ROTANEWS176 E POR AIRWAY 26/09/2022 15:59 Por Thiago Vinholes
Bombardeiro veterano da Força Aérea dos EUA será remotorizado com turbofans mais eficientes da Rolls-Royce; atualização deve estender a vida útil da aeronave até 2050
Reprodução/Foto-RN176 Consegue ver as diferenças? Versão remotorizada do B-52 deve voar em 2025 (Divulgação)
Em serviço com a Força Aérea dos EUA (USAF) há quase 70 anos, o incansável bombardeiro B-52 Stratofortress está perto de iniciar um novo capítulo em sua longa carreira militar. A Boeing divulgou recentemente pelas redes sociais um vídeo de uma maquete em escala reduzida da aeronave sendo testada num túnel de vento equipada com as novas naceles projetadas para o Programa de Substituição de Motores Comerciais (CERP, na sigla em inglês), iniciado em 2018.
Em setembro de 2021, a USAF escolheu a Rolls-Royce para remotorizar os B-52H da frota ativa. Os bombardeiros operados nos EUA voam com os motores turbofan Pratt & Whitney TF-33-PW-103 desde a década de 1960. Esse motor é a versão militar do JT3D, usado nos clássicos jatos comerciais Boeing 707 e Douglas DC-8. Cada Stratofortress tem oito propulsores.
O novo turbofan escolhido para o B-52 é o Rolls-Royce F130, versão militar do motor BR700, presente, por exemplo, em jatos executivos da Gulfstream e no antigo modelo comercial Boeing 717. Com essa atualização, espera-se que os velhos “BUFF” continuem sem serviço até pelo menos 2050, quando o modelo estará perto de completa 100 anos de seu primeiro voo – que ocorreu em 15 de abril de 1952.
A USAF pretende completar as atividades de integração do novo motor e entregar o primeiro lote de aeronaves atualizadas entre 2026 e 2026, com capacidade operacional total programada para 2030. Os novos motores do B-52 CERP, mais modernos e eficientes, devem reduzir o consumo de combustível da aeronave, aumentando o alcance de voo do bombardeiro. A manutenção dos turbofans F130 também será simplificada em relação aos antigos TF-33. O primeiro voo da aeronave remotorizada é esperado para 2025.
As novas naceles e escoras, fornecidas pela Spirit AeroSystems, são claramente visíveis no vídeo divulgado pela Boeing. Embora sua forma geral ainda seja a mesma, os suportes de motor redesenhados são maiores que as originais, enquanto as novas escoras são mais curtas.
Reprodução/Foto-RN176 Rascunho do B-52: o protótipo YB-52 voou pela primeira vez em 15 de abril de 1952 (USAF)
Além dos novos motores, a “nova geração” do B-52 também será equipada com um novo radar AESA, o modelo APG-79 (igual ao usado no caça F/A-18E/F Super Hornet). Outra novidade no bombardeiro será o sistema BOCS, um dispositivo para transportar cargas no portão de bombas. Após receber essas alterações, é possível que o bombardeiro receba duas redesignações à medida que as modificações avançam, tornando-se o B-52J ou possivelmente o B-52K.
RN176; Veja o teste como no túnel de vento como é feito a remotorizado, do novo bombardeiro B-52. Comente esse teste do novo motor do B-52?
We predict a windy forecast this #B52sday at #ASC22. 💨
The #B52 Commercial Engine Replacement Program completed wind tunnel testing using similar models used by engineers in the 1950s to collect data for future flight tests. This ensures the new engines will work as expected. pic.twitter.com/33JYrx7jbD
— Boeing Defense (@BoeingDefense) September 20, 2022