ROTANEWS176 E POR F1MANIA 12/09/2021 11:26 Por Gabriel Gavinelli
Daniel Ricciardo venceu o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1, em dia de dobradinha da McLaren, em Monza – algo que não acontecia desde o Canadá 2010. Foi a vitória número 183 da equipe de Woking, que não ganhava uma corrida desde o Brasil 2012 com Jenson Button, e oitava da carreira de Ricciardo – a última foi em Mônaco no ano de 2018 ainda com a Red Bull. O australiano somou 27 pontos neste fim de semana, depois de garantir também o ponto extra pela volta mais rápida da corrida.
Lando Norris foi o segundo colocado, no melhor resultado de sua carreira na Fórmula 1. Sergio Perez cruzou a linha de chegada em terceiro, mas foi penalizado com cinco segundos depois de cortar a Curva 4 em uma disputa com Valtteri Bottas nos estágios finais da corrida.
A corrida foi marcada pelo choque entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, os dois postulantes ao título de 2021. Os dois jogaram duro e acabaram se tocando na curva 1, com o Red Bull do holandês terminando sobre o W12 de Hamilton.
Bottas, que fez uma corrida de recuperação irreparável para terminar na P4, foi promovido ao pódio. Perez perdeu ainda mais uma posição, para Charles Lerclerc, da Ferrari, e terminou em quinto.
Carlos Sainz, companheiro de equipe de Leclerc na Scuderia, foi sexto colocado.
Lance Stroll foi o melhor Aston Martin na sétima posição, à frente de Fernando Alonso, da Alpine. Seu companheiro de equipe Sebastian Vettel terminou na P12.
George Russell, da Williams, e Esteban Ocon, da Alpine, completaram a zona de pontuação do GP da Itália de F1.
Pierre Gasly e Yuki Tsunoda, a dupla da AlphaTauri, acabou não largando com problemas distintos nos carros.
A corrida
Ricciardo largou muito bem e ultrapassou Verstappen na primeira curva, assumindo a liderança. Hamilton ganhou a posição do Norris na largada, mas acabou tocando com Verstappen na curva 4, foi para fora da pista e perdeu a posição para Norris.
Um pouco atrás, Giovinazzi era duramente pressionado pelos Ferrari. Leclerc passou o italiano na curva 1 e deixou o problema para Sainz. Saindo da chicane entre as curvas 4 e 5, Sainz acabou tocando na traseira do piloto da Alfa Romeo que rodou.
O incidente trouxe o virtual Safety car, enquanto Giovinazzi foi para os boxes e retornou à pista no fim do grid. O incidente foi para a investigação dos comissários e o italiano recebeu uma penalidade de cinco segundos por voltar à pista de forma insegura.
Na volta 8, Ricciardo mantinha um segundo de vantagem para Verstappen. Norris era o terceiro e também tinha um gap de um segundo para Hamilton, que largou com os duros.
Uma volta depois, Perez ultrapassou Sainz na curva 1. Os dois andaram lado a lado na Curva Grande, mas o mexicano freou dentro da Curva 4 e manteve a ultrapassagem assumindo a sexta posição.
Alguns giros depois, Hamilton usou o DRS e emparelhou com Norris na reta, mas o piloto da McLaren se defendeu muito bem.
Na volta 16, Ocon e Vettel bateram roda na entrada da curva 4. O francês não deixou espaço para o piloto da Aston Martin e os dois se tocaram. O incidente foi para investigação dos comissários e Ocon foi punido em cinco segundos.
Lá atrás, Bottas vinha fazendo uma excelente corrida de recuperação. O piloto da Mercedes venceu a corrida de qualificação do sábado, mas trocou o seu motor e largou no fim do grid como penalidade. Na volta 17, Bottas passou Alonso e assumiu a nona posição.
No giro 20, a Red Bull pediu para Verstappen alterar seu motor para a posição “sete”. Imediatamente, o holandês tentou atacar Ricciardo na curva 1, mas passou reto e perdeu tempo.
Na volta 23, Ricciardo foi para os boxes e voltou com os pneus duros. Verstappen fez o mesmo na volta seguinte, mas a Red Bull perdeu muito tempo com o pit-stop do holandês. O piloto da Red Bull retornou à pista na nona posição depois de uma parada de mais de um segundo.
Na mesma volta, Hamilton ultrapassou Norris e assumiu a liderança da corrida. Uma volta depois, Hamilton fez sua parada e voltou imediatamente à frente de Verstappen. Os dois andaram lado a lado na curva 1, mas Verstappen forçou e acabou em cima do carro do britânico. Como resultado, ambos abandonaram a corrida.
A relargada veio na volta 31. Ricciardo manteve a posição, enquanto Leclerc e Norris brigavam pela P2. Os dois se tocaram na curva 1, mas Norris levou a melhor na Curva Grande e retomou a posição.
Uma volta depois, Perez cortou caminho na curva 4 e passou Leclerc. O mexicano foi punido e perdeu cinco segundos.
Bottas seguia fazendo sua corrida de recuperação e já era o quatro colocado na volta 38. Os McLaren iam garantindo a dobradinha, com Ricciardo na P1 e Norris na P2.
Na volta 43, Bottas passou Perez na curva 4, mas o piloto da Mercedes perdeu tração na saída da curva 5 e Perez retomou a posição.
Uma volta depois, Mazepin parou na pista com problemas em seu Haas. O Safety car virtual foi ativado.
Faltando três voltas para o fim da corrida, Ricciardo liderava Norris por 1,4s. A vitória número 183 estava encaminhada para o time de Woking.
Ricciardo venceu o GP da Itália de Fórmula 1, a oitava vitória de sua carreira – a última foi Mônaco 2018. Norris terminou em segundo, garantindo a dobradinha para a McLaren. Perez cruzou a linha de chegada em terceiro, mas com os cinco segundos de penalidade, perdeu o pódio para Bottas.
O campeonato
Max Verstappen abriu vantagem para Lewis Hamilton na briga pelo título da temporada 2021 da Fórmula 1, graças aos dois pontos conseguidos com a segunda posição na corrida de qualificação do sábado. O holandês tem agora 226,5 pontos contra 221,5 do piloto da Mercedes.
Valtteri Bottas é o terceiro colocado com 141, depois dos 18 somados neste fim de semana em Monza. Lando Norris é o quarto colocado, nove pontos atrás do finlandês.
Sergio Perez ocupa a quinta colocação com 118 pontos, enquanto Charles Leclerc é o sexto com 104. Carlos Sainz (97,5) é o sétimo, seguido por Daniel Ricciardo (83), Pierre Gasly (66) e Fernando Alonso (50) completando os 10 primeiros.
Entre os construtores, a Mercedes abriu vantagem para a Red Bull. A equipe alemã chegou na Itália dois pontos à frente de sua rival, mas viu a diferença aumentar para 18 pontos. A McLaren vai se estabelecendo como a terceira força do grid. São 215 pontos para a equipe de Woking, contra 201,5 da sua rival Ferrari. Alpine é a quinta colocado com 95 e a AlphaTauri a sexta com 84.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1:
1) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Valtteri Bottas (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
9) George Russell (Williams/Mercedes)
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
11) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
12) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
13) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Robert Kubica (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
DNF) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
DNF) Lewis Hamilton (Mercedes)
DNF) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
DNF) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
DNF) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)