Rússia abandona a China em projeto do widebody CR929

VÍDEO: DO PROJETO QUE ACABOU ANTE DO PRAZO! – 

ROTANEWS176 23/08/2023 10:35                                                                                                                                Por Thiago Vinholes

Diretor do grupo russo UAC admitiu que a companhia estatal não é mais parceira da China no projeto CR929.

 

Reprodução/Foto-RN176 Mocape do CR929 apresentado no Zhuhai Airshow, em 2018, na China (UAC)

Após muita especulação, a conglomerado estatal United Aircraft Corporation (UAC), da Rússia, admitiu que não é mais parceiro na joint venture CRAIC com a chinesa COMAC no projeto da aeronave widebody CR929. A empresa russa, no entanto, seguirá atuando no desenvolvimento do avião como o principal fornecedor.

A mudança de papel dos russos no projeto CR929 foi confirmada ontem (21) por Yury Slyusar, diretor geral da UAC, durante uma entrevista coletiva no fórum militar “Army-2023”, em Moscou.

“Todos os líderes mundiais de tecnologia que cooperaram conosco e com os chineses no projeto interromperam esta cooperação”, disse Slyusar, culpando as sanções impostas à Rússia devido à invasão da Ucrânia.

Reprodução/Foto-RN176 O widebody CR929, desenvolvido em parceria pela UAC e COMAC; lançamento era esperado para 2027 (COMAC)

O diretor da UAC não revelou, por ora, quais serão as atribuições da empresa no desenvolvimento do CR929, mas que considera “várias opções de cooperação” com a COMAC. Entre alguns exemplos, o executivo citou o fornecimento de motores e uma asa de material composto fabricados na Rússia como formas de colaboração no projeto.

A formação do consórcio CRAIC (de China-Russia Commercial Aircraft International Corporation/Corporação Internacional de Aeronaves Comerciais China-Rússia) foi anunciado pela COMAC e a UAC em junho de 2016. Na ocasião do anúncio, as empresas tinham a expectativa de colocar o CR929 em serviço até meados de 2027.

A COMAC, embora ainda não admita oficialmente, já trata o CR929 como um produto de seu catálogo. No Paris Air Show, o estande da empresa chinesa apresentou imagens digitais da aeronave com o dizeres “COMAC wide-body” estampados no avião e sem a logomarca da UAC. Se assim for, é provável que o jato seja renomeado como C929 em algum momento.

Reprodução/Foto-RN176 O widebody CR929 foi apresentado em Paris sem qualquer referência à parceria com a Rússia (Ricardo Meier)

Widebody de porte semelhante ao do Airbus A330, o CR929 é projetado para transportar entre 258 e 440 passageiros com alcance de até 12.000 km. Mesmo com a saída da UAC do projeto, a COMAC deve continuar o desenvolvimento da aeronave por conta própria no intuito de atender a demanda de companhias aéreas da China.

RN176; Assista ao vídeo do projeto CR929 entre a China e Rússia, que foi encerrou antes do prazo. Comente o fim do projeto entre os dois países fora do mundo capitalista?   

FONTE: AIRWAY