Saab fecha acordo para reparar caças Gripen aterrados da África do Sul

ROTANEWS176 E POR AIRWAY 19/09/2022  12:46                                                                                                    Por Thiago Vinholes

Frota de caças Gripen C/D em serviço na África do Sul vem passando por limitações operacionais no último ano por falta de orçamento para manutenção

 

Reprodução/Foto-RN176 A Força Aérea da África do Sul foi o primeiro operador estrangeiro do Gripen (SAAB)

A fabricante Saab anunciou nesta segunda-feira (19) a assinatura de um contrato de suporte para o serviço, reparos e manutenção dos caças Gripen C/D da Força Aérea Sul-Africana (SAAF, na sigla em inglês). O valor do pedido é de 333 milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 160,8 milhões) pelo período de três anos.

Primeiro cliente estrangeiro do caça da Saab, a Força Aérea da África do Sul (SAAF) passou maus bocados com o jato sueco no último ano. Após uma série de cortes no orçamento militar sul-africano, os contratos de manutenção da frota, que eram prestados pela Saab e a empresa britânica GKN, expiraram e as aeronaves foram aterradas em agosto de 2021.

Somente no dia 5 de setembro deste ano um Gripen sul-africano voltou a voar. A SAAF, que o opera o caça sueco desde 2008, possui 26 exemplares da aeronave, sendo 17 modelos C (monoposto) e nove Gripen D (biposto). A Saab não especificou quantos aparelhos serão reparados e recolocados em serviço sob o novo contrato de apoio.

Reprodução/Foto-RN176 Protótipo do Gripen A; modelo voou pela primeira vez em 1988 (Saab)

“Estou muito feliz e satisfeito por termos chegado a um acordo para um novo contrato de suporte, para que possamos da melhor maneira apoiar nossos clientes em suas necessidades operacionais”, diz Åsa Schöllin, chefe da unidade de negócios Gripen Sustainment da Saab.

Turbo Gripen

Conhecidos anteriormente como “Turbo Gripen”, o Gripen C/D entrou em serviço na força aérea sueca em 2002 e foi exportados para a África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia. A aeronave deriva do Gripen A/B, desenvolvido pela Saab no fim dos anos 1980 e introduzido na Suécia em 1996.

O modelo adquirido pela Força Aérea Brasileira é o Gripen E/F, a versão mais recente do jato militar sueco. A aeronave otimizada com equipamentos de última geração e novos sistemas de armamento está na fase final de certificação e testes para ser declarada operacional.