Samantha Cristoforetti: a primeira mulher europeia a comandar a ISS

ROTANEWS176 E POR ESA 15/09/2022 17h54                                                                                                          Por Danielle Cassita

A astronauta Samantha Cristoforetti assumirá o comando da Estação Espacial Internacional em uma cerimônia simbólica, que deve acontecer no dia 28 de setembro

A italiana Samantha Cristoforetti, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), se tornará a comandante da Estação Espacial Internacional (ISS) em breve. Ela assumirá o posto de Oleg Artemyev, tripulante da Expedição 67 e atual comandante da estação e, com isso, será a primeira mulher europeia no comando do laboratório orbital, sendo também a quinta astronauta da Europa na posição.

Em um comunicado, Cristoforetti declarou se sentir honrada com a nomeação para o cargo de comandante. “Estou ansiosa para aproveitar a experiência que ganhei no espaço e na Terra para liderar uma equipe muito capaz em órbita“, finalizou. Ela se tornará comandante oficialmente após uma cerimônia tradicional, em que o comandante anterior passará uma chave simbólica para ela. A cerimônia deve acontecer no dia 28 de setembro.

Reprodução/Foto-RN176 Foto: Martin Schoeller / Canaltech

Os comandantes da estação são selecionados com base em decisões conjuntas, tomadas pela NASA, Roscosmos, JAXA, ESA e CSA, as agências espaciais dos Estados Unidos, Rússia, Japão, Europa e Canadá, respectivamente. Enquanto os diretores de voo nos centros de controle cuidam do planejamento e execução das operações da estação, o comandante da ISS é responsável pela performance e bem-estar da tripulação em órbita.

Além disso, os comandantes devem manter comunicação eficaz com as equipes em solo e coordenam as respostas da tripulação, no caso de uma emergência. Como Cristoforetti vai assumir o posto nas últimas semanas de sua estadia a bordo, uma das principais tarefas dela será garantir uma troca tranquila e ampla para a próxima tripulação que chegará à estação.

Samantha foi selecionada como astronauta na ESA em maio de 2009 e finalizou seu treinamento em 2010. Em 2012, ela serviu como engenheira de voo como tripulante da Expedição 42 e 43 na estação. Já em abril, ela retornou ao laboratório orbital com a missão Minerva, e viajou a bordo de uma cápsula Crew Dragon junto de Bob Hines, Kjell Lindgren e Jessica “Watty” Watkins, tripulantes da missão Crew-4. A missão Crew-5 deverá ser lançada no início de outubro.

Fonte: ESA