Resiliência de um veterano

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  24/07/2021 07:33

INCENTIVO DO LÍDER

Tenho refletido muito sobre o quanto fomos obrigados a nos reinventar, renovar, recriar, mudar e transformar neste último um ano e quatro meses em que a pandemia da Covid-19 se instalou em todo o mundo.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Apesar de imaginarmos que esta fase seria breve, ela foi ficando e se alastrando. Perdemos vários familiares, amigos e companheiros da Gakkai que cumpriram a sua missão. Aprendemos, na prática, o significado de resiliência, considerada como a capacidade de o ser humano manifestar elevado potencial inerente à vida, suportando, superando e criando uma força vital que ultrapassa as circunstâncias enfrentadas.

E a Soka Gakkai é o palco da nossa missão, a qual nos proporciona evidenciar essa condição, e somos treinados e fortalecidos a cada oportunidade abraçada. O lema de Ikeda sensei desde a juventude é “Quanto mais resistência as ondas enfrentam, mais fortes elas se tornam”.1 Aqueles que avançam com essa poderosa força e energia vital são vitoriosos na vida.

Certa vez, participei de uma reunião virtual da Divisão Feminina (DF) e da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do distrito do qual faço parte e encontrei uma veterana que cedia a casa para a realização das atividades da localidade antes da pandemia. Fiquei muito feliz ao vê-la e propus realizar uma visita virtual para conversarmos.

No dia, combinei com sua neta, que preparou o computador e a plataforma virtual para que realizássemos a visita. Durante o diálogo, a veterana expressou quanto sentia saudades das reuniões presenciais em sua casa. Disse que a única coisa que poderia fazer era recitar daimoku, e por estar com a saúde mais debilitada, ela só conseguia fazer de quatro a cinco horas de daimoku por dia. Oi? Aos 86 anos, a veterana me deu uma aula de resiliência, coragem, shitei funi e continuidade na prática da fé. Eu me senti renovada e inspirada a vencer ainda mais neste ano.

Sobre manifestar um espírito resiliente, Ikeda sensei nos orienta: “Mesmo que percam tudo o que possuem, adoeçam gravemente ou percam alguém que lhes seja muito querido — ter a força para superar todos os infortúnios e construir uma vida feliz constituem ‘felicidade e tranquilidade”.2

Que neste mês dos jovens possamos nos inspirar no espírito jovem dos veteranos, os quais não desistem, se desafiam, estão sempre dispostos a aprender, têm na essência a relação de mestre e discípulo e, principalmente, o sentimento de abarcar a todos, não deixando ninguém para trás. Vamos construir verdadeiras pontes de amizade e envolver nossos amigos na órbita do Mestre, de suprema esperança e vitória!

Sendo assim, vamos transpor com resiliência cada situação adversa que está à nossa frente, aqui e agora!

Luciene Endo

Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens de coordenadoria

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.281, 27 jun. 2015.
  2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 115, 2018.