SAMUEL PUPO VENCE ETAPA DE ERICEIRA E ENTRA NO TOP 10 DO QS

ROTANEWS176 E POR HARDCORE 30/09/2019 03:00

Samuel Pupo vence australiano Stu Kennedy na final do EDP Billabong Pro Ericeira, etapa de 10 mil pontos do QS, e conquita sue primeiro grande troféu

Um dos principais nomes da nova geração brasileira no surf, Samuel Pupo conquistou na manhã deste domingo (29) a maior vitória de sua ainda jovem carreira até agora. Samuca venceu os australianos Jacob Willcox, na semi, e Stuart Kennedy, na final, e sagrou-se campeão do EDP Billabong Pro Ericeira, quarta etapa de 10 mil pontos (premiação máxima) do ano no Qualifying Series da WSL. De quebra, ele saltou da 39ª para a 9ª posição no ranking do circuito, instalando-se provisoriamente no grupo dos surfistas que se qualificam para a elite mundial no ano que vem.

“Eu não sei nem o que dizer”, dizia Samuca, na entrevista, em meio a uma comoção generalizada do sempre amplo contingente brasileiro. Seu irmão, Miguel Pupo, chorava de emoção, assim como seu companheiro de carreira nas categorias de base João “Chumbinho” Chianca.

Reprodução/Foto-RN176 O abraço: irmãos Pupo comemoram a dobradinha na perna europeia do QS

“O Jadson me falou no começo do ano que eu ia ganhar um campeonato, e aqui em Portugal ele me disse que eu ia ser campeão”, contou o vencedor, relembrando outro amigo presente que comemorava muito.

Samuel foi o surfista mais constante de um evento que começou com ondas pequenas, deparou-se de repente com uma forte ondulação proporcionando direitas sólidas de até 10 pés e culminou com ondas limpas com um metro, mais ou menos, no dia decisivo.

Yago Dora foi o outro surfista brasileiro que chegou ao domingo, quando foram realizadas apenas as semis e a final. Yago fez a melhor onda do dia, nota 8,80 por uma direita surrada com um backside potente e muito vertical. Entretanto, acabou perdendo para Kennedy, um ex-top do CT, pela margem de 0,20 pontos.

A excelente terceira colocação na etapa empurrou Yago da oitava para a segunda colocação no circuito, garantindo sua permanência no CT em 2020.

Reprodução/Foto-RN176 Os aéreos foram arma importante na caminha de Samuel rumo ao título

Quem também se garantiu na elite com os resultados do EDP Billabong Pro foi Alex Ribeiro. O surfista da Praia Grande, que já integrou a elite mundial em 2016, terminou a etapa na 9ª posição, superando a marca dos 20 mil pontos no QS — o “piso”, segundo as contas da WSL América Latina, para a entrada no CT neste ano.

Todas as quatro etapas de pontuação máxima do QS neste ano foram vencidas por brasileiros: Deivid Silva em Ballito, África do Sul, Yago Dora em Huntington Beach, Califórnia, Miguel Pupo em Pantín, Galícia, e agora seu irmão em Portugal. Os surfistas brasileiros são maioria entre os primeiros do circuito de qualificação — seis nomes entre os dez primeiros.  Jadson André é o líder, seguido por Yago, Alex e Miguel, na quarta posição. Samuel aparece em 9º e Deivid, que também vem se garantindo pelo CT, é o 10º.

Entretanto, Samuel é o único destes que se qualificaria como estreante no ano que vem. Todos os demais estão ou já estiveram entre os Top 34 do “circuito dos sonhos”.

Neste momento, as novidades para o circuito na próxima temporada seriam ele, o havaiano Barron Mamiya, o californiano Jake Marshall e o francês Jorgann Couzinet.

O QS ainda tem mais duas etapas de 10 mil pontos nessa temporada, que podem alterar drasticamente o ranking: as duas da Tríplice Coroa Havaiana, o Hawaiian Pro, em Haleiwa, e a Vans World Cup, em Sunset Beach, ambas no Litoral Norte da ilha de Oahu, no Havaí.

Resultados – EDP Billabong Pro Ericeira

Final: Samuel Pupo 16,57 x 12,80 Stuart Kennedy

Sf1: Samuel Pupo 15,33 x 13,83 Jacob Willcox
Sf2: Stuart Kennedy 14,00  x 13,80 Yago Dora

Ranking do QS após Ericeira:

  1. Jadson André
    2. Yago Dora (classifica via CT)
    3. Alex Ribeiro
    4. Miguel Pupo
    5. Jake Marshall
    6. Frederico Morais
    7. Jorgann Cozinet
    8. Conner O’Leary
    9. Samuel Pupo
    10. Deivid Silva (classifica via CT)
    11. Matt Banting
    12. Barron Mamiya

VEJA TAMBÉM:
– GAROTO DE 7 ANOS COMPLETA AÉREA EM WACO – ASSISTA
– EXECUTIVO CONFIRMA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DO SURF RANCH NA AUSTRÁLIA
– UMA SESSÃO ÉPICA EM MARESIAS POR OUTRO ÂNGULO – VEJA