ROTANEWS176 12/08/2023 13:55 ENCONTRO COM O MESTRE Por Dr. Daisaku Ikeda
Mensagem do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, para a 14ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 9 de julho de 2023.
Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei discursa na cerimônia de outorga do título de doutor honoris causa pela Universidade Nacional de Itapúa, do Paraguai, realizada na sequência do Encontro Conjunto das Divisões dos Universitários e dos Estudantes (Tóquio, abr. 2005). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
As canções da nossa Divisão dos Estudantes são os sinos do alvorecer da esperança. O sorriso dos integrantes da nossa Divisão dos Estudantes é o arco-íris da paz.
Sinceros parabéns pela realização desta inspiradora e animada Reunião de Líderes, com os “motores em potência máxima”,1 acompanhada por essa voz e sorriso dos nossos jovens amigos!
* * *
Há oitenta anos, no dia 1º de julho de 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, o primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, recebeu três estudantes em sua residência, em Mejiro, bastante próxima deste local, Auditório Memorial Toda de Tóquio, e dialogou amigavelmente. Um deles era natural de Kyushu e estudava na Universidade de Comércio de Tóquio (atual Universidade Hitotsubashi). Ele se emocionou com os incentivos cheios de compaixão e de convicção, e, ao mesmo tempo, muito claros do presidente Makiguchi. Então, naquele dia, tornou-se membro da Soka Gakkai. Makiguchi sensei dedicou-lhe o seguinte direcionamento: “Com devoção filial aos seus pais, dedique-se aos estudos, escolhendo uma trajetória que lhe permita criar o mais alto valor de grandioso bem!”. Com essa orientação concreta em seu coração, esse estudante recém-convertido continuou abraçando brilhantemente a prática do budismo mantendo sua fé inabalável por toda a vida.
Reprodução/Foto-RN176 Estudantes apresentam a canção Be Brave! durante a Reunião de Líderes realizada no dia 9 de julho de 2023 – Foto: Seikyo Press
Foram cinco dias depois desse encontro que Makiguchi sensei, defensor da paz e do humanismo, foi preso injustamente pelas autoridades do governo militarista japonês.
* * *
Mesmo no redemoinho de grandes perseguições, Makiguchi sensei continuou cuidando dos estudantes com carinho e preocupação, orando pela gloriosa vitória deles no futuro, e plantando as sementes da Lei Mística no grande solo dos corações juvenis.
Quando o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, fundou a Divisão dos Universitários no dia 30 de junho de 1957, ele e eu estávamos em meio às intensas batalhas contra a natureza maligna do poder que se manifestou na forma do Incidente do Sindicato de Mineradores de Carvão de Yubari2 e do Incidente de Osaka.3 Naquela ocasião, ardiam as chamas ferozes desse mesmo espírito invencível de Makiguchi sensei em nós dois.
Como Makiguchi sensei e Toda sensei devem estar felizes por este Encontro das Divisões dos Universitários e dos Estudantes do dia de hoje que ilumina o futuro do kosen-rufu mundial!
* * *
Relembrando o espírito de ambos os mestres, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, e comemorando o encontro de hoje, gostaria de lhes apresentar quatro caligrafias.
A primeira é Ôji Ôjo no Shiro [“Castelo dos Príncipes e Princesas”].
O profundo desejo de ambos os mestres, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, extraordinários educadores, era a felicidade de todas as crianças. A Soka Gakkai é o castelo a realizar esse arden-te desejo, e os membros da nossa Divisão dos Estudantes são os preciosos príncipes e princesas, insubstituíveis, desse castelo de mestre e discípulo.
Nichiren Daishonin assegurou a Nanjo Tokimitsu, predecessor da nossa Divisão dos Estudantes, que perseverava em sua correta prática do budismo: “Embora possa sofrer por um tempo, no final conquistará sem falta uma grandiosa condição de vida prazerosa como a de um soberano”.4
Reprodução/Foto-RN176 Caligrafias do presidente Ikeda, da esq. para a dir.: Ôji Ôjo no Shiro [“Castelo dos Príncipes e Princesas] dedicada, em julho de 1982, às vésperas do Período de Avanço Dinâmico da Divisão dos Estudantes; Seishun Rampu [“Alegre Dança da Juventude], na qual consta que o dia 16 de julho de 1966, é a data em que se realizou o 1º Treinamento ao Ar Livre do Grupo Hosu (Jovens Fênix); e Minshu [“O Povo”] – Foto: Seikyo Press
* * *
Desejo que meus jovens amigos da Divisão dos Estudantes cresçam como o “grande monarca da vitória da sabedoria e da boa sorte” e sejam capazes de fazer todas as pessoas felizes, em ritmo com a Lei Mística e a Soka Gakkai, tornando-se “campeões da felicidade” junto com os companheiros do mundo. Ou melhor, que se tornem assim infalivelmente.
Eu, que iniciei a prática da fé na faixa etária dos 10 aos 20 anos, considerando Josei Toda como meu mestre, e também minha esposa, Kaneko, que se converteu ao budismo com sua família na época em que frequentava o ensino fundamental 1, e conduzia Makiguchi sensei da estação de trem até a reunião de palestra realizada em sua casa, puxando-o pelas mãos, conti-nuaremos enviando daimoku para cada uma das pessoas que trilham por esse grande caminho da felicidade absoluta.
* * *
A próxima caligrafia é a Seishun Rampu [“Alegre Dança da Juventude”].
Ofereço-a às Divisões dos Universitários e dos Estudantes, como também à Divisão Masculina de Jovens, às irmãs Kayo, à jovem geração Lírio-Branco da Divisão Feminina, e à família Soka de juventude por toda a vida.
Por falar em “alegre dança”, na ocasião da palestra que proferi no Instituto de França [em junho de 1989], apresentei o escrito O Grande Mal e o Grande Bem. Trata-se da passagem: “Ainda que não sejam o venerável Mahakashyapa, deveriam estar todos bailando. Ainda que não sejam Shariputra, deveriam estar saltando e bailando. Quando o bodisatva Práticas Superiores emergiu da terra, não o fez bailando?”.5,6
Então, sugeri aos intelectuais e pensadores de primeira grandeza da Europa: “O bailar dos bodisatvas da terra simboliza a ‘maior das alegrias’. O movimento da revolução humana, que é o bailar alegre da vida criativa, haverá de abrir o caminho para a solidariedade espiritual da humanidade e para revitalizar todos os empreendimentos e atividades humanas”.
Justamente por ser uma época de provações sem precedentes, brilha mais que nunca a sabedoria budista do caminho do meio, de respeito à vida e à dignidade do ser humano, e também de criação de valor. Espero que os jovens Soka, repletos de energia e exuberância, convidem muitos novos amigos a se juntar a vocês no “alegre bailar dos jovens” sobre o palco do juramento seigan pelo kosen-rufu como emergidos da terra.
* * *
A outra caligrafia é a que registra a palavra Minshu [“O Povo”].
Nichiren Daishonin ensina que todos os seres vivos sobre a face da Terra possuem inerentemente o estado de buda. O Budismo Nichiren é o Budismo do Sol para o povo que faz cada pessoa brilhar ao máximo.
Exatamente de acordo com esse espírito de Nichiren Daishonin, na Soka Gakkai, as próprias pessoas se levantaram no mundo todo para se tornar cada vez melhores, mais fortes e sábias, apoiando-se e se inspirando mutuamente. É, de fato, uma comunidade mundial milagrosa de pessoas comuns.
Reprodução/Foto-RN176 Poema waka: “Avancem, meus amigos, / com a firme decisão de que / eu sou o campeão da paz, / segurando o leme corajosamente, / em meio à tempestade!”, no qual está registrado: “Em 5 de julho de 1970, comemorando a 12ª Convenção da Divisão dos Universitários” – Foto: Seikyo Press
No dia de hoje, recebemos os nobres campeões do povo, representantes da Costa do Marfim. Eles formam a verdadeira legião de emergidos da terra que vieram reverberando o rugido do leão da justiça do kosen-rufu da África em meio a muitas dificuldades e desafios, conforme os ditos sagrados: “Deve reunir a coragem do rei leão e jamais sucumbir às ameaças de ninguém. (…) Os seguidores de Nichiren são como leões que rugem”.7
Nichiren Daishonin, Buda dos Últimos Dias da Lei, certamente está observando todo esse esforço com louvor! Vamos demonstrar nossos elogios e apreço com estrondosa salva de palmas!
Como membros da Soka Gakkai, unidos pela relação de mestre e discípulo, vamos continuar expandindo alegre e harmoniosamente a grande marcha de contínuas vitórias do povo, junto com o povo e em prol do povo, com o coração do rei leão por toda a eternidade!
Por fim, é a caligrafia em que registrei um poema waka que compus originalmente por ocasião da Convenção da Divisão dos Universitários, realizada nos tempos turbulentos8 em julho de 1970. Quero concluir minha mensagem oferecendo-lhes esse poema mais uma vez.
Avancem, meus amigos,
com a firme decisão de que
eu sou o campeão da paz,
segurando o leme corajosamente,
em meio à tempestade!
Reprodução/Foto-RN176 Representantes da SGI-Costa do Marfim durante a atividade – Foto: Seikyo Press
No topo: Ikeda sensei discursa na cerimônia de outorga do título de doutor honoris causa pela Universidade Nacional de Itapúa, do Paraguai, realizada na sequência do Encontro Conjunto das Divisões dos Universitários e dos Estudantes (Tóquio, abr. 2005).
Publicado no Seikyo Shimbun do dia 11 de julho de 2023.
Fotos: Seikyo Press
Notas:
- Referência a uma estrofe da canção Be Brave! With a Lion’s Heart![Seja Corajoso! Com o Coração do Rei Leão!] da DE-Futuro.
- Incidente do Sindicato de Mineradores de Carvão de Yubari: Caso de flagrante discriminação religiosa ocorrida em 1957 pela qual os mineradores de Yubari, Hokkaido, foram ameaçados de perder seus empregos por terem se tornado membros da Soka Gakkai.
- Incidente de Osaka: Ocasião em que Ikeda sensei, na época, coordenador do staffda Divisão dos Jovens, foi preso injustamente sob a falsa acusação de violação das leis eleitorais na eleição suplementar para a Câmara Alta, em Osaka, no ano 1957. No final do processo judicial que perdurou por mais de quatro anos, ele foi totalmente inocentado das acusações, em 25 de janeiro de 1962.
- Cf. The Writings of Nichiren Daishonin[Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 882.
- Mahakashyapa e Shariputra são dois dos principais discípulos de Shakyamuni, conhecidos respectivamente como o mais notável em práticas ascéticas e o mais sábio. O bodisatva Práticas Superiores é o líder dos incontáveis bodisatvas da terra convocados por Shakyamuni no capítulo “Emergindo da Terra”, do Sutra do Lótus, para a missão de propagar a Lei Mística nos Últimos Dias da Lei.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 387, 2017.
- Ibidem, p. 263.
- Refere-se ao Incidente da Liberdade de Expressão, nome dado a uma controvérsia que surgiu em 1970, quando a Soka Gakkai se defendeu de acusações difamatórias. Os detalhes desse acontecimento estão descritos no capítulo “Vendaval”, do volume 14, da Nova Revolução Humana.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO