ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 29/04/2021 08:00
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Grande Montanha”, volume 30
PARTE 17
Josei Toda havia deixado seu testamento: “Protejam o terceiro presidente. Protejam-no impreterivelmente por toda a vida! Se assim fizerem, o kosen-rufu será concretizado sem falta”. Eis o segredo da união capaz de abrir o caminho da vitória infalível e de contínuas vitórias.
Reprodução/Foto-RN176 De baixo para cima desenho dos Três Mestres: Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI, Josei Toda Mestre o Educador e Pacifista e o Segundo Presidente da Soka Gakkai e seu Mestre Tsunessaburo Makiguti Educador Pedagogista e Criador da Teoria Pedagógica em “Teoria da Criação de Valor”, Mestre e o Pioneiro e Fundador da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Shin’ichi Yamamoto não tinha o mínimo desejo de querer ser protegido. No entanto, sentiu o coração estremecer pelo fato de todos estarem se esquecendo do espírito que o falecido mestre havia deixado em palavras para o bem do kosen-rufu.
Antevendo os rumos da Soka Gakkai, e suplicando em seu coração, ele disse aos membros da liderança central:
— Eu sou um leão! Não temo a nada. Tornem-se leões vocês também! Se não for assim, tenho pena dos membros. Trilhem até o fim o grande caminho de mestre e discípulo Soka, com ardente sentimento de luta e de coragem. Se essa determinação for forte e inabalável, a Soka Gakkai não estremecerá diante de qualquer situação! Lembrem-se, Toda sensei está observando!
Ele se levantou e saiu da sala.
Do lado de fora da janela, flores de cerejeiras bailavam esvoaçantes.
Observando-as, Shin’ichi lembrou-se da grande luta de mestre e discípulo de Tsunesaburo Makiguchi e de Josei Toda.
Em junho de 1943, atemorizado pela opressão do governo militarista que avançava na guerra fazendo do xintoísmo o pilar espiritual da nação, o clero da Nichiren Shoshu começou a sugerir: “Que tal a Soka Gakkai também aceitar temporariamente o talismã xintoísta?”.
Makiguchi sensei rejeitou a proposta, e se levantou para admoestar o Estado, com o espírito consciente de que seria alvo de grandes perseguições. Nesse instante, seu discípulo Josei Toda também firmou a decisão abnegada de propagar a Lei ao custo da própria vida. Toda sensei, que foi preso junto com Makiguchi sensei, continuou a orar em sua cela solitária: “Que todos os crimes recaiam sobre mim, e que o mestre possa ser libertado quanto antes!”.
Enquanto o clero estava prestes a se afundar na correnteza turva da heresia, essa união de espírito de mestre e discípulo protegeu até o fim o ensinamento correto e a doutrina verdadeira de Nichiren Daishonin. Tsunesaburo Makiguchi faleceu na prisão como mártir, mas Josei Toda, que foi libertado com vida, sucedeu o intento do mestre, reconstruiu a Soka Gakkai e abriu o caminho da perene propagação do Budismo Nichiren.
Os mestres Soka são os líderes dos bodisatvas da terra que surgiram na era atual para cumprir o juramento seigan pelo kosen-rufu e o eixo principal do avanço. Quando a determinação do discípulo se engaja perfeitamente nesse ponto, a engrenagem começa a girar plenamente. Por isso mesmo, a união de mestre e discípulo é a linha vital da Soka Gakkai.
PARTE 18
Shin’ichi Yamamoto relembrou o incidente ocorrido em abril de 1952, por ocasião da grande cerimônia comemorativa dos setencentos anos de fundação do Budismo de Nichiren Daishonin.
Os jovens da Soka Gakkai descobriram no templo principal a presença de Jiko Kasahara, clérigo que deveria ter sido retirado do quadro de sacerdotes da Nichiren Shoshu.
Kasahara era mau sacerdote que, aproveitando-se da situação durante a Segunda Guerra Mundial, pregou a doutrina herética de “divindades xintoístas verdadeiras e Buda transitório” como forma de autopreservação, pisoteando o ensinamento correto e a doutrina verdadeira de Nichiren Daishonin. As ações de Kasahara criaram a oportunidade para desencadear a opressão do governo militarista e, portanto, foram a causa remota da morte de Tsunesaburo Makiguchi na prisão.
Os jovens levaram Kasahara perante o túmulo de Makiguchi e pressionaram-no a reconhecer o erro da doutrina herética de “divindades xintoístas verdadeiras e Buda transitório”, gerando grande tumulto. O clero já havia, secretamente, restituído a posição sacerdotal a Kasahara, ignorando completamente o fato de ele ter proferido uma doutrina fundamentalmente herética em relação ao ensinamento correto.
O clero da Nichiren Shoshu realizou uma assembleia clerical em que, sob a alegação de que Josei Toda havia agredido Kasahara com violência, ocasionando preocupações ao sumo prelado e insegurança à fé dos adeptos participantes das peregrinações, definiu o acontecimento como “um escândalo sem precedentes desde a fundação do templo principal”. E decidiram punir Toda sensei exigindo dele uma carta de desculpas, a destituição do posto de grande representante dos adeptos da Nichiren Shoshu e a proibição de sua peregrinação ao templo principal.
A assembleia clerical apoiou um mau sacerdote que defendeu a doutrina herética de “divindades xintoístas verdadeiras e Buda transitório” violando os ensinamentos de Nichiren Daishonin, e aplicou rigorosa punição a Josei Toda, que corrigia esse mal.
“Exigimos que a resolução da assembleia clerical seja revogada!”; “Protejam absolutamente Toda sensei!” — a começar por Shin’ichi, os discípulos se levantaram firmes e resolutos. Encontraram-se pessoalmente com cada um dos membros da assembleia clerical, transmitiram em detalhes a sequência e a verdade dos fatos do incidente de Kasahara, afirmaram a incoerência da resolução e pediram sua anulação.
Shin’ichi seguiu dialogando com a máxima cortesia, mas dentro do seu coração ardia a chama da ira: “A assembleia clerical pretende punir unicamente a pessoa de Toda sensei, penalizando-o com a destituição do posto de grande representante dos adeptos e a proibição de realizar a peregrinação ao templo principal. Isso é um ardil para separar sensei, o presidente, dos membros. Sem Toda sensei, afinal, quem promoverá o kosen-rufu? Aconteça o que acontecer, nós o protegeremos. Não permitiremos que punam o mestre que vem mantendo a justiça e não tem culpa alguma!”.
Esse era o brado do coração de Shin’ichi, e a decisão da liderança central da Soka Gakkai e dos líderes da Divisão dos Jovens da época. A maldade que visa destruir o kosen-rufu sempre trama a separação do mestre do discípulo.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.