Sabesp é autorizada a aumentar conta d’água em 15,24%

Reajuste na tarifa poderá ser aplicado 30 dias após a publicação no Diário Oficial

ROTANEWS176 E TERRA 05/05/2015/15h06

A agência reguladora de saneamento e energia do Estado de São Paulo autorizou reajuste de 15,24% nas tarifas da empresa estadual de água e esgoto Sabesp, segundo comunicado divulgado na noite desta segunda-feira.

31/03/2015- São Paulo- SP, Brasil- A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) definiu na segunda-feira (30) um reajuste de 13,8% para as tarifas de água e esgoto da Sabesp. O índice é mais do que o dobro dos 6,4% aplicados no ano passado e agora vai a consulta pública, que será realizada pela agência até o dia 15 deste mês. O novo valor leva em consideração um pedido de revisão extraordinária feito pela Sabesp para compensar a queda de receita causada pela crise hídrica. Segundo a Arsesp, foi autorizado um reajuste de 6,3% por perdas apresentadas pela companhia com o aumento de custo da energia elétrica e a queda do consumo de água na Grande São Paulo.

Reprodução/Foto-RN176 Sabesp poderá aumentar tarifa de água em 15,24%  Foto: Marcos Santos / Jornal da USP / Fotos Públicas

O reajuste poderá ser aplicado 30 dias depois da divulgação da aprovação no Diário Oficial do Estado.

O índice é a composição de dois reajustes autorizados pela agência: um ordinário de 7,7875%, que envolve o reajuste anual baseado na inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ponderado por um fator de eficiência e um extraordinário de 6,9154% relativo a aumentos de custos de energia elétrica e decorrentes da crise de abastecimento de água no Estado.

A Sabesp havia informado em meados de abril que havia proposto à Arsesp reajuste de 22,70% nas tarifas. Nesse pedido, a empresa propunha reajuste extraordinário de 13,82%.