Sem temer as ondas bravias

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/02/2023 11:00                                                                        LIVROS DA REDAÇÃO

A saga de Revolução Humana chega ao quarto volume, livro que os assinantes do CILE recebem com exclusividade em março.

 

Reprodução/Foto-RN176 Continua­ção do Romance Revolução Humana, em português, iniciativa da Editora Brasil Seikyo (EBS). A obra, de autoria do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda. Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI

O mês de março traz a continua­ção do romance Revolução Humana, em português, iniciativa da Editora Brasil Seikyo (EBS). A obra, de autoria do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, que começou a ser escrita em 2 de dezembro de 1964, transmite o espírito e as realizações do seu mestre, Josei Toda, durante a reconstrução da organização no Japão do perío­do pós-Segunda Guerra Mundial.

Desta vez, o leitor acompanha o quarto volume do romance. Ao final da saga no volume 3, o jovem Shin’ichi Yamamoto (pseudônimo de Daisaku Ikeda na obra) havia começado a trabalhar na Nihon Shogakkan, empresa de Josei Toda, em 3 de janeiro de 1949, um dia após completar 21 anos.

Foi o início de um período marcante e conturbado pelas campanhas eleitorais para o Parlamento japonês. A sociedade japonesa continuava em caos, com inflação altíssima, greves e a imposição de regras econômicas feitas pelo Quartel-General das Forças Aliadas que só pioraram a situação. O Japão era um país ocupado, nas várias acepções que a palavra carrega.

O volume 4 da Revolução Humana inicia com a busca de Josei Toda para colocar em palavras o que acreditava ser sua “filosofia de vida”. Compreensão alcançada cinco anos antes, enquanto esteve preso por manter suas convicções religiosas no Centro de Detenção de Tóquio, orando e lendo várias vezes o Sutra do Lótus.

O desafio de Josei Toda agora era expor, de forma acessível a todos, essa compreensão. O texto sobre qual ele se debruçava era aguardado pelos responsáveis pela primeira edição da revista Daibyakurenge (Grande Lótus-Branco), que se tornaria uma das publicações mais importantes para o renascimento e o fortalecimento teórico-doutrinal da Soka Gakkai. Além do ensaio, Josei Toda escreveria também o editorial.

Na época, o Japão vivia uma verdadeira derrocada nos campos político e social. O plano das forças de ocupação de criar um Japão democrático e pacífico, com a extinção do regime militarista, começava a arrefecer. As disputas e os conflitos internacionais entre as duas grandes potências, Estados Unidos e União Soviética, e a delimitação de suas respectivas áreas de influência detonaram o que passou a ser conhecida na história como Guerra Fria. Essa situação de fundo, tanto do Japão como da Ásia e da Europa, está descrita habilmente na obra com muitos detalhes, revelando um narrador que se preocupa em colocar os fatos de uma perspectiva histórica.

No romance, esse período revela os bastidores da união e da luta grandiosa de mestre e discípulo na tentativa de contribuir para a manutenção do espírito fundamental da editora e para o desdobramento de projetos, como a criação de uma cooperativa de crédito. No entanto, as dificuldades não cessavam. A economia japonesa estava estagnada e o dinheiro não circulava. Inevitavelmente, a cooperativa também começou a derrapar e os credores passaram a bater à porta, dia após dia. Se isso não bastasse, insultos, mal-entendidos e calúnias surgiam como nuvens.

O que mais preocupava e afligia Josei Toda era o fato de alguns membros se afastarem da prática da fé pela falta de compreensão e por criar dúvidas. Outros se aproveitavam do momento para incitar os membros contra a Soka Gakkai, misturando o público com o privado e, com isso, tirar proveito da organização.

A existência de Josei Toda e as dificuldades que se levantaram naquele momento foram decisivas para a formação do jovem discípulo Shin’ichi Yamamoto. Por outro lado, sua presença e lealdade evitaram que Josei Toda se encontrasse sozinho em plena batalha. Pode-se afirmar com segurança que a relação diamantina de mestre e discípulo cultivada por Josei Toda e Shin’ichi Yamamoto nessa ocasião foi “a causa fundamental do desenvolvimento posterior da Soka Gakkai”.

Nesse romance, além de se inspirar e de se emocionar, o leitor encontrará a verdadeira história do espírito da Soka Gakkai, marcada pela convicção e pela força invencível dos que não se permitiram ser derrotados pelas circunstâncias. O autor da obra, aos 95 anos, é exemplo real dessa conduta.
Veja aqui os kits de março para cada plano do CILE

PLANO DIAMANTE

1 livro lançamento

1 card colecionável

1 resenha sobre o livro do mês

1 brinde especial

1 marcador de páginas

PLANO ESMERALDA

1 livro lançamento

1 card colecionável

1 resenha sobre o livro do mês

1 marcador de páginas

PLANO OURO

1 livro lançamento

1 marcador de páginas

Você já conhece o CILE?

O Clube de Incentivo à Leitura (CILE), da Editora Brasil Seikyo, brinda os leitores todos os meses com lançamentos de obras do Dr. Daisaku Ikeda e de vários autores que compartilham da filosofia do humanismo Soka. Agora com a novidade de receberem as obras inéditas também nos planos Ouro e Esmeralda! Para o mês de março, o lançamento é Revolução Humana, volume 4! Garanta o seu! Assine até 28/02/2023 e receba o kit em sua casa!

E as boas novas não param por aí!

Agora, chegou o CILE Digital, para você ler direto no celular ou do computador. Uma inovação que vai surpreender o mundo da leitura. Confira os planos de assinatura no portal.

Foto: BS