda sobre a grandiosa missão como jovens de transformar o destino da humanidade, passando do papel de “ser salvo” para ser “alguém que salva”.

Outro momento emocionante e decisivo foi a participação na Reunião de Líderes da Soka Gakkai, com destaque para a mensagem e as caligrafias dedicadas por Ikeda sensei e que carregam toda a sua expectativa na atuação e na vitória dos jovens companheiros Soka (veja nesta edição do BS ).

Ressalto também os incentivos do Sr. Hiromasa Ikeda, com base no romance Nova Revolução Humana, cujo teor contém todo o fundamento e o direcionamento do Mestre aos discípulos, e cabe a nós pô-los em prática em nossa vida, escrevendo nossa própria história da NRH.

Vimos que os membros da Soka Gakkai do mundo inteiro estão se dedicando para corresponder aos anseios de Ikeda sensei. E a esse esforço juntam-se os membros da BSGI, unidos para concretizar o grandioso objetivo de cem jovens por distrito, consolidando a rede de 100 mil jovens, coroando o “Ano dos Jovens e do Triunfo” e oferecendo essa vitória ao Mestre.

No topo: foto comemorativa com participantes do Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI, que reuniu representantes de 44 países e territórios de cinco continentes

Fotos: Seikyo Press / Arquivo pessoal

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO