ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2022 18:2
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria Reflexão e ação – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Estava aguardando a realização de uma visita, e chegou então a mensagem de confirmação. Era para um conselheiro de comunidade de 81 anos, que estava com problemas de saúde, dentre eles a depressão. O dia, horário, link, tudo certo para a visita virtual, que foi feita sem impedimentos. Ao longo do encontro, conversamos bastante sobre os desafios de sua saúde — diabetes há longos anos, com demanda de controle importante; hipertensão; depressão; sequelas de um AVC, quero dizer, foram quatro AVC, numa sequência de dias seguidos extremamente críticos, mais ou menos um ano atrás. E, por fim, recentemente, há um mês, teve Covid-19. Todos sabemos da gravidade do coronavírus num quadro de saúde desses!
Cá entre nós, imagine se preparar para uma visita dessas. Difícil, né? Pois, se não me colocar no lugar dele, será que me permitiria ser incentivado? Fazendo valer a estratégia do Sutra do Lótus, desafiei a recitação de uma hora a mais de daimoku antes da visita, para que humildemente, com coração aberto, ele aceitasse um ombro amigo.
Durante a conversa, além dos desafios dos diversos tratamentos que ele enfrenta no dia a dia, felizmente, uma boa notícia em relação à Covid-19. Graças às três doses de vacina tomadas, não teve sintomas, e a confirmação do teste positivo foi até recebida com muita surpresa, porque nem sintomas leves ele teve! Aí sim! Vacina sim!
Porém, minha grata surpresa foi que a razão da sua angústia não eram as dificuldades das doenças. Os três companheiros da Divisão Sênior (DS) que me acompanharam na visita virtual relataram, com extremo carinho, quanto esse grande veterano é dedicado às atividades e aos membros. Antes da pandemia, ele entregava os periódicos, fazia parte do Ohjokai (grupo de plantão na sede regional), participava com orgulho das atividades do Grupo Campestre e também do coral da RM. Apesar do seu quadro de saúde, ele demonstra muita, mas muita gratidão pela prática da fé na Gakkai, e diz que seu relato de comprovação duraria uns quatro dias!
Com tudo isso, vi que a razão da angústia não eram as doenças, mas a saudade de encontrar os companheiros da comunidade e de todas as atividades! Enfim, nem o diabetes severo nem a depressão, nem a perda de sensibilidade de um lado do corpo por causa dos AVC, nem o mal-estar causado por tantos medicamentos e, ainda, nem a Covid-19 afetaram sua vontade de fazer daimoku e sua gratidão pelo Mestre e por todos da organização!
Sabe aquela máxima que bem conhecemos, numa visita nosso objetivo é incentivar, mas, ao contrário, somos nós que saímos incentivados? Aprendi com ele que o rigor das circunstâncias, por pior que seja, não pode derrotar quem vive o humanismo Soka do kosen-rufu no coração. Por isso, ele encara as mazelas das doenças com naturalidade, dizendo simplesmente que fazem parte.
Ao final do encontro, fiquei emocionado com a reação dele quando comentei que, em breve, ainda neste ano, o retorno das atividades presenciais iniciaria sua retomada. Apesar de eu estar vendo numa tela, os olhos dele brilharam intensamente pelas lágrimas de emoção. Então, ele manifestou sua decisão: renovar sua carta de habilitação, a fim de levar os companheiros para as reuniões. Os sonembus nesta visita até comentaram: “O senhor fez tanto pela comunidade, não se preocupe que chegou a hora de a gente retribuir e levá-lo para a atividade com todo o carinho, pode deixar”. É claro que ele insistiu em reafirmar seu objetivo.
Independentemente de qualquer coisa, só a manifestação dessa decisão já é uma vitória incontestável, não é? Ele não objetivou por sua saúde, mas por levar os amigos para as atividades. Que benevolência extraordinária! Ikeda sensei afirmou no livro Sabedoria do Sutra de Lótus que a prova da iluminação ou revolução humana de uma pessoa é a sua benevolência.
Aqueles que atingiram a verdadeira iluminação não se isolam nela, em vez disso, manifestam um espírito de infinita benevolência. (…) Uma pessoa com um estado de vida elevado é capaz de reconhecer e valorizar a individualidade das pessoas. Uma pessoa de sabedoria esforça-se para fortalecer as outras e para ajudá-las a extrair o melhor de si mesmas.1
A revolução humana ou iluminação são inseparáveis da benevolência. Esse aprendizado na prática com nosso querido veterano é um ponto muito profundo para refletirmos, não é?
Reginaldo Tateigi
Coordenador de coordenadoria
Nota:
- IKEDA, Daisaku.Sabedoria do Sutra do Lótus. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 87-90.