Revolução humana — início de uma nova história

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  27/05/2023 15:48                                                                  MATÉRIA DA DIVISÃO FEMININA                                                                                                                             Por Divisão Feminina da BSGI

                                                                                                                                                    Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, colhem flores do campo à beira da estrada, no subúrbio de Paris, com o sentimento de oferecer um buquê aos companheiros (França, maio 1973). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS

Matéria a ser utilizada nos encontros comemorativos de fundação da Divisão Feminina, em junho

Olá, querida amiga!

Que maravilha comemorarmos os 72 anos de fundação da nossa amada Divisão Feminina, sempre juntas com Ikeda sensei e Sra. Kaneko, os quais desfrutam excelente saúde e disposição!

Esse nosso encontro será muito especial, porque vamos iniciar uma nova história em nossa vida, aplicando no dia a dia o conceito fundamental da “revolução humana”.

Na sociedade, “revolução” é entendida comumen­te como uma transformação radical de deter­minada estrutura política, social, econômica, cultural ou tecnológica, mas, quando nos encontramos com o Budismo Nichiren, aprendemos que a revolução humana é a mudança da nossa condição de vida interior. Essa revolução humana é o maior benefício que podemos obter. A partir dessa mudança interior, nossa vida entra na órbita do próprio universo.

O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, diz:

Revolução humana consiste numa mudança em nossas ações e em nosso comportamento. (…) Quando a revolução humana se propaga à família, ao país e ao mundo, converte-se numa revolução não violenta em prol da paz.1

Ele ainda frisa:

O Budismo Nichiren (…) é a religião da revolução humana, a qual ensina que, quando nós mudamos, nosso ambiente muda.2

Muitas vezes, na correria do nosso dia, acabamos nos perdendo em meio às mais variadas situações, e temos a sensação de que essa revolução humana está muito distante.

Para compreendermos melhor essa revolução humana, que pode ser conseguida com pequenos gestos, mudança de pensamento, a maneira como falamos, as palavras que usamos, enfim, com pequenas atitudes, Ikeda sensei explica sobre os sete indicadores,3 os quais podem ser observados diariamente em nossa vida. São eles:
Saúde: Ter uma vida equilibrada.

Jovialidade: Manter o coração eternamente jovem.

Boa sorte: Adornar a vida de boa sorte com a alegria da prática da fé.

Sabedoria: Lapidar a nossa vida e nos aperfeiçoar como seres humanos.

Paixão: Ter como requisito importante para a felicidade, pois esse sentimento revigora a nossa vida.

Convicção: Acreditar que tudo pode ser transformado.

Vitória: Ser vitorioso é o caminho para comprovar a justiça e a vitória.

Pois bem, querida amiga, vamos colocar esses pontos em prática na nossa vida e despertar para nossa missão como bodisatva da terra, fazendo emergir do nosso coração a coragem. Assim, manifestamos nossa mais pura compaixão e passamos a compartilhar com o maior número de pessoas a grandiosidade da filosofia de vida que praticamos — a filosofia da revolução humana.

Então, vamos escrever a mais bela história de vida, repleta de muitas vitórias, coragem e esperança, como a Sra. Kaneko Ikeda declara em sua mensagem:

Precisamente nesta época em que o coração de muitas pessoas se tornou frio e anestesiado, vamos escrever uma história sem paralelo que perdure pelo futuro — uma história na qual nos empenhamos pela revolução humana, auxiliamos outros a fazer o mesmo e realizamos o kosen-rufu com base na filosofia de vida do Budismo Nichiren, o qual ensina que “as pessoas (…), sem uma única exceção, atingirão o estado de buda”. Tal história, com certeza, aquecerá o coração e iluminará a vida de todos os que virão depois de nós.4

Um forte e caloroso abraço!

Divisão Feminina da BSGI

No topo: Ikeda sensei e sua esposa, Kaneko, colhem flores do campo à beira da estrada, no subúrbio de Paris, com o sentimento de oferecer um buquê aos companheiros (França, maio 1973)

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Coragem. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 22.
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.625, 31 dez. 2022, p. A1.
  3. IKEDA, Daisaku. Coragem. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 22; cf. Brasil Seikyo, ed. 2.270, 4 abr. 2015, p. B4.
  4. Brasil Seikyo, ed. 2.628, 11 fev. 2023, p. 8-9.

Foto: Seikyo Press