Seja grato

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 18/07/2020 08:00

INCENTIVO DO LIDER

O segundo presidente Josei Toda, convicto da missão da Soka Gakkai, disse: “A Gakkai é mais importante que a minha própria vida”.

A percepção de Toda sensei era clara: a contribuição da organização para a sociedade é desenvolver pessoas valorosas, capazes de garantir a felicidade da sociedade. O foco da Soka Gakkai é o humanismo. Com foco na tolerância, no respeito à vida, na aceitação das diferenças e, sobretudo, na felicidade de todas as pessoas, o presidente Ikeda, como exemplo, vem se dedicando incansavelmente desde o primeiro encontro com seu mestre.

Neste cenário atual que estamos vivendo, um momento de grandes provações, é fundamental entendermos nosso papel como membros da Soka Gakkai e discípulos de Ikeda sensei. E, com alto grau de comprometimento, conscientizarmo-nos de que proteger os companheiros é proteger a organização.

Certa ocasião, um veterano enfatizou para mim que o comprometimento nasce com a gratidão. Na Gakkai, temos a oportunidade de nos aprimorar diariamente, criar condições para realizar nossa revolução humana e transformar as nossas circunstâncias. Quanta boa sorte temos!

Nos escritos de Nichiren Daishonin consta que até os animais demonstram o espírito de gratidão.

A velha raposa jamais se esquece da colina onde nasceu. A tartaruga branca retribui ao ato de bondade de Mao Bao. Se mesmo criaturas inferiores têm essa consciência, os humanos deveriam ter muito mais! (…) Então, o que podemos dizer das pessoas que estão se devotando ao budismo? Com certeza, elas não devem se esquecer das dívidas de gratidão. (…) No entanto, se uma pessoa tem a intenção de saldar essas grandes dívidas de gratidão, ela somente conseguirá fazer isso se compreender profundamente o budismo e, assim, tornar-se uma pessoa de sabedoria. (CEND, v. I, p. 722)

Criar pessoas que tenham esse espírito de gratidão é a grande missão na época atual, pois somente assim garantiremos o kosen-rufu do nosso Brasil.

Ikeda sensei ressalta que “Saldar as dívidas de gratidão é próprio de uma vida sábia, capaz de vencer a escuridão ou a ignorância mais profunda. Por isso, a vida dos praticantes budistas genuínos sempre resplandece com a luz interior do reconhecimento e da gratidão” (Brasil Seikyo, ed. 2.021, 30 jan. 2020, p. A1).

Quando protegemos a Gakkai, estamos também cuidando da sociedade e isso nos torna mais humanos, pois iluminamos todos com a brilhante luz da coragem e da esperança.

Temos a chance única de fazer parte deste grandioso movimento pelo kosen-rufu. Então, na mais perfeita união, vamos com gratidão atuar como defensores dos ideais humanísticos Soka.

Um grande abraço! Fiquem em casa e protejam o seu bem mais precioso, a vida!

 

Joana D’arc Suzuki

Coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria