ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/07/2021 09:30
INCENTIVO DO LÍDER
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O rapper, escritor e poeta Emicida, em parceria com Majur e Pabllo Vittar, nos presenteou com a música AmarElo, carregada de forte mensagem sobre sonhos, liberdade e amor em tempos difíceis. Ao ouvi-la pela primeira vez, fiquei impactada com o trecho: “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes. Elas são coadjuvantes, não, melhor, figurantes. Que nem devia estar aqui!”.
Precisava decompor as diversas camadas de interpretação que possuem essa mensagem. Em uma entrevista para anunciar o lançamento da música, Emicida comentou:
Não tem como você lutar por liberdade pela metade! A partir do momento que você mergulha numa reflexão sobre gênero, classe, raça, tem duas maneiras de conduzir isso: uma é a hipócrita, que pensa só em você. É egoísta. A outra é: se a gente quer isso pra nós, a gente quer isso pra todo mundo. E todo mundo precisa ser todo mundo. E não todo mundo parecido comigo.1
Pronto! Tudo começou a fazer sentido! Ser protagonista da minha história, sem sucumbir à dura realidade e às circunstâncias. Ao mesmo tempo em que, por meio do movimento pelo kosen-rufu, atuo para construir uma sociedade que respeita, acolhe e celebra as diversidades e o direito de sermos livres. Além da poesia da canção, isso se conecta diretamente com a filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin.
Num diálogo com o Dr. Arnold J. Toynbee, o presidente Ikeda disse que “No âmbito da sociedade também acontecem trágicas calamidades, miséria, violência, divisões, confrontos e conflitos”.2 Então, o Dr. Toynbee questionou o presidente Ikeda:
— Nessas situações, o ser humano deve simplesmente se resignar, atribuindo-as ao destino? Ou é possível mudar o destino?
O Mestre respondeu:
— Causa e efeito estão se movendo a cada instante. O princípio filosófico da revolução humana possibilita extrair sempre, ao máximo, a poderosa energia vital para transformar seu próprio destino e para mudar a sociedade.
O exercício da revolução humana, promovido pela SGI, é o movimento fundamental para criação dessa sociedade, que respeita a diferença e potencializa as individualidades. Tal prática é a verdadeira esperança da humanidade.
No Brasil Seikyo consta:
Filosofia sem ação é ineficaz para a transformação do mundo. Ação sem uma profunda filosofia é arriscada porque gera fanatismo. Na SGI, aplicamos no cotidiano a profunda filosofia milenar do budismo e dos Três Mestres Soka. Aprendemos que estado de buda é alcançado em meio à luta pela transformação social e pessoal. Não existem budas egoístas que se vangloriam da sabedoria e não se envolvem com o povo.3
Como praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, temos a oportunidade de pertencer a uma organização que prioriza o ser humano na forma mais elevada. Com os incentivos do Mestre e o mesmo objetivo de elevar a filosofia da dignidade humana, vamos caminhar juntos, cada vez mais, sem deixar ninguém para trás.
Forte abraço a todos e continuem se cuidando!
Erica de Almeida Fernandes
Coordenadora da Divisão dos Estudantes de coordenadoria
Notas:
- BRASIL, Le Monde Deplomatique. Pabllo Vittar, Emicida e Majur: Juntxs para Não Morrer Mais. YouTube, 22 jul. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TlldG9XT63A&t=14s
- Brasil Seikyo, ed. 2.419, 12 maio 2018.
- Brasil Seikyo, ed. 2.172, 23 mar. 2013.