Saiba como perder peso com apenas 15 minutos por dia

ROTANEWS176 E POR RUNNER’S 27/02/2019 22:12                                                                                                Por Selene Yeager, da runner’s World US

 

Reprodução/Foto-RN176  Shutterstock

Manter o controle sobre o que você come e quando é uma maneira comprovada de perder peso. Um estudo com quase 1.700 participantes em 2008 descobriu que manter um diário alimentar pode dobrar sua perda de peso quando você está tentando perder alguns quilos indesejados.

Funciona, mas o problema é que também às vezes a gente acha que pode tomar muito tempo do nosso dia. Mas a realidade é que, quando você pega o jeito, leva menos de 15 minutos por dia. A confirmação veio de um novo estudo publicado na revista Obesity por pesquisadores da University of Vermont and the University of South Carolina, nos Estados Unidos.

“A questão que levantamos foi: quanto tempo um diário alimentar realmente toma?”, disse o principal autor do estudo, Jean Harvey, chefe do Departamento de Nutrição e Ciências Alimentares da universidade.

Para responder a essa pergunta, Harvey e sua equipe avaliaram os hábitos de monitoramento alimentar de 142 homens e mulheres. Os voluntários se reuniam uma vez por semana para uma sessão de grupo online liderada por um nutricionista. Então, por 24 semanas, eles acessaram um sistema para registrar a sua ingestão diária de alimentos.

 

Quando os pesquisadores analisaram os dados, incluindo quanto tempo cada participante gastou registrando seus alimentos e com que frequência, descobriram que os voluntários mais bem-sucedidos – aqueles que perderam 10% de seu peso corporal – gastaram uma média de 23,2 minutos por dia durante o primeiro mês. No final do estudo, após seis meses de monitoramento, eles conseguiram reduzir para apenas 14,6 minutos por dia.

Veja também: Comer salada não vai ajudar você a perder peso, diz nutricionista

Diário alimentar: menos é mais

A melhor notícia é que você não tem que monitorar tudo o que põe na boca ou a quantidade exata. Na verdade, basta anotar o que come quando come. Os participantes do estudo que passaram mais tempo preenchendo vários detalhes não obtiveram melhores resultados. Aqueles que fizeram o check-in com frequência tiveram.

“Aqueles que se automonitoram três ou mais vezes por dia, e foram consistentes dia após dia, foram os mais bem sucedidos”, disse Harvey. “Parece ser o ato de automonitoramento em si que faz a diferença – não o tempo gasto ou os detalhes incluídos.”