Reino Unido deixa oficialmente a União Europeia

ROTANEWS176 E POR DW 31/01/2020 20h26

Brexit encerra casamento de 47 anos. Milhares de britânicos se reúnem para celebrar o divórcio. Boris Johnson anuncia começo de “nova era”.O Reino Unido deixou nesta sexta-feira (31/01) oficialmente a União Europeia, encerrando uma relação de 47 anos. Milhares de apoiadores do Brexit se reuniram em frente ao Parlamento britânico em Londres para aguardar e celebrar esse momento histórico. Alguns chegaram a queimar uma bandeira do bloco europeu.

SAIBA MAIS

Reino Unido deixa a UE e faz história nesta sexta-feira

Polícia espanhola procura estudante brasileira que desapareceu em Barajas

Debutantes ganham ação social inovadora em Ribeirão Preto

Em 4 pontos, os erros que transformaram o Enem 2019 em crise

Sobe número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Reprodução/Foto-RN176 Milhares se reuniram em frente ao Parlamento britânico para celebrar o Brexit Foto: DW / Deutsche Welle

Em um discurso para marcar a saída do Reino Unido da UE, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu o país supere a divisão provocada pelo processo do Brexit e comemorou a “nova era”.

“Para muita gente esse é um assombroso momento de esperança, um momento que pensavam que nunca chegaria. Há muitos, certamente, que estão com uma sensação de ansiedade e perda”, admitiu Johnson no discurso que foi divulgado uma hora antes da oficialização do Brexit.

Às 23h no horário local, o Reino Unido deixou o bloco europeu. Apesar do divórcio, o país seguirá integrando as estruturas da UE até o próximo dia 31 de dezembro, período no qual as partes negociarão como será a futura relação entre elas.

“Nosso trabalho como governo, meu trabalho, é unir esse país e levá-lo em frente” disse o primeiro-ministro. “O mais importante que se deve dizer nesta noite é que isso não é um final, mas sim um começo. Esse é o momento em que o sol nasce e a cortina se levanta em um novo ato da nossa grande obra nacional”, disse Johnson.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.