“Se possui um coração de leão, não haverá nada a temer”

ROTANEWS176 01/06/2024 08:10                                                                                                                              CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                                  Por Ho Goku

Shin’ichi Yamamoto prosseguiu citando uma frase dos escritos de Nichiren Daishonin:

 

PARTE 29

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de pessoas para ilustrar a matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida

— “Os maus amigos empregarão palavras sedutoras, enganarão, bajularão e irão falar com astúcia e, dessa forma, controlarão a mente das pessoas ignorantes e desinformadas e destruirão a mente do bem que existe nela”.1 “Maus amigos” são os maus sacerdotes que expõem ensinamentos errôneos, iludem e desorientam as pessoas e obstruem o exercício budista. Daishonin diz que eles enganam com palavras doces e também adulam as pessoas que tentam viver em prol do kosen-rufu; e, com hábeis palavras, ludibriam-nas chamando de “mal” o que é do “bem”, fisgam seu coração e destroem sua prática da fé. Os senhores também vieram sendo atormentados impiedosamente pelos maus reverendos. De um lado, eles caluniavam a Soka Gakkai como herética e, do outro, diante de pessoas que consideravam presas fáceis, enchiam-nas de elogios, bajulavam e ludibriavam astutamente e as conduziam a abandonar a prática da fé. Esse é o método utilizado pelos “maus amigos”. A verdadeira natureza desses maus amigos mostra arrogância e egoísmo. Se for atrás disso, naturalmente acabará por se desviar do correto caminho da fé. Para se viver pelo kosen-rufu, um ponto importante é saber desmascarar com perspicácia esses “maus amigos” que destroem a pura e sincera fé. No círculo dos senhores, certamente deve haver pessoas que, apesar de terem se empenhado juntos na fé até agora, acabaram sendo enganadas pelos maus sacerdotes e abandonaram a Soka Gakkai. Creio que devem ter ido diversas vezes até elas e tentado convencê-las a não se afastar da organização que existe conforme o desejo e a ordem do Buda. No entanto, mesmo que elas tenham decidido continuar como membros da Soka Gakkai, foram novamente ludibriadas, mudaram a decisão e deixaram a organização. Sei perfeitamente que os senhores têm experimentado muito sofrimento e tristeza por conta disso.

Houve pessoas que ficaram com os olhos cheios de lágrimas, talvez por se recordarem da raiva e da frustração que sentiram nesses momentos.

Shin’ichi declarou ainda:

— O budismo expõe a “transformação de veneno em remédio”. Esse é o ensinamento que consegue transformar infortúnios em felicidade. Da mesma forma que a pipa sobe para o alto do céu por existirem os ventos, é por se enfrentar dificuldades e provações que se consegue expandir amplamente a condição de vida e bailar livremente no grande céu da felicidade.

O dinamismo do budismo existe nesse drama de transformação.

PARTE 30

À medida que falava, Shin’ichi Yamamoto imbuía mais força em suas palavras.

— Nichiren Daishonin declara ainda: “Não tenho a intenção de reverter meu curso agora, nem jamais censurarei [aqueles que me perseguiram]. Pessoas más também serão boas amigas para mim”. 2

Não importando quanto sua vida tivesse sido uma sucessão de perseguições, ele estava consciente desde o início, decidido e preparado. Independentemente das grandes perseguições que enfrentasse, afirma que nunca reverteria a sua decisão e tampouco alimentaria ódio por alguém. O que é mais importante para conseguir cumprir até o fim a missão pelo kosen-rufu, assumida no remoto passado, atingir o estado de buda na presente existência e conquistar uma condição de vida de indestrutível felicidade? É o levantar na fé, com consciência e decisão. Quando se decide no coração, e se possui um coração de leão, não haverá nada a temer. E nesse momento, até mesmo os piores malfeitores que os fizeram sofrer sem piedade, todos se tornarão “bons amigos”. Isso porque é com a conscientização do que está por vir, com a decisão de confrontar e lutar contra as grandes adversidades, que se lapida e fortalece a própria fé e conquista a transformação do destino. Os senhores de Oita passaram por terríveis dificuldades com a problemática. Mas isso se tornará a força de impulsão para o próximo salto. Uma vez mais, reiniciarei a grande batalha pelo kosen-rufu. Criarei a verdadeira Soka Gakkai. Senhores, lutem juntos comigo!

— Sim!

Vozes fortes e repletas de decisão ecoaram alto. Os companheiros de Oita, que mais passaram por sofrimentos, levantaram-se resolutamente junto com Shin’ichi.

Na reunião de diálogo, houve também a feliz comunicação de que praticamente não havia membros da Divisão Masculina de Jovens que se afastaram da Soka Gakkai por conta da problemática com o clero.

Como se inclinasse o corpo para a frente, Shin’ichi disse com ar de satisfação:

— É mesmo? Isso é algo extraordinário. Se os jovens estiverem firmes, o futuro de Oita será sólido. Quero deixar alguma diretriz aos jovens para que se torne um incentivo para o avanço.

Estava programada em Oita a realização da reunião de líderes da Divisão dos Jovens da província dois dias depois, em 10 de dezembro.

PARTE 31

Mesmo depois da reunião de diálogo, Shin’ichi Yamamoto se empenhou em conversar e discutir vários assuntos com alguns líderes da província, e ofereceu suas anotações a dois representantes.

A primeira foi registrada na sede do Seikyo Shimbun após a entrevista coletiva realizada nesse jornal na noite de 24 de abril de 1979, dia em que anunciou sua renúncia ao cargo de presidente da Soka Gakkai. Continha anotações a respeito desse acontecimento.

A outra havia sido escrita num hotel em Miyazaki, localidade que estava em visita na noite de 4 de dezembro de 1977, data em que se deflagrou a problemática do clero, e ele relatou seu estado de espírito.

Nela estava escrito:

Aconteceu a problemática do clero.

É amarga e dolorosa, como se espetassem agulhas no coração.

Por que eles pisoteiam e atacam de modo insano nossos apelos? Nós que buscamos avançar em união com o clero e os adeptos em prol do kosen-rufu?

Por que fazem repetidos ataques aos filhos do Buda, que dão o sangue pela realização do grande shakubuku e estão exaustos na batalha contra os “três poderosos inimigos”…?

Para mim, é algo totalmente incompreensível. Conhecendo os sentimentos de tristeza, ira, desolação e dor dos nobres e amados filhos do Buda, são dias de imensa tristeza e sofrimento. Esse foi o estopim em Oita…

Entregando esses escritos, Shin’ichi reforçou:

— Este é o meu coração. Os companheiros da Soka Gakkai são a minha vida. A missão de um líder é proteger os membros até o fim. Se esse tipo de situação se repetir no futuro, quero que, portando esses escritos, sejam os primeiros a se levantar em prol dos filhos do Buda e pelo kosen-rufu. Oita, que mais sofreu, possui a missão de ser a pioneira da luta para refutar o errôneo e estabelecer a verdade.

O semblante dos companheiros de Oita brilhava com a chama da decisão.

No dia seguinte, Shin’ichi visitou uma cafeteria administrada por um membro, e dialogou com representantes da Divisão Feminina (DF).

Ele orientou as jovens líderes da Divisão Feminina sobre a maneira de se relacionar com as veteranas:

— Mesmo numa família acontecem problemas entre noras e sogras. É natural que aconteçam divergências de opinião entre as líderes veteranas e as mais jovens na Divisão Feminina. É superando isso, unindo e sintonizando os corações que haverá tanto a revolução humana de cada uma como também o desenvolvimento do kosen-rufu.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de pessoas para ilustrar a matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida

PARTE 32

Com uma expressão séria, as integrantes da Divisão Feminina aguardavam as palavras seguintes de Shin’ichi Yamamoto:

— As jovens líderes da Divisão Feminina possuem ardente disposição e espírito de desafio em relação ao desconhecido, e as veteranas possuem um pensamento cultivado em meio a rica vivência e experiência. Para que os dentes das engrenagens de ambas se encaixem perfeitamente para avançar de maneira fluida, também é necessária a existência de uma pessoa que atue como óleo lubrificante. Por exemplo, seria uma pessoa que, em termos de geração, estaria entre as duas. Aquela que compreenderia plenamente o pensamento delas e se empenharia para fazer com que as aspirações de ambas sejam canalizadas. E isso se aplica também a uma relação de mãe e filha ou entre nora e sogra, mas as líderes jovens não devem refutar de imediato o que as líderes veteranas dizem. É importante ter a postura de inicialmente dizer “Sim” e ouvi-las com sinceridade. Feito isso, ao julgarem que existem outras formas de pensamento, então externem suas opiniões. Se discordarem de pronto sem dar ouvidos ao que a outra tem a dizer, tomando uma postura de quem já formou unilateralmente uma opinião, e se vocês se expressarem de forma rude e áspera, a outra pessoa não terá disposição para ouvir suas palavras. Em vez disso, se ouvi-la meneando gentilmente a cabeça, a outra pessoa se sentirá valorizada. Quanto mais veteranas se tornarem, mais essa tendência se fortalecerá. Conseguir perceber as sutilezas do coração humano, lidar com sabedoria e possuir essa habilidade são uma importante condição que se requer de um líder.

Ao se entrar num novo estágio de avanço, surgem líderes jovens; e com a troca de gerações, a imagem de líder do kosen-rufu tende a mudar muito. Nesses líderes, busca-se a habilidade de saber extrair a força de todos e ser um maestro que consegue harmonizar a organização como um todo.

Não é preciso dizer que, para ser líder da Soka Gakkai — organização religiosa do kosen-rufu —, os requisitos são capacidade de propagação e de orientação, proatividade, iniciativa e exemplo para os demais. Além disso, algo de maior importância é o próprio comportamento como ser humano; ou seja, deve possuir aspectos como sinceridade, seriedade, bom senso, dedicação e consideração com as pessoas, e quanta confiança é capaz de conquistar.

A fé transparece na natureza humana de uma pessoa. Uma vez que a Soka Gakkai é a religião da revolução humana, a condição maior de um líder é justamente o brilho do seu caráter, em que as pessoas ao redor digam “Nós podemos ficar tranquilos só pelo fato de ele estar presente”.

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 634, 2017.
  2. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin], v. II, p. 432. Tóquio: Soka Gakkai: 2006.

Ilustrações: Kenichiro Uchida

O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO