Seja criativo

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 25/07/2020 17:00

INCENTIVO DE LÍDER

A todos os companheiros que, de alguma forma, estão sendo afetados pela atual pandemia, sinceros votos de esperança e de coragem. Cada um de nós vive seu próprio drama em meio aos desafios de continuar avançando dia após dia. Felizmente, temos a imensa boa sorte de praticar este budismo, que nos enche de energia e nos fortalece quanto mais o praticamos.

Acredito que o buda Nichiren Daishonin foi um grande exemplo de superação e de determinação quando enfrentou e venceu as perseguições e os exílios. Aliás, podemos fazer uma analogia dessa fase de isolamento social com os exílios a que Daishonin foi submetido, e com muito menos conforto que nós. Ele encontrava nos incentivos aos seus discípulos a motivação para não sucumbir.

A tecnologia da época usada por ele era simplesmente papel e tinta. Sem desanimar e sem deixar ninguém para trás, continuou incentivando cada um dos seus seguidores.

No escrito Carta de Sado, lemos:

Não há papel suficiente aqui na província de Sado e levaria muito tempo para eu escrever para cada um. Além do mais, se uma única pessoa ficar sem receber uma mensagem minha, isso poderá causar ressentimentos. Por essa razão, meu desejo é que as pessoas que possuem espírito de procura se reúnam para lerem juntas esta carta de encorajamento. (CEND, v. I, p. 323)

 

Da mesma forma, penso que devemos usar toda a criatividade para incentivar os membros, pois, ao fazermos isso, na verdade, nós é que saímos fortalecidos, sentindo empatia e criando ainda mais convicção. Ikeda sensei também escreve incentivos diariamente, sem poupar sua própria saúde, simplesmente pelo sincero desejo de que cada discípulo seja vitorioso no drama de sua vida.

No livro 5 Diretrizes Eternas da Soka Gakkai consta a seguinte passagem: “Toda sensei costumava dizer: ‘O que distingue a verdadeira grandeza na vida? Um seria levar a cabo os sonhos e as convicções da juventude. Outro é conservar a paixão juvenil por toda a vida’” (p. 97).

Preciosos amigos, nossa vida é um tesouro inestimável, porém, precisamos dar um propósito a ela para que não seja em vão. A questão não é quanto tempo viveremos, mas com que intensidade aproveitamos cada minuto cumprindo nossa missão, pois a felicidade está nessa jornada de “adotar voluntariamente o carma apropriado” (ganken ogo), transformando carma em missão

No livro Pilares de Ouro Soka, consta: “A poetisa inglesa Anne Bronte (1820–1849) escreveu “Enquanto a fé estiver comigo, sou abençoada; ela transforma minha noite mais escura em dia” (p. 145). Estamos vivendo com fé na suprema Lei Mística e o magnífico Budismo do Sol, que permite vencer todos os obstáculos e dificuldades e triunfar sobre tudo que o destino trouxer.

Nunca se esqueçam de que este budismo nos coloca na órbita da mais verdadeira, poderosa e profunda vitória na vida como seres humanos. Vamos, juntos com Ikeda sensei e nossa amada BSGI, construir uma vida significativa, sem arrependimentos, valorizando tudo o que já conquistamos, e olhando sempre para a frente, pois ainda temos muito a fazer. E que tal começarmos agora?

 

Adolfo Kenji Ito

Vice-coordenador da Divisão Sênior de coordenadoria