Rotas variáveis, objetivos fixos

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/06/2023 16:00                                                                  INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Fernando Mendonça

 

Reprodução/foto-RN176 Foto de um celular de ilustrativo da matéria Ilustração: GETTY IMAGEM

Esses dias, peguei um táxi. Precisava me deslocar a um local distante de casa e completamente desconhecido, fazendo várias paradas inter­mediárias. Para essa missão, contei com a ajuda da amiga de uma amiga, que acabei conhecendo no próprio dia.

Ela era motorista de táxi, com vários anos de profissão, extremamente simpática e comunicativa. Desde o início, conversamos sobre diversos assuntos, tais como família, trabalho, previsão do tempo e objetivos para a vida. “Como passa rápido! Já estamos quase no meio do ano!”

Depois de pagar por dois pedágios não programados e rever alguns locais que já havíamos passado, percebi que, embora ela usasse um aplicativo para se deslocar, muitas vezes, de maneira involuntária, ela errava o caminho indicado, o que fazia o aplicativo recalcular a rota. Procurei ficar quieto para deixá-la se concentrar. Os erros persistiram. Educadamente, eu me coloquei a ajudá-la.

O mais interessante é que, embora o trajeto tenha se alterado diversas vezes, ela sempre mantinha uma postura segura e tranquila de que chegaríamos a cada local programado, parada por parada. Eu me lembrei da persistência de grandes personalidades como Thomas Edison, cientista brilhante, com mais de 1.093 patentes de invenções, constantemente citado por Ikeda sensei:

Qual era o segredo do sucesso de Edison? Ele explicou que era jamais desistir até ser vitorioso no seu intento. Não desistir — esse é o único caminho. Se desistirem, serão derrotados. Isso também se aplica ao mundo da fé. Quem desiste não possui fé. Devemos continuar orando até obter uma resposta. Essa é a maneira corre­ta de orar. Edison comentou: “A maioria das pessoas tenta realizar algo, mas em seguida desiste. Eu jamais desisti até conseguir alcançar meu objetivo”.1

Algumas vezes em que nos perdíamos dentro de vias estreitas e de difícil acesso, ela adotava uma estratégia interessante de retomar o curso para a via principal, onde obtínhamos mais segurança de tráfego e clareza de direção.

Nesse momento, refleti quão importante é retornarmos, constantemente, ao nosso ponto primordial. A prática da fé diligente, as preciosas orientações de Ikeda sensei e a rica experiência compartilhada nas atividades da Gakkai são, sem dúvida, uma grande bússola que nos proporciona segurança e esperança para prosseguirmos em nossa jornada.

Outra atitude bastante interessante da minha amiga: sempre que eu a alertava de que havíamos errado o caminho, ela fazia questão de consultar o aplicativo para se certificar de que o destino estava correto. “Uhum, está correto”; e simplesmente continuávamos.

Pensei nos incentivos oferecidos por sensei aos estudantes, quando questionado sobre a dificuldade de mantermos um objetivo claro por longo tempo:

Não se preocupem; a maioria é assim. Mas o fato de ter decidido já é uma prova de avanço. Mesmo que mantenham a decisão somente por dois ou três dias; não importa. Basta renovar a decisão. Uma pessoa persistente é aquela que renova constantemente a decisão.2

“(…) a jornada de Kamakura a Kyoto leva doze dias. Se viajar onze dias e parar quando estiver faltando apenas um dia, como poderá admirar a Lua sobre a capital?”3

Ao contrário do que muitas vezes imaginamos, o curso para atingirmos determinada finalidade não é um caminho simples e linear; é comum enfrentarmos uma trajetória sinuosa, cheia de altos e baixos. Mas, desde que não percamos de vista o objetivo que dese­jamos atingir, mesmo que “nossa viagem leve mais de doze dias”, ainda assim nós o concretizaremos sem falta no final.

“Como passa rápido! Já estamos quase no meio do ano!” Independentemente de termos sido malsucedidos em tudo que tentamos até aqui, apesar de não termos concretizado nem uma pequena fração dos objetivos iniciais, vamos aproveitar este período para relembrar cada uma das metas traçadas e decidir por um novo zarpar, com renovada energia e disposição, rumo à vitória total de 2023!

Ao final da viagem, eu me despedi da minha amiga e desci do carro. Terminei a corrida um pouco mais atrasado, e infinitamente mais sábio, convicto de que, na trajetória da vida, persistência, clareza do destino e paciência são acompanhantes fundamentais aonde queremos chegar.

Fernando Mendonça

Coordenador da Divisão dos Universitários da BSGI

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 1.480, 17 out. 1998, p. 3.
  2. IKEDA, Daisaku. Juventude: Sonhos e Esperanças. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 3, 2020.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai­shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 294, 2017.

Ilustração: GETTY IMAGES