ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 05/12/2020 02:00
ENCONTRO COM O MESTRE
“A lealdade e a sinceridade são algumas das mais importantes qualidades que os seres humanos podem ter.” No Encontro com o Mestre desta edição, o Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), ressalta a importância dessas nobres qualidades e explica como coragem, empenho e autenticidade são essenciais na vida dos líderes da organização.
- DAISAKU IKEDA
Meu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, sempre dizia aos líderes centrais da nossa organização: “Vocês são os líderes centrais da principal fortaleza do kosen-rufu. Não existe missão maior nem mais nobre que a sua”. Por favor, vivam com grande orgulho, responsabilidade e propósito.
Reprodução/Foto-RN176 No centro Dr. Daisaku Ikeda, ele é filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Ele também dizia firmemente: “Sejam fortes! Lutem e vençam! Sejam um exemplo que inspire todos a avançar para a vitória!”.
Toda sensei sempre advertia rigorosamente qualquer líder que fosse negligente ou preguiçoso no cumprimento de suas responsabilidades. Sabendo quanto os membros estavam se dedicando arduamente para vencer os desafios da vida enquanto se empenhavam com sinceridade em prol do kosen-rufu, ele ficava injuriado ao ver os responsáveis deixando de assumir a liderança nas atividades.
Ele sabia que a Soka Gakkai acabaria totalmente se seus líderes se tornassem arrogantes e interesseiros, evitando qualquer tipo de esforço. Isso o deixava profundamente preocupado, o que fazia com que orientasse os responsáveis centrais de forma rigorosa.
Espero que todos vocês, como líderes do nosso movimento, estejam profundamente cientes de sua missão e responsabilidades. Renovando sua determinação, espero também que assumam com força e coragem a liderança do kosen-rufu e que façam o máximo para servir aos membros.
As qualidades vitais para liderar
Nós estamos engajados numa batalha pela paz e pela felicidade enquanto nos empenhamos para vencer nosso carma, encorajar nossos amigos que estão enfrentando dificuldades e construir uma sociedade segura e cheia de esperança. Quais são as qualidades necessárias aos líderes para assegurar a vitória em qualquer desafio? Essas qualidades são a responsabili dade, a perseverança e a tolerância, que buscam a promoção do diálogo e da compreensão. A chave é avançar com inabalável determinação de vencer. O budismo, a vida, a sociedade — tudo é uma batalha que deve ser vencida. Essa é a questão.
Mas ainda há aqueles que estão sempre dando desculpas e só ficam fazendo críticas e reclamações, comparando-se aos outros e tentando aparentar ser uma pessoa de bem. Esses indivíduos já perderam a batalha antes mesmo de começá-la.
As funções malignas também são conhecidas como “ladrões de vida”, pois corroem nosso espírito até que fique desprovido de toda a força. A única maneira de transformar o carma da humanidade é propagar amplamente a filosofia e os ideais do Budismo de Nichiren Daishonin. É por essa razão que o sucesso do nosso movimento tem tanta importância.
No escrito Abertura dos Olhos, Nichiren Daishonin declara com firmeza: “Eu serei o pilar do Japão. Serei os olhos do Japão. Eu serei a grande nau do Japão. Este é o meu juramento, e jamais renunciarei a ele!”.1 De fato, esse é o juramento de um buda — o “vitorioso” que venceu legiões de forças malignas. Não existe buda derrotado. O propósito do budismo é nos capacitar a vencer.
Onde devemos então conquistar a vitória? Exatamente aqui onde estamos agora, e não em algum outro tempo ou local. O importante é nos empenhar com toda a força no palco de nossa missão, justamente agora, para que tenhamos a satisfação da vitória — aquela em que podemos dizer que fizemos o máximo para promover o kosen-rufu e não temos nenhum arrependimento disso. Precisamos alcançar, primeiro, uma vitória memorável e, depois, seguir para o próximo desafio e conquistar outro. Esse é o caminho correto para atingir o estado de buda nesta existência.
Nada é desperdiçado nas atividades da Soka Gakkai. Trabalhar para tornar a comunidade onde vivemos um local melhor; aumentar o círculo de amigos com quem podemos compartilhar as dores e alegrias da vida; abrir o melhor caminho para nossa vida; estabelecer um ritmo de vida pleno e de criação de valor — tudo isso está ligado diretamente ao kosen-rufu.
Espero que vocês triunfem em todas as áreas da vida. Vencer em sua comunidade, em sua atual situação, no local em que cumprem sua missão é o mesmo que triunfar sobre as próprias fraquezas.
Nada é mais repreensível que menosprezar, trair e causar sofrimento aos admiráveis homens e mulheres que estão dando tudo de si pelo kosen-rufu. Não devemos permitir tamanha arrogância vil. Quando observar esse tipo de coisa, não devemos permanecer em silêncio, mas combater de frente, denunciar furiosamente e acabar definitivamente com isso. A voz da coragem consegue esmagar a injustiça.
Construindo uma fortaleza da verdade e da justiça em nossa comunidade, faremos com que a luz da esperança e da felicidade brilhe com todo o esplendor.
A fé promove a saúde e a longevidade
Não existe aposentadoria no mundo da fé. Vários escritos budistas ensinam que os seres humanos podem viver até os 120 anos. Espero que tenham uma existência longa e vibrante enquanto se empenham continuamente para propagar o kosen-rufu. É importante viver de forma sábia. Por exemplo, fazer muito exercício físico. Caminhem sempre que puderem. Descansem e durmam o suficiente. Tomem cuidado para não ficar esgotados.
A fé é a base de tudo. Espero que orem ao Gohonzon todos os dias por sua saúde, com o espírito de que viverão mais de 100 anos. Quanto mais viverem, mais amigos poderão ajudar, mais benefícios acumularão e mais contribuições poderão realizar em prol do kosen-rufu. Desejo que todos vocês, junto com os companheiros do mundo inteiro, conduzam sua vida para que tenha um encerramento pleno e magnífico.
A sinceridade vence no final
O grande escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832) escreveu: “Somente a fé e a fidelidade tornam os homens dignos de estima”.2 Esse sentimento está de acordo com a sabedoria do budismo. A lealdade e a sinceridade são algumas das mais importantes qualidades que os seres humanos podem ter. As pessoas arrogantes e orgulhosas acabam sozinhas e perdem a confiança dos outros. Não são páreo para as pessoas sinceras. As pessoas leais e sinceras sempre vencem no final.
Também é importante nunca abandonarem suas convicções, independentemente das dificuldades que enfrentarem. Se forem fiéis às suas convicções, sua vida brilhará de integridade.
Espero que, como líderes de profunda missão, todos se levantem com a determinação de assumir total responsabilidade pelo kosen-rufu. A Soka Gakkai conseguiu avançar de vitória em vitória, sem se abalar por nenhuma tempestade, graças aos esforços dos nossos preciosos membros. Nunca se esqueçam de manifestar sincera consideração e respeito a essas pessoas.
Notas:
- CEND, v. I, p. 293.
- GOETHE, Johann Wolfgang von. Conversations of German Refugees [Diálogos com Refugiados Alemães]. In: Goethe: The Collected Works [Goethe: Obras Completas]. Tradução: Jan van Heurck em cooperação com Jane K. Brown. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, v. X, p. 60, 1995.
Fonte:
Conteúdo composto por trechos do discurso do Dr. Daisaku Ikeda, proferido na Conferência Nacional de Representantes, realizada no Centro Cultural Soka, em Shinanomachi, Tóquio, no dia 25 de março de 2005. O texto integral foi publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 1.808, 20 ago. 2005.