ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 04/12/2021 10:40
EDITORIAL
Gostando ou não de poesia e mesmo sem saber, ela está na sua vida.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Todos os dias, recitamos um poema. Começamos o gongyo da manhã e da noite declamando Ni ji se son. Ju san mai. An jo ni ki… (Nesse momento, o Buda levantou-se serenamente de sua meditação…), e também dizemos as estrofes do capítulo “A Extensão da Vida”, do Sutra do Lótus, iniciando por Ji ga toku bur-rai (Desde que atingi o estado de buda).
As passagens do Sutra do Lótus que recitamos durante o gongyo são, de certa forma, uma poesia. Ikeda sensei nos explica que os ensinamentos mais importantes de Shakyamuni foram registrados e propagados como um poema, “com um ritmo que vibra em nosso coração”, e afirma: “Então, seu gongyo diário é uma cerimônia durante a qual, através da poesia, vocês recitam a maravilhosa ode à vida”.1 E os estudiosos observam que as escrituras budistas têm um ritmo próprio.
Sobre o gongyo, Ikeda sensei incentiva:
Ao começarem todas as manhãs com a leitura do poema supremo da vida, vocês podem levar um dia gratificante como um poema. Então, recitem esse poema maravilhoso novamente à noite e prometam crescer ainda mais no dia seguinte.2
A vida do presidente Ikeda, desde a juventude, sempre foi permeada pela beleza dos poemas. Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21! foi o primeiro poema que ele escreveu depois de ter sido condecorado com o título de poeta laureado pela Academia Mundial de Arte e Cultura. Esta edição do Brasil Seikyo registra o aniversário de quarenta anos desse importante poema que nasceu como Ikeda sensei descreve:
Durante quarenta minutos, as palavras emanaram do meu coração como uma torrente incessante, como a lava ardente de um vulcão em erupção. Com intensa concentração, com o lápis nas mãos trabalhando freneticamente, cinco jovens tentavam me acompanhar transcrevendo no papel as frases que eu proferia. (…)
Foi assim que nasceu Jovens, Escalem a Montanha do Kosen-rufu do Século 21!.3
Ikeda sensei diz que os verdadeiros poetas são aqueles que se pronunciam sem medo pela verdade, atuam pela justiça e propagam o diálogo com base na amizade em toda a sociedade. Sejamos todos poetas da vida!
Ótima leitura!
Notas:
- RDez, ed. 192, fev. 2017, p. 6.
- Ibidem.
- Terceira Civilização, ed. 615, nov. 2019, p. 46-49