Rumo ao centenário da Soka Gakkai, vamos transformar as adversidades em felicidade

ROTANEWS176 16/12/2023 08:25                                                                                                                          MENSAGEM DO PRESIDENTE DA BSGI                                                                                                                      Por Miguel Shiratori

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da BSGI Miguel Shiratori – Foto: BS

Estimados membros, familiares e amigos da BSGI, feliz ano novo! Feliz “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!

Para darmos os primeiros passos firmes, vamos buscar os fundamentos no escrito Carta de Ano Novo, de Nichiren Daishonin, no qual temos a seguinte passagem:

Recebi cem bolinhos de arroz cozidos a vapor e uma cesta de frutas. O dia de Ano-Novo representa o primeiro dia, o primeiro mês, o começo do ano e o início da primavera.1 A pessoa que celebra esse dia acumulará virtudes e será amada por todos, assim como a Lua vai aumentando de tamanho à medida que se move do oeste para o leste,2 e assim como o Sol brilha mais intensamente enquanto se desloca do leste para o oeste.3

Neste novo ano, revestido de muitos significados, em que todos estamos assinalando uma partida rumo à realização dos nossos objetivos e sonhos, a prática da fé, alicerçada nos ensinamentos dourados de Nichiren Daishonin, conforme a frase acima, nos proporciona a transformação das adversidades em felicidade. Desejo a todos muita saúde, felicidades e um feliz e próspero ano novo!

Na última Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai, em 1º de novembro de 2023, Ikeda sensei, em sua mensagem, afirmou:

A “Soka Gakkai de Força Jovem Mundial” é a grande rede solidária que se empenha no desafio da transformação do destino da humanidade com a convicção de que, “quando um grande mal ocorre, um grande bem o sucederá”,4 manifestando a grandiosa energia vital do primeiro sol do amanhecer e elevando alto o princípio filosófico dos “três mil mundos num único momento da vida”.5

Diante das mais adversas realidades que estamos vivendo na sociedade, chegamos ao importante momento de ajustarmos nosso coração, junto com os jovens, por meio da prática da fé consistente e assídua, baseada nas “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”:

  1. Prática da fé para criar a harmonia familiar.
  2. Prática da fé para conquistar a felicidade.
  3. Prática da fé para vencer as dificuldades.
  4. Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade.
  5. Prática da fé para alcançar a vitória absoluta.

Vamos acolher e cultivar os “valores humanos” jovens que são aqueles que nos sucederão no grande legado de Ikeda sensei pela paz no mundo. Nas atividades de bloco e de comunidade, vamos criar a convivência e o movimento cada vez maiores dos jovens nos jardins Soka. Por favor, transmitam as felicitações a todos os seus familiares e amigos!

Louvando a nobre existência de Ikeda sensei dedicada à nossa felicidade e à paz da humanidade, vamos conduzir nossa vida, junto com os jovens, à prática da fé fundamentada nas “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai” e nos ensinamentos dourados do Budismo de Nichiren Daishonin, conforme o Mestre nos ensinou.

Certa ocasião, o presidente Ikeda declarou:

Expansão do kosen-rufu é expansão da esperança, de valorosos seres humanos e da paz. É transmitir infinita esperança para aqueles tomados pelo sofrimento; é criar indivíduos capazes a quem confiaremos o futuro. E, tendo como base o compromisso pela felicidade de cada indivíduo, estender belos laços humanos e uma rede de paz na comunidade, na sociedade e no mundo — este é o movimento da SGI.6

Com esse sentimento e disposição de promovermos a expansão da esperança, vamos celebrar o ano novo em nosso bloco e comunidade com todos os membros e familiares. Vamos criar e expandir ainda mais a rede da felicidade ao nosso redor, contribuindo assim para a transformação do destino da humanidade rumo ao ano 2030, centenário da Soka Gakkai!

Miguel Shiratori
Presidente da BSGI

Notas:

  1. De acordo com o calendário lunar japonês, a primavera começa no primeiro mês, ou seja, no Dia de Ano-Novo desse calendário. No calendário gregoriano, o Ano-Novo cai entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro.
  2. Alusão ao fato de que a lua nova começa a ser vista no oeste, pouco depois do pôr do sol. Nas noites sucessivas, à medida que a parte visível da lua cresce, tem-se a impressão de que ela se desloca gradativamente para o leste.
  3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 405, 2017.
  4. Ibidem, p. 387.
  5. Brasil Seikyo, ed. 2.646, 11 nov. 2023, p. 4-5.
  6. Idem, ed. 2.304, 31 dez. 2015, p. A1.

    Foto: BS

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO