Sem se distrair

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  29/01/2022 10:00 07:20

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Neste momento em que os periódicos da Editora Brasil Seikyo estão sendo publicados apenas digitalmen­te, é bem provável que você esteja agora com o celular na mão ou em frente ao computador. Com este mundo da internet e dos aplicativos, esses dispositivos são janelas para muitas informações.

Por outro lado, sabemos que essas mesmas janelas não param de vibrar, acender luzes, emitir sons, mensagens e estímulos, fazendo com que sua atenção fique dispersa entre tantas coisas. E em quantas delas conseguimos nos concentrar ao mesmo tempo?

Segundo pesquisa científica,1 quando parece que estamos fazendo duas tarefas simultaneamente é porque uma delas é automática, tal como conversar enquanto caminha. Se duas tarefas exigem esforço cognitivo, então seu cérebro fica pulando de uma para a outra em poucos segundos. Isso significa que não tem como ouvir uma história de quem está à sua frente, enquanto escreve uma mensagem no WhatsApp, e garantir que ambas recebam 100% de sua atenção a todo instante.

Em seu recente discurso na 6a Reunião de Líderes , que consta na íntegra neste Brasil Seikyo, o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, diz que “Em todos os seus diálogos, Ikeda sensei sempre dedica sua inteira atenção à pessoa diante de si para criar verdadeiros laços de amizade”.

No Encontro com o Mestre desta edição, o presidente Ikeda conta a história de uma senhora que, em meio aos desafios pessoais, se empenha para se encontrar com as pessoas a fim de ouvir seus sofrimentos e então incentivar uma a uma. Ikeda sensei nos solicita:

Prezem a pessoa que está à sua frente neste exato momento e, com toda a sinceridade, façam o que pode ser feito agora. (…) Kosen-rufu não é fazer algo grandioso. Significa realizarmos, uma por uma, todas as pequenas coisas diante de nós, de forma persistente e consistente. Ter empatia pelo sofrimento da pessoa à sua frente e incentivá-la a enfrentar com sinceridade e entusiasmo tudo neste momento — são ações a ser realizadas por qualquer pessoa, de imediato.

Com certeza, foi com o espírito de prezar cada pessoa que nosso mestre realizou a propagação do budismo no Distrito Kamata, há setenta anos. Leia matéria especial.

Aproveitando que está com essa janela aberta, nós o convidamos a ficar concentrado e a entrar nas próximas páginas repletas de incentivos.

Ótima leitura!

Nota:

  1. Smartphone, Uma Arma de Distração em Massa. El País Brasil, 25 jun. 2017. Tecnologia. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/23/tecnologia/1498217993_075316.html. Acesso em: 28 jan. 2022.